Arte e estética

Personalidade artística nos negócios mundanos: a celebração do “gosto do povo” em Joãosinho Trinta

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Farias, Edson
Sexo
Homem
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
27
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
594
Página Final
625
Idioma
Português
Palavras chave
Personalidade Artística
Negócios Mundanos
Gosto Popular
Desfile de Escola de Samba
Carnavalesco
Resumo

Ao escrever "Mozart: a sociologia de um gênio" e "A Peregrinação de Watteau à  Ilha do Amor", Norbert Elias deixou importante legado ao tratamento sociológico da formação das subjetividades artísticas e das expressões estético-culturais, a partir do problema em torno da relação entre transformação e conservação sócio-históricas, mas do ponto de vista das possibilidades e limites na conduta de indivíduos. Desse modo, neste artigo, a proposta de focar a trajetória de Joãosinho Trinta, no âmbito da cultura urbana do Carnaval do Rio de Janeiro, situa-se na contrapartida da aplicação do modelo figuracional e, assim, voltarmos à discussão sobre a funcionalidade arte-cultura enquanto espaço estratégico à catalisação de valores e à produção e difusão de significados. Isso, em busca das duas seguintes questões: Que dinâmica sócio-histórica é caracterizada pela ascendência do gosto popular na valoração do fazer e dos bens artístico-culturais? E, no reverso da medalha, em que medida esse mesmo processo se traduz na relação entre personalidade artística e negócios mundanos, encarnada na figura histórica do carnavalesco?

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1970-1980
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5684

Geração hip-hop e a construção do imaginário na periferia do Distrito Federal

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Tavares, Breitner
Sexo
Homem
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
25
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
309
Página Final
327
Idioma
Português
Palavras chave
Sociologia
Gerações
Juventude
Hip-hop
Rap
Resumo

Este artigo propõe observar elementos gerais referentes à construção de um estilo de vida hip-hop em termos de suas origens históricas de uma cultura planetária e, em especial, como fator preponderante para a configuração geracional. Para isso, se discute algumas trajetórias biográficas concernentes a uma configuração da cultura hip-hop vivenciada por jovens do Distrito Federal, compreendida como mecanismo produtor de orientações coletivas para uma determinada visão de mundo.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5534

Ideologia e utopia de Brasília : disputas em torno do projeto de Brasil moderno

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Couto, Bruno Gontyjo do
Sexo
Homem
Orientador
Farias, Edson Silva de
Ano de Publicação
2013
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UNB
Página Inicial
1
Página Final
181
Idioma
Português
Palavras chave
Arquitetura moderna
Planejamento urbano
Arquitetura de Brasília
Brasília
Resumo

O presente estudo se propõe a lançar um novo olhar sobre a cidade de Brasília. Tomando a cidade como um espaço-memória, o nosso objetivo primordial consiste em destrinchar as trajetórias e cruzamentos históricos que estão aí materializados, configurando essa cidade como uma síntese histórica. Antes de qualquer coisa, é preciso ter em conta que a cidade nasce como uma capital planejada e concebida enquanto parte de um projeto de desenvolvimento nacional que, em última instância, almejava a renovação da sociedade brasileira. A cidade nasce como projeção de uma sociedade que ainda não existe. De algum modo, o nosso percurso de pesquisa se propõe a analisar a história de Brasília para entender qual é o lugar por ela ocupado na história, enquanto evento que sintetiza uma série de processos e que de alguma forma foi perpetrado com a finalidade última de controlar e transformar a própria história enquanto fluxo. Assim, nos propomos a descobrir e analisar as condições de possibilidade de emergência dessa cidade, esmiuçando as linhas de força históricas que levam até ela e que, de algum modo, estão materializadas como parte desse espaço e conservadas como parte dessa memória. Com esse intuito, nos propomos a analisar, no primeiro capítulo, o arranjo histórico que deu vida ao projeto de interiorização da capital como parte de um projeto republicano de civilização no Brasil. A nossa hipótese é que a agenda da transferência torna-se um imperativo a partir do momento em que é acoplada a uma determinada visão do mundo social e um respectivo projeto de poder. No segundo capítulo, procuramos destrinchar os caminhos que levam o modernismo cultural a se amalgamar às razões de Estado no regime Vargas através da linguagem do moderno e do nacional, fomentando a aliança entre modernismo arquitetônico e Estado ao longo das décadas seguintes. A nosso ver, esses cruzamentos foram fundamentais para a construção do modernismo do grupo carioca enquanto vanguarda arquitetônica oficial, desdobrando-se na escolha “natural” de Niemeyer e Costa para projetar a nova capital do país e na constituição de Brasília enquanto uma cidade modernista. Finalmente, no terceiro e último capitulo, tentamos compreender o contexto político e econômico que contribuiu para a formação do projeto de desenvolvimento nacional que dá nova vida à agenda de interiorização da capital, culminando na proposta de Juscelino Kubitschek de construir Brasília.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
1870-1960
Localização Eletrônica
https://repositorio.unb.br/handle/10482/14964

