Arte e estética

Imagens de migrantes na poesia de Mário de Andrade

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Costa, Iná Camargo
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
6
Ano de Publicação
1993
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Modernismo brasileiro
Poesia
Industrialização
Arte
Italianos
Resumo

Mário de Andrade acreditava na possibilidade da língua falada no Brasil se tornar independente da portuguesa. Por conta disso, adotou o procedimento reco­mendado por Maiakóvski: escrever de acor­do com a língua falada, sem se preocupar com as regras gramaticais (portuguesas) vigentes. Vivendo numa cidade como São Paulo, impensável sem os imigrantes que a construíram, não seria de admirar que os sons, palavras e expressões por ele ouvidos nas ruas da cidade acabassem aparecendo na sua poesia.

Nos anos 20, quando Mário de Andrade começou a escrever poesia moderna, São Paulo era uma cidade que mostrava em sua paisagem imigrantes de diversas naciona­lidades. principalmente italianos. E Mário usava suas palavras e expressões em sua poesia. Por outro lado, a cidade integrava-se aceleradamente ao mundo industriali­zado, de modo que também estavam no ar as línguas inglesa e francesa. A primeira sobretudo nas relações econômicas e a segunda como índice de “cultura erudi­ta”. Com essas informações, mesmo su­márias, é possível decodificar tanto o em­prego simpático quanto o crítico de ex­pressões em línguas estrangeiras nos poe­mas do livro Paulicéia Desvairada, publi­cado em 1922.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 1920
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/383

A linguagem fotográfica no Islã

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Ferreira, Francirosy Campos Barbosa
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
15
Ano de Publicação
2002
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
22
Página Final
28
Idioma
Português
Palavras chave
fotografias
imigração árabe
antropologia visual
islamismo
Resumo

Este artigo discute a relação dos muçulmanos com a imagem fotográfica. A intenção é aproximar o nosso mundo ocidental à lógica islâmica sobre a representação da imagem, isto porque, na religião islâmica o culto à imagem é proibido: não se deve cultuar o que Deus criou. De acordo com Hanania (1999:15), o espírito desta interdição islâmica em face da representação de formas é que, teoricamente, no Dia do Juízo, as imagens deverão ser ressuscitadas por seu autor. Mas, e a fotografia? Muito embora ela se constitua como um modelo de representação, não podemos descartá-la totalmente do contexto islâmico.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Brás
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 2000
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/833

A difícil viagem de retorno à aldeia

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Amorim, José Edilson de
Sexo
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
15
Ano de Publicação
2002
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Literatura brasileira
Migração
Antônio Torres
Oswaldo Elias Xidieh
Resumo

O romance de Antônio Torres tematiza o complexo da volta do migrante ao local de origem com a mesma dimensão humana, concretamente dramática, apontada pelo vivo ensaio antropológico do professor paulista Oswaldo Elias Xidieh: as marcas da esperança, da frustração e da impossibilidade. A presença dramática de um dos personagens centrais do romance expõe um percurso existencial que resume a trágica situação social de muitos outros migrantes. Acompanhemos os caminhos de Nelo.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 1970
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/843

Direito à cidade e as lutas por reconhecimento: uma abordagem sobre o Slam Resistência

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Possignolo, Giovana de Souza
Sexo
Mulher
Orientador
Melo, Rurion Soares
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-24022021-194711
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Axel Honneth
Henri Lefebvre
Literatura marginal
Lutas sociais
Produção do Espaço
Resumo

