Memória, preservação e patrimônio

Intervenções no bairro do Recife e no seu entorno: indagações sobre a sua legitimidade

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lacerda, Norma
Sexo
Mulher
Código de Publicação (ISSN)
1980-5462
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
22
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
621
Página Final
646
Idioma
Português
Palavras chave
Patrimônio histórico
Legitimidade espacial
Bairro do Recife
Resumo

O presente artigo tem como objetivos (i) mostrar como a experiência de revitalização do Bairro do Recife foi desvirtuada, aproximando-se da tendência de city marketing, entendida como a aceleração da taxa de transformação de certas localidades, com ênfase especulativa sobre imóveis e grandes obras de renomados arquitetos, com importantes repercussões em termos de trânsito de veículos e fluxos de pessoas, e (ii) questionar sobre a legitimidade de projetos que, embora institucionalmente aprovados, comprometem as características de determinadas estruturas espaciais urbanas, como é o caso dos centros históricos.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
Recife
Bairro/Distrito
Bairro de Recife
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Pernambuco
Referência Temporal
1992 - 2005
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5367

Sustentabilidade afetiva e resistência : uma análise dos modos de vida e das intervenções artísticas urbanas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Tablas Martinez De Figueiredo, Monica
Sexo
Mulher
Orientador
Regina Vargas Mansano, Sonia
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Londrina
Programa
Psicologia
Instituição
UEL
Página Inicial
1
Página Final
119
Idioma
Português
Palavras chave
sustentabilidade afetiva
resistência
afeto
espaço urbano
arte
Resumo

A cidade é concebida por Guattari (1992) como uma máquina produtora de subjetividades, composta por equipamentos e dispositivos, materiais e imateriais, que fazem circular componentes de subjetivação heterogêneos. Ela abarca múltiplas forças e uma dimensão de caos, cooperando para compor diversos territórios subjetivos provisórios e mutantes. Entretanto, há uma uniformização dos modos de vida, atualizados nesse espaço em subjetividades capitalísticas, regidas pela lógica do capital, que prioriza o consumo, o acúmulo de bens e a produção incessante. Tal atitude tende a produzir um empobrecimento das experiências com o mundo, despotencializando o corpo dos sujeitos que convivem no espaço urbano e diminuindo sua potência de contato e ação. Tomando o cenário urbano em análise, a presente pesquisa teve por objetivo investigar os modos de vida e as intervenções artísticas urbanas que emergem no contemporâneo e rompem, em alguma medida, com a lógica capitalista de consumo e produtividade, criando espaços no urbano para encontros potencializadores. A vertente epistemológica adotada é a Psicologia Social em sua interface com a Filosofia da Diferença. Na parte teórica, abordam-se os seguintes temas: a noção de sujeito e subjetividade na Psicologia e sua relação com os modos de vida legitimados no espaço urbano, a cidade e a produção de subjetividade em face da governamentalidade e as conexões entre os conceitos de sustentabilidade e de resistência. Na parte empírica, apresenta-se uma análise do uso do grafite e da pichação na cidade de São Paulo no período em que foi implantado o denominado “Programa Cidade Linda” e suas repercussões nos modos de vida e na subjetividade. Os resultados mostram que as intervenções urbanas aparecem como possibilidade de construir uma relação intensiva e afetiva com os espaços da cidade, entre os moradores e com a natureza. Ao final do trabalho foi possível argumentar como a noção de sustentabilidade afetiva aproxima-se do conceito de resistência na medida em que amplia a experimentação de modos de vida voltados para a produção de encontros que aumentam a força de agir dos sujeitos sociais.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10083440

Grafite: transformando paisagens, criando lugares e contagiando pessoas.

