Arte e estética

Dançando como cisnes: a formação de mestres-salas e porta-bandeiras no carnaval paulista

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Oliveira, Felipe Gabriel de Castro Freire
Sexo
Homem
Orientador
Silva, Vagner Gonçalves da
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Antropologia Social
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Carnaval
Escolas-de-samba
Mestre-sala e porta-bandeira
Técnicas corporais
Dança
Resumo

Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar a formação e a atuação dos casais de mestres-salas e porta-bandeiras das escolas de samba de São Paulo. Por meio do exame da literatura sobre o tema do carnaval, estudos etnográficos e entrevistas, investiga-se as formas de ensino e aprendizagem presentes em agremiações paulistas (como Independente Tricolor e Vai Vai - "escolas de samba") e cursos de formação e aprimoramento (oferecidos pela Associação dos Casais de Mestres-Salas, Porta-Bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo, AMESPBEESP, e pelo Projeto Cisne do Amanhã - "escolas de bailado"), que promovem atendimento a participantes vindos de diversas cidades do Estado. A pesquisa aponta para a existência de uma rede de reciprocidades que complexifica a maneira pela qual se relacionam dançarinos e entidades carnavalescas, articulando as "escolas de samba" e "escolas de bailado". O estudo demonstra como uma festa espetacular como o carnaval, que tem como um de seus elementos constituintes a dança, é uma forma de transmissão e apreensão de conhecimento sobre técnicas corporais que lidam com significados, identidades e posições de reconhecimento social, disputados e negociados por seus participantes.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2017-2019
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23032021-194345/fr.php

Dispositivos de Mobilidade: Estética, precariedade e legibilidade no marco de dez anos da favela modelo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Mano, Apoena
Sexo
Homem
Orientador
Leite, Marcia da Silva Pereira
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Ciências Sociais
Instituição
UERJ
Idioma
Português
Palavras chave
Violência Urbana
Pacificação
Mobilidades
Favela
Rio de Janeiro
Resumo

Esta dissertação apresenta etnograficamente múltiplas sociabilidades e dinâmicas urbanas na favela Santa Marta/RJ, reconhecida como “favela modelo” da “pacificação”, para abordar e discutir a interface entre (i)mobilidades locais e supralocais em percepções sobre o esgotamento do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora no marco de dez anos após seu início. O aporte teórico principal é um entrelaçamento entre a sociologia das mobilidades e o instrumental analítico de Foucault - em continuidades através dos conceitos de necropolítica e margens do Estado. A noção de dispositivos de mobilidade caracteriza um cruzamento heterogêneo entre fluxos e pontos de apoio constitutivos da vida social que simultaneamente produzem e expressam condições sociopolíticas e dimensões significativas determinadas em torno de assimetrias de poder e (i)mobilidades relacionais. Neste sentido, a construção deste trabalho é motivada em torno de uma pergunta central: “Quais as possibilidades de se delinear interrupções, permanências e continuidades relacionados à “pacificação” da favela Santa Marta a partir de uma observação analítica de dispositivos de mobilidade?” O argumento principal é que o desenvolvimento de noções de dispositivos estéticos, de precariedade e de legibilidade podem ser eixos analíticos que, quando aplicados a determinadas materialidades, funcionam como chaves analíticas para compreender efeitos entre a emergência e declínio de fluxos urbanos e a manutenção da ordem social e simbólica da referida favela. Para a realização desta investigação amostral de sócio-etnográfico e multi-situada, foram utilizados recursos metodológicos “móveis” em associação com técnicas e procedimentos convencionais. Entre eles, a análise comparativa de material promocional, infoViolência Urbana, Pacificação, Mobilidades, Favela, Rio de Janeirormativo e midiático relacionado ao objeto da pesquisa e a observação móvel de sujeitos locais no território selecionado.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2018
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9603944

A formação do consumo gourmet no Brasil: o caso dos cafés especiais e dos corpos que os acompanham

