Este artigo tem o objetivo de analisar elementos de organização da iniciativa Contrate Quem Luta, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), enquanto experiência de tecnologia e trabalho em contexto de economia digital solidária. A partir de entrevistas com trabalhadores do projeto, reflete-se sobre a organização do trabalho e a perspectiva da economia digital solidária; a práxis do movimento social; e a organização da política de base. O MTST se organiza a partir do território, que precede a construção de tecnologias, e da práxis, articulada à construção de conceitos como o de soberania digital popular. Diante disso, pode-se argumentar que o Contrate Quem Luta tem a vantagem do estofo institucional do movimento social para se estabelecer, o que possibilita um fortalecimento da luta e da organização. Os trabalhadores não são apenas prestadores de serviço, eles auxiliam, também, na circulação das palavras e das lutas dos sem-teto.
As agroindústrias processadoras de suínos e aves, originadas modestamente a partir de pequenos capitais locais, transformaram Santa Catarina em um dos maiores polos produtores de carne do mundo. Na suinocultura o estado “barriga-verde” respondeu, em 2001, por 665 mil toneladas produzidas e 210 mil exportadas (80% das exportações brasileiras). Na avicultura, o estado abateu em 2001 cerca de 642,9 milhões de aves (2º colocado no ranking nacional) e liderou as exportações com 479,4 mil toneladas, ou seja, 38,4% do total de frango exportado pelo Brasil (ICEPA, 2002). Esse dinamismo foi resultado de estratégias operacionais que combinavam flexibilização nas relações de trabalho, mobilidade social (referente aos movimentos de indivíduos de uma camada para outra na hierarquia social, implicando em mudança de ocupação e status), rotas de investimentos, reconversão produtiva, integração vertical, etc.
Partindo das fotografias de refugiados, contidas nos folhetos da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, buscamos verificar se as imagens possibilitam uma experiência de crise que possa testemunhar sobre o passado imerso no trauma dos refugiados no Brasil. Analisamos o conteúdo e a forma das fotografias, destacando os retratos dos refugiados de diferentes idades, ambos os sexos e diversas regiões do mundo, bem como os cenários do refúgio. Descobrimos que as imagens seguem o princípio estético da estilização e não impedem que o horror se repita.
A presente dissertação consiste em uma etnografia do movimento político Raiz Movimento Cidadanista, com o foco em sua atuação na cidade de São Paulo. Essa associação surgiu em resposta a uma dupla percepção dos seus integrantes: a primeira é a de que o desenvolvimento do capitalismo levou a um cenário de crise (ambiental, econômica e social) de proporções catastróficas, que tem se revelado uma ameaça à própria existência da humanidade e de inúmeras outras formas de vida; a segunda é a de que as instituições políticas que marcaram o século passado não têm sido capazes de responderem a este cenário e às insatisfações dos povos e que é, portanto, preciso transformá-las. O foco desta pesquisa centrou-se no modo como os sujeitos investigados criavam formas de fazer política a partir do universo sociossimbólico que habitavam e de modelos de vida e resistência nos quais se inspiravam. A análise desse processo implicou indagar como os agentes entendiam a política e a democracia e quais eram as estratégias, os significados e os conflitos existentes na construção desse movimento político. Um aspecto que sobressaiu no exame das práticas da Raiz e que as aproximou dos levantes que surgiram no início desta década, foi o papel das tecnologias digitais na ampliação e conformação das ações de mobilização e participação social. No decurso da pesquisa, o digital passou a ocupar um lugar proeminente na compreensão dessas formas de existência política, na medida em que, visto, a priori, como mero mediador neutro da práxis política, comecei a entendê-lo como uma agência que se conecta e compõe com os sujeitos transformando decisivamente a configuração de suas práticas. Por último, este relato etnográfico é, em vários momentos, permeado por reflexões acerca das condições de realização da pesquisa antropológica e sobre o modo como relacionamento entre pesquisador e sujeitos pesquisados incide nos caminhos e resultados analíticos.
Esta pesquisa busca investigar os mecanismos utilizados por militantes LGBTs da cidade de São Paulo para se engajarem em diferentes estratégias políticas de atuação. A partir de uma investigação em espaços de interação on-line e off-line, busco compreender a conformação destes modos de atuação política a partir de dois processos: por um lado, a influência das dinâmicas de negociação com gestores públicos e representantes do estado e, por outro, a proliferação de uma atuação concentrada nas mídias sociais e na internet. A partir do resgate de eventos e situações que remontam a um histórico do movimento LGBT, demonstro como estes modos de engajamento políticos concentrados nos mecanismos de negociação e na atuação em redes sociais estão atravessados por especificidades geracionais e ideológicas das carreiras ativistas de diferentes lideranças a que tive acesso. Ao explorar os manejos de diferentes ferramentas e modos de atuação de representantes da sociedade civil organizada no conselho municipal LGBT de São Paulo e de ciber-ativistas no facebook, passo a identificar uma cena de militantes LBGTs no conselho e uma cena de ciberativistas no facebook, com especificidades e modos de atuação próprios, mas que se aproximam - ou, em alguns casos, se confundem - quanto à natureza da reivindicação de suas demandas políticas. No capítulo i, contextualizo estas cenas por meio de um breve histórico do movimento LGBT brasileiro. Nesta parte, tenho por objetivo destacar as dinâmicas que favorecem o contexto para uma institucionalização crescente de suas demandas, bem como os desdobramentos da consolidação de planos, conselhos, conferências e da migração de militantes para as gestões públicas. No capítulo II, exploro os mecanismos de atuação política de militantes e grupos LGBT enquanto sociedade civil organizada por meio da participação na gestão do conselho municipal de políticas LGBTs em São Paulo. Chamo a atenção para a forte dependência da cena dos conselhos com as redes sociais, aproximando-a, embora não se confunda, da cena do facebook. No capítulo III, analiso as estratégias de engajamento de ciberativistas por meio do acompanhamento de seus perfis pessoais e de suas interações no facebook e de uma campanha política à vereança. Demonstro como a diversificação da atuação política nas redes favorece parcerias com agentes do mercado e das gestões públicas.