Essa dissertação explora a relação entre as lutas por reconhecimento e por direito à cidade. Ela foi conduzida combinando dois referenciais normativos distintos: primeiro, os estudos urbanos, baseados no Leitmotiv do direito à cidade; e segundo, a luta por reconhecimento. A primeira parte se preocupa em explorar a problemática urbana levantada pelo autor francês Henri Lefebvre, a partir dos conceitos de produção do espaço urbano, vida cotidiana e direito à cidade. A seguir, apresento como os conceitos lefebvrianos do urbano foram apropriados no contexto brasileiro, tanto pela literatura quanto por atores dos movimentos sociais urbanos. A segunda parte apresenta o modelo teórico da luta por reconhecimento desenvolvido pelo autor Axel Honneth e sua crítica às teorias dos movimentos sociais que restringem as demandas dos atores apenas a interesses econômicos e estratégicos, propondo assim um componente moral à interpretação das lutas sociais. De acordo com sua crítica, é importante destacar o nexo entre as experiências de injustiça e a motivação para reivindicar por reconhecimento. Assim, desenvolvo como ambos conjuntos teóricos podem ser cruzados para compreensão dos protestos sociais urbanos recentes preocupados com reivindicações por direito à cidade. Apresento um estudo de caso com o objetivo de conectar os dois quadros normativos mencionados acima, apesar de essas tradições teóricas raramente estão em debate conjunto. Minha hipótese é que esse diálogo pode enriquecer a análise urbana quando combinada para esse fim. Num segundo nível menos pretencioso, desenvolvo como carece que um componente moral na literatura sobre urbano de Lefebvre, por um lado; e também falta um componente espacial na teoria da luta por reconhecimento. Por fim, apresento os resultados do trabalho de campo sobre o Slam resistência, um movimento coletivo de batalha de poesia falada que ocupa a praça Roosevelt em São Paulo desde 2014, como consequência dos protestos de junho de 2013 que se espalhou por centenas de cidades brasileiras. 

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Bela Vista
Localidade
Praça Roosevelt
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2017-2019
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-24022021-194711/pt-br.php

Os brincantes de Lucas e historias de um boi migrante

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Carvalho, Luciana Gonçalves de
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
17
Ano de Publicação
2004
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Narrativas
Experiência migratória
Cultura
Boi migrante
Resumo

Diferentes expressões populares aludindo ao tema de perda e recuperação de um novilho precioso espalham-se por quase toda parte do Brasil, como variantes de um mesmo ciclo mítico do boi que aparece incorporado em muitas historias, músicas, danças e performances dramáticas pelo país afora 1: boi calemba no Rio Grande do Norte, boi pintadinho no Rio de Janeiro, boi bumbá no Pará e Amazonas, boi-de-mamão em Santa Catarina, boi-de-reis no Espirito Santo, cavalo-marinho em Pernambuco e bumba-meu-boi no Maranhão. Realizações singulares de um conjunto amplo de manifestações em que a figura de um boi - urna representação plástica do animal, mais ou menos realista, confeccionada artesanalmente - contracena com homens e mulheres nos papéis de cantadores, vaqueiros, índios, palhaços, escravos, fazendeiros e outros, essas expressões conjugam modalidades distintas de canto, toque, dança, teatro, narrativa e jogo. Frequentemente associadas a crenças e sentimentos religiosos, não perdem, contudo, o caráter lúdico que seus praticantes lhes reservam e denunciam, ao tratá-las preferencial mente como brincadeiras, e a si próprios como brincantes.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Maranhão
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Anos 2000
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/745

Presença cultural francesa no Brasil

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Pereira, Mareio Rodrigues
Sexo
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
89
Página Final
100
Idioma
Português
Palavras chave
cultura francesa
elite brasileira
política cultural internacional francesa
instrumentalização da cultura
Resumo

A presença cultural francesa no Brasil se desenvolve no decorrer do século XIX e se estende, como cultura estrangeira preponderante na consciência da elite brasileira, até os anos de 1960, quando é suplantada pela avassaladora presença da cultura norte-americana e, antes disso, pelo nacionalismo brasileiro. Até o início do século XX, sua influência sobre a elite brasileira se faz de maneira espontânea, como consequência da dinâmica do capitalismo. Porém, desde os anos de 1920, ela se faz, em boa parte, em função da política cultural internacional do Estado francês.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
Século XIX - 1960
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/560

