Arte e estética

As Metáforas do Fazer: Um Estudo sobre a Dinâmica Cultural das Classes Populares Urbanas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Pozzi, Alejandra Ana Rotania de
Sexo
Mulher
Ano de Publicação
1984
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
IUPERJ
Idioma
Português
Palavras chave
Classe social
Espaço urbano
Cultura
Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
1980

AS PRÁTICAS DE LAZER E A SOCIABILIDADE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS EM ALAGOINHAS-BA (1900–1930)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lima, Lizandra de Souza
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Junior, Coriolano P. da Rocha
Sexo:
Homem
Título do periódico
Recorde
Volume
15
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Modernidade
Divertimento
Sociabilidade
Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o processo histórico de constituição dos espaços públicos destinado às práticas de lazer e sociabilidade na cidade. Para tanto, guiamo-nos pela pergunta: Qual o processo histórico que envolve a (re)estruturação dos espaços públicos de lazer e de sociabilidade na cidade de Alagoinhas-BA entre 1900 e 1930? Sob a metodologia da História Cultural analisamos periódicos locais e obras literárias e acadêmicas ligadas ao objeto e período em questão. Concluímos que, mesmo sem o perfil dos conceitos atuais, as práticas de lazer induziram a (re)estruturação dos espaços urbanos e dos hábitos culturais locais. Em suma, tratar das tensões do lazer transpõe o aspecto social e incide nas transformações do espaço da ação.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Alagoinhas
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
1900–1930
Localização Eletrônica
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/56046

CORPOS NEGROS NO FILME “UM DIA NA RAMPA”: ENTRE O RITO DE AMACIAMENTO DO PESO E A VADIAÇÃO DA CAPOEIRA

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Júnior, Luís Vitor Castro
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Santana, Alisson Oliveira Soares de
Sexo:
Homem
Título do periódico
Recorde
Volume
16
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Corpos negros
Capoeira
Cinema
Gestualidade
Resumo

Este texto consiste em realizar uma análise do curta-metragem “Um dia na Rampa” (1960), de Luíz Paulino dos Santos, tomando como foco os enunciados dos corpos negros subjacentes no filme. Procura-se abordar a natureza dos registros, identificando o poder-potência das práticas cotidianas da época. Para isso, foram selecionadas as imagens que categorizam a experiência do corpo, versando sobre “o rito de amaciamento do peso” - dispositivo usado pelo corpo para lidar com a força do trabalho - e buscando identificar os enunciados corporais do jogo de capoeira no momento da “folga/vadiação”. Tais elementos, constituíam as relações complexas de trabalho/divertimento presentes nas margens sociais.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
1960
Localização Eletrônica
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/62446

CARNAVAL, FUTEBOL E FUNK: CONEXÕES ENTRE AS TORCIDAS DO RIO DE JANEIRO E A CULTURA MUSICAL DA CIDADE

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Belart, Victor
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
32
Ano de Publicação
2021
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Torcidas de futebol
Funk carioca
Torcidas organizadas
Neofanfarras
Carnaval
Resumo

Proponho aqui breves interconexões entre a musicalidade de torcidas do Rio de Janeiro e outros importantes movimentos culturais cariocas. Ao longo dos últimos 25 anos, elas incorporaram outras referências para além do samba para tocar, cantar e fazer festa em estádios. Compreendendo inicialmente o final dos anos 90, faço algumas relações dessas torcidas com a efervescência do funk carioca naquele período. Em seguida, apresento como uma década mais tarde - da mesma maneira que ocorreu em alguns blocos de Carnaval - alguns movimentos torcedores absorveram ritmos internacionais em seus cantos e baterias, fato que não era habitual em torcidas do Rio. O artigo incorpora autores como Leda Costa, Ronaldo Helal, Irlan Simões Santos e Micael Herschmann, aproximando estudos da comunicação que tratam de esporte e de música. Com isso, busco apresentar como, para além de algumas vezes tratadas na imprensa como vilãs, organizações de torcedores de futebol têm um modo bastante criativo de agir musicalmente em diálogo com o que acontece no resto da cidade e no mundo globalizado.
 

