Arte e estética

A fratria órfã: o esforço civilizatório do rap na periferia de São Paulo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Kehl, Maria Rita
Sexo
Mulher
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
15
Ano de Publicação
2000
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
145
Página Final
164
Idioma
Português
Palavras chave
Racionais MC's
rap
pobreza urbana
periferia
jovens
Resumo

Meu interesse a respeito do trabalho dos Racionais MC's, um dos mais importantes grupos de rap brasileiros, além da fascinação que o efeito poético das letras do rap produz em mim, refere-se ao que considero como o esforço civilizatório deste grupo em relação às condições de vida e ao apelo ao gozo entre jovens da periferia de São Paulo. Este esforço civilizatório é característica do rap em geral, e mais particularmente do que se produz nos bolsões de pobreza urbana no Brasil - a origem do rap, como se sabe, está nos jovens moradores dos guetos típicos da segregação racial e social da sociedade norte-americana. Os Racionais são, a meu ver, o mais expressivo dentre os grupos que se proliferam, há mais de dez anos, no Brasil.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1990-2000
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44578

Goiânia: cidade de pedras e de palavras

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Mello, Márcia Metran de
Sexo
Mulher
Orientador
Rouanet, Barbara Freitag
Ano de Publicação
2004
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UNB
Página Inicial
491
Página Final
514
Idioma
Português
Palavras chave
Goiânia
imaginário urbano
espaço urbano
literatura
Resumo

"Goiânia: cidade de pedras e de palavras" trabalha, principalmente, com o imaginário urbano. É uma pesquisa que quer ver emergir a cidade oculta no imaginário de seus habitantes. Considerando-se que a cidade pode ser desvelada pela justaposição de olhares e discursos, opta-se por eleger como fonte de estudos, o espaço urbano e a literatura.

O espaço urbano, denominado "cidade de pedras", tem como enfoque o plano urbanístico de Goiânia e as diferentes manifestações arquitetônicas que surgiram ao longo de sua existência. As análises buscam captar o dinamismo da vida urbana e seus múltiplos significados, atribuídos pela população e pelo poder público. Nesse sentido, a retrospectiva ao passado é necessária para um entendimento mais amplo da cidade de hoje.

A "cidade de palavras", ou seja, a cidade vista pela literatura, lança luz sobre as representações literárias feitas sobre a Goiânia de hoje. Não se trata, porém, de crítica literária; a literatura é suporte para estudos de cunho sociológico. Com esse intuito, investiga-se toda a produção de crônicas publicadas, durante o ano de 2003, nos dois principais jornais da capital de Goiás, O Popular e Diário da Manhã, totalizando 520 textos. Nesses escritos, a cidade imaginária apresenta-se nas entrelinhas.

"A cidade de pedras" e "a cidade de palavras" conectam-se e entrecruzam suas significações. A compreensão de uma leva à elucidação da outra.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Goiânia
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Goiás
Referência Temporal
2003
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5120

Sustentabilidade afetiva e resistência : uma análise dos modos de vida e das intervenções artísticas urbanas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Tablas Martinez De Figueiredo, Monica
Sexo
Mulher
Orientador
Regina Vargas Mansano, Sonia
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Londrina
Programa
Psicologia
Instituição
UEL
Página Inicial
1
Página Final
119
Idioma
Português
Palavras chave
sustentabilidade afetiva
resistência
afeto
espaço urbano
arte
Resumo