Esta pesquisa qualitativa, de observação participante, busca compreender através da antropologia os desdobramentos na subjetividade de mulheres da elite paulistana, de trinta a quarenta anos, usuárias das redes sociais online. Observou-se as formas dos usos das redes sociais online e os desdobramentos de tais usos no cotidiano. Para o recrutamento foi utilizada a metodologia bola de neve, que resultou na entrevista de nove mulheres. Foram realizados de dois a três encontros, dois individuais e um em grupo quando as entrevistas indicadas já se conheciam. No primeiro encontro foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada. No segundo encontro foi solicitada uma produção gráfica que explicasse os usos das redes sociais online (este instrumento viabilizou uma conversa mais focada). O terceiro encontro estabeleceu a técnica de grupo focal e pretendeu observar a interação das mulheres tendo como assunto central as redes sócias online. As entrevistas foram transcritas e foi utilizado como metodologia de coleta de dados a análise de conteúdo. Os registros em diário das cenas cotidianas também contribuíram para as interpretações. Os resultados levaram a compreender que uso das redes sociais online por um lado impacta negativamente a subjetividade das mulheres, pois através dos conteúdos consumidos elas absorvem e estruturam referências patriarcais opressoras da criatividade quanto aos papéis sociais desempenhados, as (re) estigmatizando como belas, maternas, trabalhadoras, felizes e esposas. Por outro lado, os usos recreativos no cotidiano quebram com as impiedosas listas de tarefas a cumprir, pois apesar do aporte financeiro estas mulheres são cobradas a desempenhar os papeis anteriormente citados, e navegar nas redes sociais online é uma ação que quebra este fluxo e contribuiu para uma maior equidade de gênero. Isto certamente seria mais funcional se não fosse o tipo de conteúdo que reforça ainda mais os estigmas na maneira delas se compreenderem no mundo
A pesquisa tem como objetivo compreender o processo histórico dos cinemas de rua na cidade de Marília, bem como sua formação, em âmbito municipal, entre os anos de 1927, quando surge o primeiro cinema, a 2000, com o fechamento definitivo do último cinema de rua, priorizando relatos orais de pessoas que estiveram envolvidas com esse processo, documentos oficiais de uma historiografia presente nos registros históricos, e jornais na cidade de Marília. o acesso e o trabalho entre relatos orais e historiografia dos vencedores possibilitaram compreender como o processo de desenvolvimento cultural ligado aos cinemas de rua alavancou a cidade de maneira pioneira com os festivais de cinema, a criação do prêmio curumim e funcionamento do cine clube, ativo desde 1952 e, ao mesmo tempo, deixou de ser valorizado, mergulhando em esquecimento. o estudo visou evidenciar a possibilidade de uma “sociologia das ausências” ao assumir a voz de acontecimentos não explorados e “feitos esquecidos” na conjuntura social da cidade de Marília por meio da memória. Diante desse cenário, pudemos problematizar a historiografia dada como oficial, o processo de fundação da cidade em conjunto com o cultivo do café, o poder e a história a partir dos olhos dos vencedores que ainda se faz presente em uma política elitista e patriarcal, tal como nos anos de sua fundação em 1930.