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Lages, Mauricio Piatti
Sexo
Homem
Orientador
Farias, Edson Silva de
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19219
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Brasília
Programa
Sociologia
Instituição
UnB
Idioma
Português
Palavras chave
Sociedade de consumo
Café - consumo
Conflito social
Gastronomia gourmet
Consumidores
Resumo

Nosso olhar parte da percepção de uma alteração na forma de organização do mercado brasileiro a partir da última década, especialmente no que concerne à disseminação da alta gastronomia e dos bens de luxo para parcelas ascendentes da população. Aos poucos ganha corpo um novo segmento de mercado que ficou conhecido pela oferta de produtos gourmets, na esteira de tendências internacionais de reelaboração da apresentação dos produtos. Como são transformações recentes, que começaram a se consolidar na passagem do século XX para o XXI, nossa proposta é tomar o caso do consumo de café como meio de se pensar as consequências premeditadas e não premeditadas desse processo de reorganização do mercado, levando em conta as implicações do mesmo para o consumidor metropolitano. Isso porque a apreciação de cafés de alta qualidade, segmento que toma parte no circuito mais amplo dos produtos gourmets, vem ganhando força nas metrópoles brasileiras, em conjunto com a disseminação massiva de cafeterias especializadas. Do ponto de vista sociológico, levanta-se a pergunta acerca dos modos socialmente estruturados de usar bens de consumo para demarcar relações sociais, já que o consumo de determinadas bebidas, como é o caso do café nas atuais metrópoles brasileiras, pressupõe uma capacitação da percepção, por parte dos consumidores, no sentido de perceber as diferenças internas à composição do produto. Assim, o consumo de café serve para apontar a existência empírica de uma nova forma de competência social, que distingue os indivíduos entre si na medida em que alguns consumidores passam a complexificar o discernimento dos produtos ofertados. Até que ponto essa nova capacitação envolve uma estratégia de distinção por parte de determinados segmentos sociais, caracterizando também novas formas de se conceber o prestígio social, é uma hipótese a ser investigada. Tendo em vista a significativa expansão desse mercado no país, pretendemos dirigir o olhar sobre a repercussão da ampliação do leque de produtos gourmets na formação de novas hierarquias simbólicas entre os consumidores, não só no sentido de uma distribuição desigual das capacidades de apreciação e usufruto dos produtos, mas também no sentido da disseminação de novas formas de conhecimento especializado – isto é, novos símbolos, novos marcadores sociais. Na esteira dessas inovações simbólicas, veremos também como a circulação de determinados sabores traz em evidência os conflitos sociais que se sedimentam nas cafeterias, onde consumidores e especialistas se enfrentam na antinomia das diferenças de percepção adquiridas — e onde o café amargo, forte e encorpado do brasileiro encontra o café de acidez acentuada, torra clara e dotado de notas florais e frutadas.

Disciplina
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de São Paulo
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Região
Região Metropolitana de Brasília
Cidade/Município
Brasília
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
Século XX e XXI
Localização Eletrônica
http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/19219?locale=en

Os chefs e suas criações: mobilidades culinárias nos restaurantes de São Paulo

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Lages, Mauricio Piatti
Sexo
Homem
Orientador
Freire-Medeiros, Bianca
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Chefs de cozinha
Cidade global
Economia cultural
Gastronomia
Mobilidades
Resumo

Esta tese explora a relação entre os fluxos globais da gastronomia e os restaurantes da cidade de São Paulo. O foco é posto no trabalho criativo dos chefs de cozinha, a partir de sua inserção no regime dos bens culturais. Entre os condicionantes do trabalho criativo, são consideradas as mobilidades culinárias, as novas características ocupacionais e as relações de poder próprias de uma cidade como São Paulo. Inspiradas pelo olhar etnográfico, diferentes estratégias metodológicas foram adotadas, mantendo como eixo as entrevistas com chefs, jornalistas e outros profissionais. O objetivo da pesquisa foi entender a cena gastronômica de São Paulo no início do século XXI, investigar o contraste de posturas culinárias adotadas pelos chefs e o modo como esse mercado está sendo estruturado.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Início do século XXI
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-18122023-180824/pt-br.php