A cidade é concebida por Guattari (1992) como uma máquina produtora de subjetividades, composta por equipamentos e dispositivos, materiais e imateriais, que fazem circular componentes de subjetivação heterogêneos. Ela abarca múltiplas forças e uma dimensão de caos, cooperando para compor diversos territórios subjetivos provisórios e mutantes. Entretanto, há uma uniformização dos modos de vida, atualizados nesse espaço em subjetividades capitalísticas, regidas pela lógica do capital, que prioriza o consumo, o acúmulo de bens e a produção incessante. Tal atitude tende a produzir um empobrecimento das experiências com o mundo, despotencializando o corpo dos sujeitos que convivem no espaço urbano e diminuindo sua potência de contato e ação. Tomando o cenário urbano em análise, a presente pesquisa teve por objetivo investigar os modos de vida e as intervenções artísticas urbanas que emergem no contemporâneo e rompem, em alguma medida, com a lógica capitalista de consumo e produtividade, criando espaços no urbano para encontros potencializadores. A vertente epistemológica adotada é a Psicologia Social em sua interface com a Filosofia da Diferença. Na parte teórica, abordam-se os seguintes temas: a noção de sujeito e subjetividade na Psicologia e sua relação com os modos de vida legitimados no espaço urbano, a cidade e a produção de subjetividade em face da governamentalidade e as conexões entre os conceitos de sustentabilidade e de resistência. Na parte empírica, apresenta-se uma análise do uso do grafite e da pichação na cidade de São Paulo no período em que foi implantado o denominado “Programa Cidade Linda” e suas repercussões nos modos de vida e na subjetividade. Os resultados mostram que as intervenções urbanas aparecem como possibilidade de construir uma relação intensiva e afetiva com os espaços da cidade, entre os moradores e com a natureza. Ao final do trabalho foi possível argumentar como a noção de sustentabilidade afetiva aproxima-se do conceito de resistência na medida em que amplia a experimentação de modos de vida voltados para a produção de encontros que aumentam a força de agir dos sujeitos sociais.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10083440

Grafite: transformando paisagens, criando lugares e contagiando pessoas.

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Gama Ribeiro, Rayana
Sexo
Mulher
Orientador
Rose De Siqueira Duarte, Cristiane
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Arquitetura
Instituição
UFRJ
Página Inicial
1
Página Final
238
Idioma
Português
Palavras chave
Grafite
Experiência Estética
Contágio Afetivo
Ambiência Urbana
Empatia Espacial
Resumo

Grafites e pichações coabitam e compõem o cenário urbano das cidades contemporâneas. O termo grafite refere-se principalmente a figuras coloridas com noções de volume, perspectiva, movimento e contraste. Neste contexto, o presente trabalho se interessa por exemplos de muros e fachadas que, deixaram de ser apenas paredes e ganharam identidade, personificaram o lugar e modificaram a ambiência urbana e provocando reações em seus usuários como consequência dessa interação. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como a experiência estética proporcionada pelo grafite pode trazer uma ressignificação da ambiência do lugar, possibilitando um contágio afetivo que interfere no cotidiano das pessoas. Os estudos de caso são grafites localizados na cidade do Rio de Janeiro escolhidos por devaneios, observações e sugestões que perduraram na memória. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia desta pesquisa se baseou na Etnotopografia (a descrição intensa do visível adicionada às informações do espaço construído e a sua interação), no Mapa de Manifestações e no Questionário Online. Os resultados evidenciam que o sentimento desencadeado pelo grafite acontece como consequência da experiência estética.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9276038

Os ritmistas e a cidade: sobre o processo de formação da música baiana contemporânea orientada para a diversão

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rodrigues, Fernando de Jesus
Sexo
Homem
Orientador
Madeira, Maria Angélica Brasil Gonçalves
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UNB
Página Inicial
265
Página Final
274
Idioma
Português
Palavras chave
música baiana
entretenimento
modernização industrial
modernização de serviços
Resumo

O objetivo desta dissertação foi propor uma interpretação acerca do significado de alguns processos culturais para a compreensão do fenômeno aqui denominado de música baiana contemporânea orientada para a diversão. Colocou-se a pergunta de qual correlação de forças – percebida em uma perspectiva de longa duração – tornou possível o surgimento de um conjunto de expressões musicais consagradas no espaço carnavalesco baiano, entre as quais o samba-reggae e o pagode baiano.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Salvador
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5207/4731

Brasília: as controvérsias da uitopia modernista na cidade das palavras

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Barroso, Eloísa Pereira
Sexo
Mulher
Orientador
Rouanet, Barbara Freitag
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UNB
Página Inicial
1
Página Final
236
Idioma
Português
Palavras chave
literatura
sociologia
cidade moderna
Resumo

