Uma interpretação das articulações em rede estabelecidas no complexo tecnológico educacional
Nas últimas décadas, tem se tornado cada vez mais evidente a prática do compartilhamento de responsabilidades e recursos na formulação e implementação de políticas públicas. A partir dessa ideia, o conceito de redes na gestão pública, e particularmente no campo da gestão de ciência, tecnologia e inovação, vem ganhando visibilidade. A presente pesquisa contribui para esta discussão, tendo como objetivo realizar uma interpretação sobre as articulações interorganizacionais estabelecidas no complexo tecnológico educacional (cte), um campus que congrega cinco organizações: instituto de pesquisa (cti - centro de tecnologia da informação renato archer), fundação de direito privado (facti – fundação de apoio a capacitação em tecnologia da informação), instituto federal de ensino (ifsp – instituto federal de são paulo), parque tecnológico (cti tec) e um centro de desenvolvimento de análises de tecnologias assistivas (cnrta – centro nacional de referência em tecnologia assistiva) que, em maior ou menor medida interagem em suas atividades cotidianas. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem interdisciplinar, congregando bases conceituais dos campos de análise de política, redes interorganizacionais e política e gestão de ciência, tecnologia e inovação. Além da discussão teórica, foi realizada uma análise de duas organizações de alcance internacional e uma de alcance nacional, que apresentam como características o arranjo em rede para a realização de atividades de pesquisa e inovação. Por fim, o trabalho traz o estudo de caso do cte, delineado a partir de análise documental e de entrevistas. Os dados coletados mostram que de fato existe um cotidiano de interações interorganizacionais entre as cinco organizações do complexo, inclusive antes mesmo da denominação cte surgir. A análise buscou compreender as relações de interdependência e em que casos ela se mostra de forma mais intensa, como por exemplo, entre o cti e a facti e entre o cti e o ifsp. Outra questão de destaque na literatura que pôde ser analisada foi o grau de formalidade x informalidade das relações estabelecidas no complexo. Nota-se um grau significativo de informalidade nas mesmas, o que denota uma rede que se encontra em processo de institucionalização. Evidenciam-se ainda o papel de destaque do cti no âmbito da rede, assim como os benefícios reais e potenciais evidenciados a partir das articulações das distintas organizações, tendo em vista sua sustentabilidade no longo prazo.