Artes

CORPOS NEGROS NO FILME “UM DIA NA RAMPA”: ENTRE O RITO DE AMACIAMENTO DO PESO E A VADIAÇÃO DA CAPOEIRA

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Júnior, Luís Vitor Castro
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Santana, Alisson Oliveira Soares de
Sexo:
Homem
Título do periódico
Recorde
Volume
16
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Corpos negros
Capoeira
Cinema
Gestualidade
Resumo

Este texto consiste em realizar uma análise do curta-metragem “Um dia na Rampa” (1960), de Luíz Paulino dos Santos, tomando como foco os enunciados dos corpos negros subjacentes no filme. Procura-se abordar a natureza dos registros, identificando o poder-potência das práticas cotidianas da época. Para isso, foram selecionadas as imagens que categorizam a experiência do corpo, versando sobre “o rito de amaciamento do peso” - dispositivo usado pelo corpo para lidar com a força do trabalho - e buscando identificar os enunciados corporais do jogo de capoeira no momento da “folga/vadiação”. Tais elementos, constituíam as relações complexas de trabalho/divertimento presentes nas margens sociais.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
1960
Localização Eletrônica
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/62446

Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicase práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Silva, Luciane Soares da
Sexo
Mulher
Orientador
Machado da Silva, Luiz Antonio
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia e Antropologia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Funk
Expressões culturais
Disputas simbólicas
Rio de Janeiro
Resumo
Como um fenômeno cultural de massa, os bailes denominados na cidade do Rio de Janeiro como "bailes funk" constituem o objeto desta tese. O objetivo é compreender as práticas culturais relacionadas ao baile. Ou seja, circuitos de composição, relação com as gravadoras, com o tráfico local e principalmente as classificações identitárias em torno do termo "funkeiro", que desde a década de 90 têm implicações diretas nas discussões sobre ordem urbana. O universo empírico localiza-se em favelas cariocas e mais especificamente interessam os "bailes de comunidade". Contudo os impactos destes bailes e do funk como expressão de uma parcela da juventude pobre, transcendem os territórios de favela. A pesquisa fundamenta-se em entrevistas, etnografia, análise de documentos, jornais e letras de música para problematização da relação entre práticas culturais, classificações e estigma. Uma hipótese desta pesquisa aponta para existência de disputas simbólicas entre diversos atores dentro e fora das favelas pesquisadas. Neste sentido, o funk como termo polissêmico é tema para discussões sobre ordem urbana, estética, entretenimento, geração de renda, etc. Esta hipótese reforça o argumento sobre a necessidade de estudar o fenômeno não apenas como forma de entretenimento mas como importante eixo articulador de mapas cognitivos em circulação na cidade do Rio de Janeiro.
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1990-2009
Localização Eletrônica
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=193587

Hinos de Futebol em Portugal e no Brasil: dos hinos marciais aos populares

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Cornelsen, Elcio Loureiro
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
23
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Poesia
Música
Futebol
Hinos de clubes
Discurso
Resumo

Nossa contribuição visa à análise comparativa das letras de alguns hinos de clubes de futebol de Portugal e do Brasil à luz da fase de transição dos hinos marciais das primeiras décadas do século XX para os hinos populares a partir da década de 1940. Para isso, elegemos as letras dos hinos do Sport Lisboa e Benfica de Portugal e, respectivamente, do Fluminense Sport Club, do Brasil para comporem o corpus de análise. Em termos metodológicos, a partir de um olhar transdisciplinar, pensamos a relação entre literatura, música e futebol através da análise das letras de hinos, tomando por base seus elementos líricos, épicos e dramáticos.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Portugal
Referência Temporal
1900-1950
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/49206

Preliminares iconotextuais da Copa de 2014: Marcas da disseminação

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Almeida, Júlia
Sexo
Mulher
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
23
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Copa Fifa 2014
Emblemas
Ethos
Brasil
Resumo