Brasília:  as  controvérsias  da  utopia  modernista  na  cidade das  palavras  é  uma  pesquisa  que  busca  fazer  emergir  da  “cidade das palavras” a “cidade real”. Considera-se, aqui, que a justaposição do  discurso  sociológico  ao  discurso  literário  permite  o desvelar de  Brasília:  a  cidade modernista.  Na  tentativa  de  estabelecer uma  leitura  da  cidade  construída  sob  os  preceitos  da arquitetura modernista,  procura-se  nesta  tese, sob  o  prisma  de  uma  leitura sociológica, analisar os textos literários que têm Brasília como lugar para a tessitura da crônica, do conto, do romance e da poesia. Nas análises  dos  textos  literários,  procura-se  a configuração  de  uma cidade  moderna  que,  ao  longo  do  seu  processo  de urbanização, passa  por  várias  transformações.  Nesta pesquisa,  trabalha-se  com a  hipótese  de  que  o  texto  literário  é  um locus  privilegiado para se  perceber  o  processo  de “megalopolização”  vivenciado  pela cidade.  Sensível  às  profundas  transformações  nas  relações  sociais que são responsáveis por transfigurar a racionalidade e a aura de metrópole modernista planejada, ele decodifica as metamorfoses por meio de uma linguagem subjetiva. Com sensibilidade, a cidade vista  pela  linguagem  literária  torna-se  suporte  para  a  imersão  de estudos  pertinentes  à sociologia  urbana.  A  “cidade-texto”  capta  o dinamismo da vida urbana e os diversos sentidos atribuídos à cidade. Assim, Brasília ora é utopia, ora é solidão, ora é a megalópole em construção. E é dessa diversidade de significações que a “cidade das palavras” produz a “fisiognomia” da “cidade real”.

Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
http://repositorio2.unb.br/bitstream/10482/1140/1/DISSERTACAO_2008_EloisaPereiraBarroso.pdf

Cenários modernos e pós-modernos no Brasil: juventude, política e rock-and-roll

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Benevides, Rubens de Freitas
Sexo
Homem
Orientador
Santos, Mariza Veloso Motta
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UNB
Página Inicial
1
Página Final
359
Idioma
Português
Palavras chave
Goiás (Estado)
Sociologia
Rock
Juventude
Resumo

Dentre as principais motivações desta pesquisa encontra-se o fato de que em menos de uma década a imagem (e provavelmente a auto-imagem) da cidade de Goiânia sofreu uma transformação radical. O ano de 1995 pode ser considerado como um marco desta mudança e dois fatos ocorridos na cidade foram os seus deflagradores. O primeiro se trata da tentativa do então prefeito da cidade de outorgar o título de "Goiânia Capital Country" à capital do estado de Goiás. Contudo, no mesmo ano outra expressão cultural passou a adquirir visibilidade e a dar notoriedade à Goiânia, trata-se da cena de rock independente de Goiânia, seu marco inicial é o primeiro Goiânia Noise Festival. A cena independente notabilizou Goiânia no contexto nacional como a "capital do rock independente", sem qualquer iniciativa ou apoio público ou governamental para tanto, através de uma forma de produção cultural totalmente improvável em Goiás, o rock and roll. O problema deste trabalho consiste em como a cultural musical roqueira da cena independente se expressa politicamente. A resposta deve que passar, necessariamente, pelo conceito de performatividade, pois, esta se apresenta, em sua forma forte, através dos processos de identificação, enquadrados pelo "imperativo social do desempenho". As performances realizadas pelos músicos no palco possibilitam a identificação com posições normativas excluídas e, neste sentido, são homólogas às performances dos atores coletivos no espaço público. Em Goiânia isto pode ser verificado através da presença significativa de homossexuais nas mais diversas práticas existentes na cena independente, desde produtores e músicos até o público, conforme relataram alguns entrevistados. Em uma cidade cuja cultura é identificada, local e nacionalmente, com o estilo country, com as raízes rurais e com tradições machistas, a produção cultural e estética, o estilo, as práticas estabelecidas, que são completamente fora dos padrões goianienses, ao se constituírem como totalmente inclusivas às minorias e identidades marginalizadas e discriminadas deixam antever a faceta política progressista da cena independente de Goiânia, que denominamos de política da diferença.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Goiânia
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Goiás
Referência Temporal
1995-2008
Localização Eletrônica
https://repositorio.unb.br/handle/10482/5014