Entre garotos e suas equipes: consumo tecnocultural e dinamicidade ético-estética na cena black brasiliense

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Araújo, Saulo Nepomuceno Furtado de
Sexo
Homem
Orientador
Farias, Edson Silva de
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Brasília
Programa
Pós Graduação em Sociologia
Instituição
UNB
Idioma
Português
Palavras chave
Consumo Tecnocultural
Black Music
Tecnicidade
Cena Black Brasiliense
Processo Narrativo
Resumo

Este trabalho tem por objetivo a compreensão de específicos processos transitados entre os anos 1970, 1980 e 1990, relativos às manifestações culturais identificadas à música popular negra norte-americana, ou black music, no contexto da cidade de Brasília. Tomando por base metodológica um modelo de análise configuracional, interes-sa-nos a articulação interdependente entre dinâmicas de caráter técnico e rede-finições nos protocolos éticos de consumo de bens tecnoculturais, produção e participações de eventos black, redefinições estas tomadas enquanto indisso-ciáveis de outro conjunto de transformações no que diz respeito ao plano das estéticas black, sobretudo as musicais, em circulação no contexto investigado.Com base nos recursos técnicos da observação participante e da entrevista não estruturada, foi dada especial atenção, neste processo de pesquisa, à interlocu-ção com os produtores culturais, disc jockeys (DJs) e donos de equipes de sono-rização participantes de diferentes momentos do conjunto de expressões que dão corpo às tramas sociais às quais nos referimos por cena black brasiliense ou candanga, na exata medida em que esses interlocutores dispõem de posições e saberes privilegiados relativos às distintas formas de articulação entre dinâmi-cas de caráter técnico e novas possibilidades de vivências, ou expressões ético-estéticas relacionadas à black music.Busca-se assim, construir um processo narrativo em que se articulem as falas de diferentes interlocutores, autores e do próprio pesquisador na compreensão de alguns dos processos que levariam a região metropolitana do Distrito Federal a constituir, no plano nacional, um dos principais mercados de produção e consu-mo de estéticas black, tais como o rap e o funk.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
1970-1990
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5700

A escrita como arma: uma análise do pensamento social na Literatura Marginal

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Benevenuto, Silvana José
Sexo
Mulher
Orientador
Tolentino, Célia Aparecida Ferreira
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
UNESP/MAR
Idioma
Português
Palavras chave
literatura marginal
violência
literatura e sociedade
periferia
Resumo