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Gama Ribeiro, Rayana
Sexo
Mulher
Orientador
Rose De Siqueira Duarte, Cristiane
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Arquitetura
Instituição
UFRJ
Página Inicial
1
Página Final
238
Idioma
Português
Palavras chave
Grafite
Experiência Estética
Contágio Afetivo
Ambiência Urbana
Empatia Espacial
Resumo

Grafites e pichações coabitam e compõem o cenário urbano das cidades contemporâneas. O termo grafite refere-se principalmente a figuras coloridas com noções de volume, perspectiva, movimento e contraste. Neste contexto, o presente trabalho se interessa por exemplos de muros e fachadas que, deixaram de ser apenas paredes e ganharam identidade, personificaram o lugar e modificaram a ambiência urbana e provocando reações em seus usuários como consequência dessa interação. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como a experiência estética proporcionada pelo grafite pode trazer uma ressignificação da ambiência do lugar, possibilitando um contágio afetivo que interfere no cotidiano das pessoas. Os estudos de caso são grafites localizados na cidade do Rio de Janeiro escolhidos por devaneios, observações e sugestões que perduraram na memória. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia desta pesquisa se baseou na Etnotopografia (a descrição intensa do visível adicionada às informações do espaço construído e a sua interação), no Mapa de Manifestações e no Questionário Online. Os resultados evidenciam que o sentimento desencadeado pelo grafite acontece como consequência da experiência estética.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9276038

Os ritmistas e a cidade: sobre o processo de formação da música baiana contemporânea orientada para a diversão

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rodrigues, Fernando de Jesus
Sexo
Homem
Orientador
Madeira, Maria Angélica Brasil Gonçalves
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UNB
Página Inicial
265
Página Final
274
Idioma
Português
Palavras chave
música baiana
entretenimento
modernização industrial
modernização de serviços
Resumo

O objetivo desta dissertação foi propor uma interpretação acerca do significado de alguns processos culturais para a compreensão do fenômeno aqui denominado de música baiana contemporânea orientada para a diversão. Colocou-se a pergunta de qual correlação de forças – percebida em uma perspectiva de longa duração – tornou possível o surgimento de um conjunto de expressões musicais consagradas no espaço carnavalesco baiano, entre as quais o samba-reggae e o pagode baiano.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5207/4731

"A cidade inteira é minha": Representações e territorialidades nos grafites de Brasília

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Almendra, Renata Silva
Sexo
Mulher
Orientador
Derntl, Maria Fernanda
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Brasília
Programa
História
Instituição
UNB
Página Inicial
1
Página Final
321
Idioma
Português
Palavras chave
Grafite
Intervenção urbana
Brasília
História Urbana
Resumo

Este trabalho busca fazer uma análise dos grafites realizados em Brasília a partir de um olhar da História Cultural. Ao interpelar essas intervenções urbanas em seus sentidos representacionais e territoriais, acessamos narrativas da/sobre a cidade, reveladoras das dinâmicas estabelecidas pelos grafiteiros em relação à urbe como espaço de experiência. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são imagens fotográficas dos grafites impostos nos espaços públicos de Brasília e depoimentos de grafiteiros coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, que são analisadas em diálogo com uma bibliografia interdisciplinar e com reportagens de jornais que abordam o assunto. Entendemos que a execução de grafites em Brasília encontra desafios espaciais e sociais pelo seu ordenamento urbano, dando uma singularidade à sua prática na cidade modernista. Assim, esta pesquisa analisa a atuação de grafiteiros na Capital Federal, evidenciando formas de representação da cidade a partir das relações de pertencimento ou não aos seus espaços. A análise contribui para demonstrar que o grafite não é uma intervenção urbana de caráter marginal ou alternativo a formas aceitas ou institucionalizadas, mas envolve uma reinterpretação de códigos, símbolos e narrativas sobre Brasília e, desse modo, leva a ver problemas da vida na metrópole contemporânea, principalmente no campo dos conflitos entre o âmbito público e o privado e das disparidades sociais

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
2016-2020
Localização Eletrônica
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40892

A Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasília: um estudo de caso de preservação musical bem-sucedida

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Teixeira, João Gabriel
Sexo
Homem
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
23
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
15
Página Final
50
Idioma
Português
Palavras chave
Brasília
Choro
Educação musical
Gênero musical
Resumo