O mercado de galerias e o comércio de arte moderna: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Bueno, Maria Lúcia
Sexo
Mulher
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
20
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
377
Página Final
402
Idioma
Português
Palavras chave
Sociologia da arte
Sociologia da cultura
Mercado de arte
Arte contemporânea
Instituições artísticas
Resumo

Os anos 50 no Brasil transitaram do Nacionalismo de Vargas ao Desenvolvimento de JK, passando pela implantação definitiva de uma sociedade urbana modernizada. Sintonizada com a atmosfera desponta uma geração, imbuída de uma nova sensibilidade estética e novos hábitos de consumo. Neste universo criou-se a base da primeira estrutura de mercado de arte no país, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como condutor as galerias privadas de arte moderna e contemporânea.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1950-1960
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177

"A cidade inteira é minha": Representações e territorialidades nos grafites de Brasília

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Almendra, Renata Silva
Sexo
Mulher
Orientador
Derntl, Maria Fernanda
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Brasília
Programa
História
Instituição
UNB
Página Inicial
1
Página Final
321
Idioma
Português
Palavras chave
Grafite
Intervenção urbana
Brasília
História Urbana
Resumo

Este trabalho busca fazer uma análise dos grafites realizados em Brasília a partir de um olhar da História Cultural. Ao interpelar essas intervenções urbanas em seus sentidos representacionais e territoriais, acessamos narrativas da/sobre a cidade, reveladoras das dinâmicas estabelecidas pelos grafiteiros em relação à urbe como espaço de experiência. As fontes documentais utilizadas na pesquisa são imagens fotográficas dos grafites impostos nos espaços públicos de Brasília e depoimentos de grafiteiros coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, que são analisadas em diálogo com uma bibliografia interdisciplinar e com reportagens de jornais que abordam o assunto. Entendemos que a execução de grafites em Brasília encontra desafios espaciais e sociais pelo seu ordenamento urbano, dando uma singularidade à sua prática na cidade modernista. Assim, esta pesquisa analisa a atuação de grafiteiros na Capital Federal, evidenciando formas de representação da cidade a partir das relações de pertencimento ou não aos seus espaços. A análise contribui para demonstrar que o grafite não é uma intervenção urbana de caráter marginal ou alternativo a formas aceitas ou institucionalizadas, mas envolve uma reinterpretação de códigos, símbolos e narrativas sobre Brasília e, desse modo, leva a ver problemas da vida na metrópole contemporânea, principalmente no campo dos conflitos entre o âmbito público e o privado e das disparidades sociais

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
2016-2020
Localização Eletrônica
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40892

A Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello de Brasília: um estudo de caso de preservação musical bem-sucedida

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Teixeira, João Gabriel
Sexo
Homem
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
23
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
15
Página Final
50
Idioma
Português
Palavras chave
Brasília
Choro
Educação musical
Gênero musical
Resumo

Este trabalho faz parte de uma investigação mais ampla sobre a formação do campo artístico de Brasília que procura estabelecer os elementos do processo de educação sentimental dos artistas de projeção da capital federal. Enfoca o desenvolvimento e aceitação do “choro” enquanto gênero musical num contexto de contemporaneidade e numa urbe já denominada de capital nacional do rock. Mostra como elementos musicais tradicionais se combinaram para transformar a Escola de Choro de Brasília num caso bem-sucedido de educação musical. Insere a história desse gênero musical nas especificidades da criação artística da cidade e compara o seu destaque com o de outras áreas da criação cultural. Discute se haveria, realmente, uma forma específica brasiliense de “chorar” e apresenta uma síntese das carreiras de alguns de seus “chorões” mais famosos. Finalmente, apresenta algumas conclusões a respeito da afirmação de que, a despeito de sua curta existência (47 anos), a capital federal já teria se tornado em verdadeira “usina de talentos” e sobre o papel da Escola de Choro na confirmação ou rejeição dessa afirmação.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Logradouro
SDC Bloco G
Localidade
Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5380