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1995-2020
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/49492

Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicase práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Silva, Luciane Soares da
Sexo
Mulher
Orientador
Machado da Silva, Luiz Antonio
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia e Antropologia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Funk
Expressões culturais
Disputas simbólicas
Rio de Janeiro
Resumo
Como um fenômeno cultural de massa, os bailes denominados na cidade do Rio de Janeiro como "bailes funk" constituem o objeto desta tese. O objetivo é compreender as práticas culturais relacionadas ao baile. Ou seja, circuitos de composição, relação com as gravadoras, com o tráfico local e principalmente as classificações identitárias em torno do termo "funkeiro", que desde a década de 90 têm implicações diretas nas discussões sobre ordem urbana. O universo empírico localiza-se em favelas cariocas e mais especificamente interessam os "bailes de comunidade". Contudo os impactos destes bailes e do funk como expressão de uma parcela da juventude pobre, transcendem os territórios de favela. A pesquisa fundamenta-se em entrevistas, etnografia, análise de documentos, jornais e letras de música para problematização da relação entre práticas culturais, classificações e estigma. Uma hipótese desta pesquisa aponta para existência de disputas simbólicas entre diversos atores dentro e fora das favelas pesquisadas. Neste sentido, o funk como termo polissêmico é tema para discussões sobre ordem urbana, estética, entretenimento, geração de renda, etc. Esta hipótese reforça o argumento sobre a necessidade de estudar o fenômeno não apenas como forma de entretenimento mas como importante eixo articulador de mapas cognitivos em circulação na cidade do Rio de Janeiro.
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1990-2009
Localização Eletrônica
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=193587

ENTRE A MARGINALIZAÇÃO E A ESPORTIVIZAÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA JUVENTUDE SKATISTA NO BRASIL

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Brandão, Leonardo
Sexo
Homem
Título do periódico
Recorde: Revista de História do Esporte
Volume
1
Ano de Publicação
2008
Idioma
Português
Palavras chave
Juventude skatista
Espaço urbano
Punk
Resumo

Considerando o esporte como assunto historiográfico e pertinente para se entender questões relacionadas à cultura e às práticas sociais, este artigo explora elementos da esportivização e marginalização do skate - pensado como um esporte radical e jovem no Brasil. Fruto de uma dissertação de Mestrado em História defendida na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em janeiro de 2007, a proposta parte da lógica de uma História do Tempo Presente e investiga transformações compreendidas entre as décadas de 60 e 80 do século passado, período que inclui tanto a introdução da prática do skate no país quanto sua proibição pela prefeitura de São Paulo. Por ser uma pesquisa apoiada em referenciais da História Cultural, utiliza-se uma série de revistas, cartas e depoimentos para compreender as representações dos skatistas no espaço urbano, buscando também interpretar a associação entre esta atividade e a cultura punk.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1960-1989
Localização Eletrônica
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/778

A pixação e o grafite podem ser artes de combate? Negociações e sociabilidades nas margens do tecido urbano

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Costa, Wagner Maia da
Sexo
Homem
Orientador
Silva, Luiz Antonio Machado da
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
UERJ
Página Final
132
Idioma
Português
Palavras chave
Grafite/pixação
Sociabilidade
Margens
Conflitos e negociação
Resumo

Este estudo é um olhar sociológico sobre duas manifestações estéticas: grafite e pixação. Nesse trabalho são compreendidas como lugares de experiências de artes de combate nas margens do tecido urbano (DAS.; POOLE, 2008). Provocado pelo desconforto causado pela leitura da literatura especializada sobre essas duas manifestações que tende alimentar uma oposição entre os que outrora foram considerados manifestações de um mesmo mundo, questiona-se o status dado ao grafite, considerado a nova manifestação artística do século XXI (SOUZA, 2013). Em contraposição a estas pesquisas pretende-se, nesse trabalho, privilegiar tanto o grafite, quanto a pixação enquanto manifestações das ruas, onde suas sociabilidades, conflitos, negociações fazem parte desse meio e sob o qual os atores e atrizes tendem a valorizar como espaço de liberdade e criação de seus grafites e pixações. Os principais conceitos teóricos em que se baseia essa pesquisa são mecanismos de desencaixe, através das fichas simbólicas, sistema perito e reencaixe, denominado por risco e amizade (GIDDENS, 1992). Esses conceitos permitem discutir a posição de que embora seja crescente o número de espaços alcançados pelo grafite, como galerias, museus, bienais, casas de artes, universidades, dentre outros, ele ainda se constitui como manifestação das margens do tecido urbano (DAS.; POOLE, 2008). Essas manifestações artísticas permitem que seus atores e atrizes consigam negociar e trafegar nas diversas fronteiras entre o legal e ilegal (TELLES, 2010.; 2013). O estudo sugere três pontos relevantes sobre as sociabilidades dessas manifestações. No primeiro ponto, constatou-se que é prematuro afirmar que o grafite seja a nova expressão artística do século XXI, apesar de ter ganhado diversos espaços que não só seu tradicional ambiente: a rua. Isso porque diversas técnicas e estilos encontram-se, ainda sob o rótulo de criminalidade, tais como: Bomb, Throw-up, Tag, Grapixo e o Lambe-Lambe. Uma segunda sugestão é que existe possibilidade de negociação nas margens do tecido urbano e para tanto, os atores e atrizes, utilizam-se de diversos mecanismos de agenciamentos para sua própria proteção nas façanhas. Uma última sugestão apresentada nessa dissertação é a de que grafite e pixação podem ser artes de combate, principalmente com a participação das mulheres nesse processo, mas para isso, os indivíduos que as fabricam tendem a separar essa mesma arte de combate através da ideia de pintar como forma de protesto, contra o rótulo de desenhar, que segundo os próprios grafiteiros(as) e pixadores(as), seria uma forma de embelezar a cidade, não sendo assim uma arte de combate das injustiças e opressões contidas na sociedade.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2014-2015
Localização Eletrônica
https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/15566#preview-link0