O presente trabalho analisa a coletânea Literatura marginal: talentos da escrita periférica (2005). Organizada por Ferréz, um dos mais importantes idealizadores deste projeto literário e responsável pela rubrica Literatura Marginal, que nomeia a obra, tem o peso de lançar em livro onze autores, incluindo o organizador, alguns deles completamente desconhecidos pelo público nacional. Interessa-nos discutir o que escreve e o que pensa este narrador que se autodefine “marginal” e, com isso, colocar em evidência sua visão de mundo, o que, segundo entendemos, pode ser apreendido não restritamente naquilo que discursam, mas sim a partir da análise da relação existente entre o conteúdo e a forma desta manifestação literária. Mais que os escritores, estamos propondo pensar a própria narrativa como expressão de um coletivo, de um grupo que em comum traz consigo a condição de ser morador de periferia e acreditar que as letras podem ser uma arma. Para combater o quê e a quem? É a pergunta que norteia esta nossa análise e que nos faz dedicar a uma discussão sobre o narrador desta literatura. Destaca-se a forma que a própria matéria literária assume quando, em alguns momentos, o narrador elabora um discurso “violento” em contrarresposta à violência sofrida, ou, ainda, quando deixa suscitar a noção de destino como explicação para uma situação ao qual se vê submetido. Para tanto, a literatura é pensada a partir de sua relação com a matéria social, particularmente a violência, discutindo a intersecção entre literatura e sociedade.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004
Localização Eletrônica
https://repositorio.unesp.br/entities/publication/30a73fe5-face-46e2-9654-6de3d43f8467

Personalidade artística nos negócios mundanos: a celebração do “gosto do povo” em Joãosinho Trinta*

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Farias, Edson
Sexo
Homem
Título do periódico
Revista Sociedade e Estado
Volume
27
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
594
Página Final
625
Idioma
Português
Palavras chave
Personalidade Artística
Negócios Mundanos
Gosto Popular
Desfile de Escola de Samba
Carnavalesco
Resumo

Ao escrever "Mozart: a sociologia de um gênio" e "A Peregrinação de Watteau à  Ilha do Amor", Norbert Elias deixou importante legado ao tratamento sociológico da formação das subjetividades artísticas e das expressões estético-culturais, a partir do problema em torno da relação entre transformação e conservação sócio-históricas, mas do ponto de vista das possibilidades e limites na conduta de indivíduos. Desse modo, neste artigo, a proposta de focar a trajetória de Joãosinho Trinta, no âmbito da cultura urbana do Carnaval do Rio de Janeiro, situa-se na contrapartida da aplicação do modelo figuracional e, assim, voltarmos à discussão sobre a funcionalidade arte-cultura enquanto espaço estratégico à catalisação de valores e à  produção e difusão de significados. Isso, em busca das duas seguintes questões: Que dinâmica sócio-histórica é caracterizada pela ascendência do gosto popular na valoração do fazer e dos bens artístico-culturais? E, no reverso da medalha, em que medida esse mesmo processo se traduz na relação entre personalidade artística e negócios mundanos, encarnada na figura histórica do carnavalesco?

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1970-1980
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5684?articlesBySimilarityPage=6

Vizinhos do MAR: Trajetórias de Memória e Resistência

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Miragaya, Luciana Gondim Cruz
Sexo
Mulher
Orientador
Santos, Ynaê Lopes dos
Ano de Publicação
2019
Programa
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, POLÍTICA E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM BENS CULTURAIS E PROJETOS SOCIAIS
Instituição
FGV
Página Inicial
1
Página Final
224
Idioma
Português
Palavras chave
Museologia Social
Memória
Arte
Educação
Vizinhança
Resumo

Essa dissertação propõe reflexões, à luz da área de estudo da “Museologia Social”, das
dinâmicas e possibilidades de convivência e atuação entre museus e seus públicos mais
próximos, a partir do estudo de caso do programa Vizinhos do MAR, do Museu de Arte do Rio.
A localização na Região Portuária do Rio de Janeiro e o período de realização dessa pesquisa,
durante as intervenções urbanísticas do Porto Maravilha, me permitiram acessar questões como
as violências históricas e atuais sofridas pelas populações negras e moradoras de favela, bem
como os caminhos de resistência no contexto contemporâneo do Rio de Janeiro. A principal
metodologia utilizada foi a História Oral. A escuta de três moradores de favelas impactadas
pelo Porto Maravilha sobre como experimentaram a chegada e o estabelecimento do MAR no
território onde habitam, e construíram ações com (e apesar) do museu, foi fonte para a pesquisa
dos desafios e possibilidades de construção de uma museologia socialmente responsável no
século XXI.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
Morro da Providência
Zona
Centro
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Morro da Providência
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1891