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, estamos na iminência de viver de perto um cenário de tematização do país a partir das questões do futebol, essa grande fonte de identificação cultural para os brasileiros. Em realização no âmbito do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ), o projeto Discursos e imagens do Brasil na Copa 2014 – cujo objetivo é flagrar no entorno discursivo da Copa no Brasil modos de ver e dizer o país – toma como corpus de pesquisa a produção textual e imagética disseminada na internet em torno dos emblemas oficiais da Copa, inicialmente da logomarca, para proceder a uma análise discursiva dessa produção com base na noção de ethos discursivo. Nossa atenção se coloca entre a representação oficial – e um ethos de país pretendido pelas instâncias protagonistas (Fifa e governo) – e a produção contradiscursiva que dissemina em blogs e comentários na internet desenhos e imagens críticos ao emblema oficial e à imagem do país que pretende instituir. Seguiremos os rastros de uma teorização contemporânea do nacional (HALL, BHABHA), que libera as figuras do heterogêneo, da ambivalência e da disseminação para pensar as múltiplas dimensões das nações contemporâneas, e veremos que o dispositivo discursivo da síntese das diferenças à unificação, reiteradamente convocado para interpretar o Brasil e seu futebol, tende a ser desconstruído nessa discursivização na internet em torno da logomarca: o desenho oficialmente apto a exibir uma nação vitoriosa deriva numa flutuação contradiscursiva que expõe, ao contrário, as diferenças, contradições, impropriedades que a escolha da imagem, que o processo de realização da Copa no Brasil e que o próprio país encerram.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2014
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/49204

A sabedoria do compromisso com o lugar

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Amaral, Aracy
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
9
Ano de Publicação
1995
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
19
Página Final
32
Idioma
Português
Palavras chave
Crítica da arte
Lugar na arte
Países periféricos
Arte moderna e contemporânea
Vanguardas artísticas brasileiras
Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8845/10397

Tereza: a imagem eletrônicano tempo-espaço carcerário

Tipo de Material
Resenha
Autor Principal
Rogatto, Marcos Ernesto
Sexo
Homem
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
8
Ano de Publicação
1994
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
241
Página Final
244
Idioma
Português
Palavras chave
Vídeo Tereza
Sistema carcerário
Cidadãos excluídos
Referência Espacial
Cidade/Município
Campinas
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1992
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9672/11242

Alcântara Machado: testemunha da imigração

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Ricupero, Rubens
Sexo
Homem
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
7
Ano de Publicação
1993
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
139
Página Final
162
Idioma
Português
Palavras chave
Alcântara Machado
Imigração Ítalo-brasileira
Brás
Brás, Bexiga e Barra Funda
Revolução industrial paulista
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Brás
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1890-1932
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9624/11193

Artes plásticas no Brasil de hoje

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lorenzo Mammi
Sexo
Homem
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
6
Ano de Publicação
1992
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
185
Página Final
191
Idioma
Português
Palavras chave
Artes plásticas
Crítica artística
Geração Vergueiro
Centro Cultural de São Paulo
Galerias de arte
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1990
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9573/11142

O Descompromisso do Estado e a Ascensão da Cultura de Alto Consumo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Martins, José Eduardo
Sexo
Homem
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
4
Ano de Publicação
1990
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Produção Cultural
Espaços espontâneos de cultura
Música
Consumo
Estado
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8590/10141

Música na cidade em tempo de transformação: São Paulo, 1900-1930

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Sexo
Homem
Orientador
Pinto, Virgílio Benjamin Noya
Ano de Publicação
1988
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências da Comunicação
Instituição
USP
Página Final
201
Idioma
Português
Palavras chave
desenvolvimento urbano
manifestações artísticas
música de salão
música popular
história da música
Resumo

O núcleo de trabalho se divide em 3 partes. Na primeira, apresenta-se um rápido panorama do desenvolvimento histórico da cidade apenas para melhor situar no espaço/tempo o objeto da pesquisa: a musica. A intenção não é a de escrever sobre a cidade como objeto principal do capitulo, mas somente apontar alguns pontos sobre o seu desenvolvimento, para mais efetiva compreensão dos fatos musicais ali ocorrentes. Localizo, ainda, o contexto mais geral da música de concerto e seus ambientes, além da musica ligeira ou musica de dança de salão. Na segunda parte, abordo os gêneros musicais populares que mais se evidenciaram na cidade.

Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1900-1930
Localização Eletrônica
https://dedalus.usp.br/F/?func=direct&doc_number=000729898