Escrita afirmativa reflexões sobre a produção literária elaborada e consumida por descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Zanini, Maria Catarina C.
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i67.455
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
23
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Literatura
Italiano
Memórias
Rio Grande do Sul
Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a forma como a literatura produzida e consumida por descendentes de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul tem dialogado com seus processos identitários e de construção de memórias. Por meio desses escritos observa-se que há um processo de resistíncia e de tentativa de narrarem a si mesmos, como agentes de suas existíncias e historicidades.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Sul
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/455

Fotografias poderão dar testemunho do trauma de refugiados no Brasil?

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Oliveira, Tânia Biazioli de
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Muniz, Polyana Stocco
Endo, Paulo César
Sexo:
Mulher
Sexo:
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Refugiados
Fotografias
Traumas e testemunho
Resumo

Partindo das fotografias de refugiados, contidas nos folhetos da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, buscamos verificar se as imagens possibilitam uma experiência de crise que possa testemunhar sobre o passado imerso no trauma dos refugiados no Brasil. Analisamos o conteúdo e a forma das fotografias, destacando os retratos dos refugiados de diferentes idades, ambos os sexos e diversas regiões do mundo, bem como os cenários do refúgio. Descobrimos que as imagens seguem o princípio estético da estilização e não impedem que o horror se repita.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/497

Relações familiares Parentesco, compadrio e migrações na modernidade capitalista no Brasil dos anos 1970: reflexões por meio da história e música

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Resende, Victor H. de
Sexo
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i70.258
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Relações familiares
Migrações
Barragens
Resumo

O presente artigo trata, por meio da análise de músicas do trio Sá, Rodrix & Guarabyra, e da dupla Sá & Guarabyra, das relações familiares, de parentesco e compadrio no contexto dos anos 1970 no Brasil. As músicas tornam-se fontes importantes para a análise do contexto das famílias, sobretudo das populações ribeirinhas que, durante aquela década, em meio ao processo de intensa urbanização, viram-se expulsas do meio rural pelas construções de barragens como parte do programa nacional de racionalização das terras e dos projetos de aumento do potencial hidrelétrico no país, dentro do regime autoritário do período em questão.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
1970-1979
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/258

Entre o visível e o oculto: a construção do conceito de arte afro-brasileira

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Neto, Helio Santos Menezes
Sexo
Homem
Orientador
Schwarcz, Lilia Katri Moritz
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Antropologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Arte Afro-Brasileira
Arte Negra
Identidade Negra
Museu Afro Brasil
Museu Afro-Brasileiro
Resumo

Essa dissertação versa sobre a noção de arte afro-brasileira, tomando os principais estudos voltados à questão, exposições emblemáticas ao redor do tema e os contextos de fundação e expografia de duas instituições decisivas da área - o museu afro-brasileiro, em salvador, e o museu afro brasil, em São Paulo - como meios privilegiados de acesso às disputas conceituais e políticas que a constituem. Subjaz ao entendimento geral do estudo que as dificuldades de conceituação dessa arte de muitos nomes - negra, afrodescendente, afro-orientada, diaspórica etc. - e os distintos significados que lhe foram sendo atribuídos ao longo do século XX, se relacionam de maneira incerta, porém constante, com muitas das ambiguidades que informam as relações raciais no brasil. Os capítulos que compõem essa dissertação buscam, então, se debruçar sobre esse mosaico de usos, interpretações e definições que dão corpo e sentido, ainda que instável, ao termo. Afinal, quando se faz ou se fala em arte afrobrasileira, do que se está falando e o que se está fazendo? Quando uma exposição ou museu são organizados em torno desse conceito, que critérios e entendimentos são por eles acionados - e, por fim, também criados?

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Localidade
Museu Afro Brasil
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Cidade/Município
Salvador
Localidade
Museu Afro-brasileiro
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5307711