Interdependências e interpenetrações civilizatórias: os aromas e sua magia

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Nery, Salete
Sexo
Mulher
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
31
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
693
Página Final
716
Idioma
Português
Palavras chave
Perfume
Cheiro
Cura
Sociologia figuracional
Sociologia das interpenetrações
Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a construção sócio-histórica do gosto pelo perfume no Brasil - com especial destaque para a Região Nordeste, notadamente a Bahia - a partir das relações de interdependência e interpenetração entre povos no país. À luz das contribuições de Norbert Elias e de Roger Bastide, o fio condutor do debate é a crença no caráter mágico dos cheiros como elemento de articulação entre religiosidades, costumes e povos heterogêneos em contato. Destacam-se a especificidade das figurações em cada região e alguns dos fatores condicionantes das mesmas, bem como os processos de transformação nas figurações ao longo do tempo, bem como o papel que as curas mágicas podem ter tido na modelação do gosto pelo perfumar-se. Deste modo, a sociologia figuracional aparece em sua potencialidade para dar conta de realidades complexas de interpenetração.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
2010-2014
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6168

O protocolo de pesquisa da circulação na sociologia da cultura, no Brasil

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Farias, Edson
Sexo
Homem
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
31
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
583
Página Final
614
Idioma
Português
Palavras chave
Protocolo
Circulação
Cultura
Conhecimento
Sociologia da cultura
Resumo

Localiza-se o protocolo de pesquisa da circulação cultural e dos conhecimentos nas pautas da sociologia da cultura no Brasil. Sob o ponto de vista processual, toma-se por objeto de conhecimento e reflexão as figurações discursivo-epistêmicas e institucionais referidas a  diferenciação da sociologia da cultura no interior do campo das ciências sociais brasileiras. São traçados itinerários de linhagens intelectuais, na medida mesma em que descreveremos elementos a nosso ver heurísticos dos seus respectivos quadros de ferramentas conceituais. São analisados três estágios: (1) a abordagem sociológica centrada no problema modernista sobre a figura pública do intelectual encerrado nas condições de uma sociedade de capitalismo dependente periférico; (2) a reorientação analítica na qual o prisma da indústria cultural alcança significativa importância nas formulações sobre a produção simbólica, em especial no que toca às concepções de modernidade brasileira; (3) as possibilidades abertas pela lente da mundialização são retomadas com a finalidade de traçar um quadro não exaustivo do que estamos entendendo como possibilidades do protocolo da circulação cultural e do conhecimento.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6163

Interpretações do Brasil e a temporalidade moderna: do sentimento de descompasso à crítica epistemológica

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Tavolaro, Sergio Barreira de Faria
Sexo
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136030010
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
36
Ano de Publicação
2021
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Pensamento brasileiro
Modernidade no Brasil
Teoria sociológica
Interpretações do Brasil
Modernidade
Resumo

Ao revisitar algumas das mais prestigiadas obras de interpretação do Brasil, o artigo debruça-se sobre o sentimento de descompasso que permeia os retratos da vida social brasileira ali delineados. A conjectura que se quer examinar é que, admitida a pluralidade de perspectivas que colorem essa fatura, tais obras insinuam primar no país um ordenamento temporal intricado e sinuoso, apenas em parte sincronizado ao tempo homogêneo, progressivo e linear dos contextos modernos modelares. Importa-me, ademais, contemplar um conjunto de formulações críticas ao imaginário sociológico com o propósito de explorar uma segunda hipótese: tão logo apreciados em diálogo com essas proposições críticas, retratos da sociedade brasileira esboçados nessas obras parecem dispor de elementos sugestivos de um enquadramento teórico sensível às incongruências, assimetrias e tensões que atravessam a temporalidade moderna. Ao final do artigo, pretendo refletir sobre o alcance heurístico dessas ideias e suas eventuais contribuições para o debate sociológico contemporâneo.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/36375