Este trabalho faz parte de uma investigação mais ampla sobre a formação do campo artístico de Brasília que procura estabelecer os elementos do processo de educação sentimental dos artistas de projeção da capital federal. Enfoca o desenvolvimento e aceitação do “choro” enquanto gênero musical num contexto de contemporaneidade e numa urbe já denominada de capital nacional do rock. Mostra como elementos musicais tradicionais se combinaram para transformar a Escola de Choro de Brasília num caso bem-sucedido de educação musical. Insere a história desse gênero musical nas especificidades da criação artística da cidade e compara o seu destaque com o de outras áreas da criação cultural. Discute se haveria, realmente, uma forma específica brasiliense de “chorar” e apresenta uma síntese das carreiras de alguns de seus “chorões” mais famosos. Finalmente, apresenta algumas conclusões a respeito da afirmação de que, a despeito de sua curta existência (47 anos), a capital federal já teria se tornado em verdadeira “usina de talentos” e sobre o papel da Escola de Choro na confirmação ou rejeição dessa afirmação.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Logradouro
SDC Bloco G
Localidade
Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5380

Sociabilidade juvenil e práticas culturais tradicionais na cidade de São Paulo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Mira, Maria Celeste
Sexo
Mulher
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
24
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
563
Página Final
597
Idioma
Português
Palavras chave
Tradição
Cultura urbana
Juventude
Cultura popular
Resumo

O objetivo deste texto é apresentar parte dos resultados da pesquisa coletiva realizada durante o ano de 2007 na PUC-SP. A investigação mapeou 18 grupos envolvidos com a recriação de  culturas populares tradicionais brasileiras na cidade de São Paulo, buscando perceber as especificidades determinadas pela história  da transplantação de expressões pernambucanas, maranhenses e  sudestinas, bem como de quem as recriou na metrópole, muitos  deles jovens e de classe média, e dos circuitos de sociabilidade,  cultura e lazer pelos quais elas circulam. Tendo como base essas  práticas, seus agentes e representações, o artigo desenvolve uma  breve reflexão sobre os usos da “tradição” e o seu impacto na vida desses jovens.    

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2007
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5476

Personalidade artística nos negócios mundanos: a celebração do “gosto do povo” em Joãosinho Trinta

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Farias, Edson
Sexo
Homem
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
27
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
594
Página Final
625
Idioma
Português
Palavras chave
Personalidade Artística
Negócios Mundanos
Gosto Popular
Desfile de Escola de Samba
Carnavalesco
Resumo

Ao escrever "Mozart: a sociologia de um gênio" e "A Peregrinação de Watteau à  Ilha do Amor", Norbert Elias deixou importante legado ao tratamento sociológico da formação das subjetividades artísticas e das expressões estético-culturais, a partir do problema em torno da relação entre transformação e conservação sócio-históricas, mas do ponto de vista das possibilidades e limites na conduta de indivíduos. Desse modo, neste artigo, a proposta de focar a trajetória de Joãosinho Trinta, no âmbito da cultura urbana do Carnaval do Rio de Janeiro, situa-se na contrapartida da aplicação do modelo figuracional e, assim, voltarmos à discussão sobre a funcionalidade arte-cultura enquanto espaço estratégico à catalisação de valores e à produção e difusão de significados. Isso, em busca das duas seguintes questões: Que dinâmica sócio-histórica é caracterizada pela ascendência do gosto popular na valoração do fazer e dos bens artístico-culturais? E, no reverso da medalha, em que medida esse mesmo processo se traduz na relação entre personalidade artística e negócios mundanos, encarnada na figura histórica do carnavalesco?