Um dos grandes desafios que se interpõem ao desenvolvimento dos grandes centros urbanos, nas megacidades do século XXI, diz respeito à capacidade de adaptação destas cidades aos enormes fluxos de pessoas, produtos e mercadorias que precisam circular de maneira fluida e eficiente diariamente. O cipoal de fatores que interferem na qualidade do deslocamento urbano perpassa políticas públicas de mobilidade, percepção de segurança, priorização de meios de transportes rápidos, leves, não motorizados e não-poluentes, ênfase no deslocamento coletivo em detrimento do individual, priorização de rotas de pessoas e mercadorias em plataformas multimodais que sejam planejadas previamente de forma a promover inteligência urbana, economicidade e, indispensavelmente, velocidade. O grande número de veículos automotores nas grandes metrópoles mundiais e, de forma específica, no Brasil e em São Paulo, impacta definitivamente a qualidade e eficiência da mobilidade urbana. Muitas soluções vêm sendo apresentadas como forma de suplantação deste desafio, tais como os aplicativos de mobilidade e compartilhamento de viagens sob demanda. O objetivo deste estudo foi verificar e discutir se, e em que medida, o advento do avanço tecnológico e o surgimento de aplicativos de deslocamento individual sob demanda impactaram as formas de mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Pesquisa qualitativa indireta caracterizada como revisão de literatura e análise de documentos. A partir da Pesquisa Origem Destino 2017, publicação decenal do Metropolitano de São Paulo, foram analisadas as transformações na morfologia do transporte em geral e, mais precisamente, no transporte individual motorizado. Os resultados encontrados demonstram um aumento (12,4%), entre 2007 e 2017, no uso do transporte individual motorizado em praticamente todas as sub-regiões, exceto o centro de São Paulo. Houve queda da taxa de uso de viagens motorizadas individuais pelo automóvel (2,2%), aumento do uso de motos (31%) e de deslocamentos com táxis sob demanda de (425%). Mudanças estruturais em condições sociais como renda, estabilidade financeira e profissional e precarização do trabalho, localidade de matrícula escolar além do aumento do custo fixo de manutenção do veículo próprio contribuíram para a explosão do uso de táxis sob demanda, mas que ainda não representam nem 2% da mobilidade urbana em São Paulo. No entanto, o ponto mais interessante a ser apresentado é que as formas de locomoção motorizada geral (66% - 67%) coletiva (55% - 54%) e individual (45% - 46%), não motorizada geral (34% - 33%) a pé (98% - 97%) e de bicicleta (2% - 3%) denunciam que não houve alteração significativa na morfologia da mobilidade urbana da cidade de São Paulo entre 2007 e 2017.
Esta dissertação tem como principal objetivo entender como os aplicativos de relacionamento influenciam as vivências amorosas e de sexualidade entre jovens heteroafetivos, na contemporaneidade. Por meio do Happn – um dos aplicativos mais utilizados pelos jovens brasileiros, pretendemos analisar como este mercado de apps está transformando as relações íntimas, sobretudo entre a população jovem adulta na cidade de São Paulo. Nos basearemos na óptica do discurso da sexualidade de Michel Foucault e dos pensadores contemporâneos que se empenham em entender os afetos, seja na forma da mudança de costumes, seja no amor como proposta de consumo social aos tempos atuais dos aplicativos, com a cibercultura. Fazem parte destas experiências os relatos pessoais de entrevistados que compõem a subjetividade dos indivíduos, e também discussões sobre questões de privacidade e compartilhamento de dados pessoais, que nos levam a refletir sobre uma nova significação social da segurança.
O tema da inserção das relações econômicas em relações sociais, em termos de redes sociais e guiado pelo conceito de embeddedness, abrange os estudos sobre a relação entre padrões estruturados de comportamento interpessoal e interorganizacional e o desempenho de ambientes industriais. Esses padrões, segundo o conceito de capital social, permitem compreender a sociabilidade como um suporte à habilidade para buscar benefícios através da associação em redes. O objeto da pesquisa é entender como processos locais de interação definem padrões de redes sociais nos níveis das pessoas e das empresas, internamente em cada nível e entre esses em conjunto, e consequentemente como esses processos impactam a formação de capital social correspondente às estruturas de rede emergentes desse processo. A hipótese principal de pesquisa é que a interdependência entre redes sociais em dois níveis, proveniente da inserção ou embeddedness entre esses, impacta na estruturação de padrões semelhantes de comportamento em cada um dos dois níveis. No caso em estudo, do Parque Tecnológico BH-TEC, foram pesquisadas as relações interpessoais de aconselhamentos entre diretores e as relações interorganizacionais de cooperação entre empresas. A metodologia de análise de dados é baseada em modelos probabilísticos de grafos aleatórios exponenciais multiníveis para a estimação dos efeitos de processos locais de formação de redes. São modelos probabilísticos para análise de redes sociais em consonância com hipóteses sobre a estruturação de redes sociais ser resultante de processo social subjacente e não aleatório. O resultado principal da pesquisa é a identificação de coocorrência significativa de processos de criação de laços nos dois níveis, no entanto, sem que ambos sejam guiados por processos similares. Especificamente, densas relações cíclicas tendem a guiar a formação de redes entre diretores, enquanto densas relações hierárquicas tendem a guiar a formação de rede entre as empresas. Em termos de capital social, redes densas reduzem incerteza e propiciam cooperação interorganizacional. Para os diretores, segundo a análise, o adensamento é potencialmente mais benéfico, pois tende a estar associado à autonomia estrutural, isto é, os agentes possuem relações externas aos seus grupos, vital para obter novas informações e oportunidades para os indivíduos e o grupo, e assim aumentar o desempenho do grupo. A conclusão geral é que se trata de padrões distintos de interação para cada um dos dois níveis. As relações entre as empresas são definidas pelas decisões de seus diretores, no entanto, elas não são idênticas às suas relações pessoais.