Hinos de Futebol em Portugal e no Brasil: dos hinos marciais aos populares

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Cornelsen, Elcio Loureiro
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
23
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Poesia
Música
Futebol
Hinos de clubes
Discurso
Resumo

Nossa contribuição visa à análise comparativa das letras de alguns hinos de clubes de futebol de Portugal e do Brasil à luz da fase de transição dos hinos marciais das primeiras décadas do século XX para os hinos populares a partir da década de 1940. Para isso, elegemos as letras dos hinos do Sport Lisboa e Benfica de Portugal e, respectivamente, do Fluminense Sport Club, do Brasil para comporem o corpus de análise. Em termos metodológicos, a partir de um olhar transdisciplinar, pensamos a relação entre literatura, música e futebol através da análise das letras de hinos, tomando por base seus elementos líricos, épicos e dramáticos.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Portugal
Referência Temporal
1900-1950
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/49206

Preliminares iconotextuais da Copa de 2014: Marcas da disseminação

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Almeida, Júlia
Sexo
Mulher
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
23
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Copa Fifa 2014
Emblemas
Ethos
Brasil
Resumo

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, estamos na iminência de viver de perto um cenário de tematização do país a partir das questões do futebol, essa grande fonte de identificação cultural para os brasileiros. Em realização no âmbito do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ), o projeto Discursos e imagens do Brasil na Copa 2014 – cujo objetivo é flagrar no entorno discursivo da Copa no Brasil modos de ver e dizer o país – toma como corpus de pesquisa a produção textual e imagética disseminada na internet em torno dos emblemas oficiais da Copa, inicialmente da logomarca, para proceder a uma análise discursiva dessa produção com base na noção de ethos discursivo. Nossa atenção se coloca entre a representação oficial – e um ethos de país pretendido pelas instâncias protagonistas (Fifa e governo) – e a produção contradiscursiva que dissemina em blogs e comentários na internet desenhos e imagens críticos ao emblema oficial e à imagem do país que pretende instituir. Seguiremos os rastros de uma teorização contemporânea do nacional (HALL, BHABHA), que libera as figuras do heterogêneo, da ambivalência e da disseminação para pensar as múltiplas dimensões das nações contemporâneas, e veremos que o dispositivo discursivo da síntese das diferenças à unificação, reiteradamente convocado para interpretar o Brasil e seu futebol, tende a ser desconstruído nessa discursivização na internet em torno da logomarca: o desenho oficialmente apto a exibir uma nação vitoriosa deriva numa flutuação contradiscursiva que expõe, ao contrário, as diferenças, contradições, impropriedades que a escolha da imagem, que o processo de realização da Copa no Brasil e que o próprio país encerram.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2014
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/49204

A sabedoria do compromisso com o lugar

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Amaral, Aracy
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
9
Ano de Publicação
1995
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
19
Página Final
32
Idioma
Português
Palavras chave
Crítica da arte
Lugar na arte
Países periféricos
Arte moderna e contemporânea
Vanguardas artísticas brasileiras
Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8845/10397