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1970-1980
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5684

De Dendê e Baianidade: restaurantes de comida baiana em Salvador

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Machado, Taís de Sant'anna
Sexo
Mulher
Orientador
Farias, Edson Silva de
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Brasília
Programa
Pós Graduação em Sociologia
Instituição
UNB
Idioma
Português
Palavras chave
Comida Baiana
Restaurante Étnico
Bem Cultural
Identidade
Turismo
Resumo

A pesquisa que fundamenta este trabalho tem como problemática funda-mental compreender a relação entre caracteres extraordinários e ordi-nários que se estabelecem através da comida baiana. Para tanto, pri-meiramente, investiga a narrativa contida na construção estética e discursiva utilizada por registros de mídias artísticas, como literatura e música, no ínterim dos séculos XX e XXI, e de material turístico, bem como o enfoque, para abarcar a definição da comida baiana, de livros de culinária sobre o tema. Assim, desta-cando o repertório de ingredientes, pratos, modos de comer e de preparar que se definirão como extraordinariamente baianos, significando também o con-texto mais amplo da identidade. Para pensar a relação que a rotina alimentar estabelece com esse ideário, o trabalho investiga, brevemente, a narrativa de comensais moradores da cidade, analisando de que modo significam os hábitos alimentares cotidianos e as possíveis apropriações em torno da comida étnica. E, para entender de que modo essa interação se dá no âmbito da produção da comida baiana, investiga a mercadoria proposta por restaurantes, enquanto instituições sociais fundamentais na definição de caracteres em torno do re-pertório idealizado da comida baiana, ao passo que também tem de preservar algumas características para não perderem o atestado étnico. A investigação de-monstra de que modo a relação entre ordinário e extraordinário não se define em simples disjunção, mas em diversas formas de mediação que refletem sua coexistência e significação mútua. O que se observa é que a comida baiana ide-alizada permanece no cotidiano de moradores e estabelecimentos comerciais, em apropriações que lhe são próprias e que respondem a demandas dos hábi-tos alimentares e contemporâneos de produção. A afirmação da comida baiana enquanto bem cultural, em uma economia de serviços que marca a Bahia, é, assim, capaz de engendrar novos rituais de consumo e produção para atender às demandas da contemporaneidade e garantir a permanência do consumo – evidentemente, ainda que não de forma consciente

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
Século XX e XXI
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5701/5189

A escrita como arma: uma análise do pensamento social na Literatura Marginal

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Benevenuto, Silvana José
Sexo
Mulher
Orientador
Tolentino, Célia Aparecida Ferreira
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
UNESP/MAR
Idioma
Português
Palavras chave
literatura marginal
violência
literatura e sociedade
periferia
Resumo

O presente trabalho analisa a coletânea Literatura marginal: talentos da escrita periférica (2005). Organizada por Ferréz, um dos mais importantes idealizadores deste projeto literário e responsável pela rubrica Literatura Marginal, que nomeia a obra, tem o peso de lançar em livro onze autores, incluindo o organizador, alguns deles completamente desconhecidos pelo público nacional. Interessa-nos discutir o que escreve e o que pensa este narrador que se autodefine “marginal” e, com isso, colocar em evidência sua visão de mundo, o que, segundo entendemos, pode ser apreendido não restritamente naquilo que discursam, mas sim a partir da análise da relação existente entre o conteúdo e a forma desta manifestação literária. Mais que os escritores, estamos propondo pensar a própria narrativa como expressão de um coletivo, de um grupo que em comum traz consigo a condição de ser morador de periferia e acreditar que as letras podem ser uma arma. Para combater o quê e a quem? É a pergunta que norteia esta nossa análise e que nos faz dedicar a uma discussão sobre o narrador desta literatura. Destaca-se a forma que a própria matéria literária assume quando, em alguns momentos, o narrador elabora um discurso “violento” em contrarresposta à violência sofrida, ou, ainda, quando deixa suscitar a noção de destino como explicação para uma situação ao qual se vê submetido. Para tanto, a literatura é pensada a partir de sua relação com a matéria social, particularmente a violência, discutindo a intersecção entre literatura e sociedade.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004
Localização Eletrônica
https://repositorio.unesp.br/entities/publication/30a73fe5-face-46e2-9654-6de3d43f8467