Existir e resistir - mulheres negras no graffiti: a produção cultural de Negahamburguer e NeneSurreal

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Bianca Dantas Gomes da
Sexo
Mulher
Orientador
Fonseca, Dagoberto Jose
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
Araraquara
Programa
Ciências Sociais
Instituição
UNESP
Idioma
Português
Palavras chave
Mulheres negras
Movimento Hip-Hop
Grafiteiras negras
Teorias de Gênero
Resumo

Essa dissertação tem como objetivo compreender como as mulheres negras atuam no mundo do graffiti e quais as possíveis transformações presentes nesse campo majoritariamente ocupado por representações masculinizadas. Buscamos verificar como as relações de gênero se apresentam na prática de graffiti, sob a perspectiva das categorias de raça/etnia, a fim de compreender o lugar das mulheres negras nesse universo. Para tanto, nos atemos à produção cultural de duas grafiteiras negras: a Negahamburguer, de São Paulo/SP e a NeneSurreal, de Diadema/SP. Ambas são referências no universo do graffiti e iniciaram a prática por meio de afinidades com o Movimento Hip-Hop. Orientada pelas reflexões dos Estudos de Gênero, partimos do referencial teórico proposto pela historiadora e pesquisadora brasileira Lélia Gonzalez, que se constitui no desenvolvimento de estudos debruçados a compreender as mulheres negras enquanto agentes do processo de construção e transformação cultural.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Diadema
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
NI
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7830310

Engodo na arte contemporânea: a luta da pixação contra o campo da arte; uma escultura social

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Franco, Sergio Miguel
Sexo
Homem
Orientador
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Flâneur
Pierre Bourdieu
Pixação
Revolução simbólica
Sgraffito
Resumo

Este doutorado apresenta a pixação como um fenômeno urbano, típico da cidade de São Paulo. Caracteriza-se pelo uso ortográfico da letra X (xis) na sua nomenclatura e de uma sociabilidade que amplia a rede de relações dos indivíduos, podendo expandir-se para a integralidade do território da metrópole. Além do estudo detalhado sobre o fenômeno em questão, compara os pixadores aos bandeirantes que iniciaram o reconhecimento do território do país nos primórdios do séc. XVI, partindo com as bandeiras das monções no rio Tietê, em Porto Feliz, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa estuda um conjunto de pixadores, responsáveis por um movimento de conquista no campo da arte contemporânea. Situa-os em eventos internacionais na cidade de Paris, em França, e Berlim, na Alemanha, ao mesmo tempo em que faz um retrato dessas metrópoles modernas no século XIX. Como metodologia, este trabalho perpassa por uma etnografia atual de 7pixadores; dois já falecidos e uma mulher. Na etnografia dos entes presentes, o pesquisador contribuiu na expografia de suas obras de arte como curador, algumas transformadas em projetos e exposições. Acrescenta ainda um projeto de exposição para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda não realizado com os pixadores em questão. Com isso, consolidou a confiança e a reciprocidade, entre pesquisador e pesquisados, necessárias para a obtenção de informações privilegiadas, responsáveis pelo desenvolvimento deste trabalho. Em relação à etnografia da pixadora presente no doutorado, foi feita uma comparação entre a sua pixação e uma pintura do final do século XV, em Roma, do autor Caravaggio.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2018
Localização Eletrônica
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-11112019-110109/pt-br.php

Sobre os usos sociais da cultura: observações acerca do programa “Fábricas de Cultura” do Estado de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Kruchin, Rafael Kiefer
Sexo
Homem
Orientador
Garcia, Sylvia Gemignani
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Programa Fábricas de Cultura
Brasilândia
Cultura
Políticas Públicas
Pobreza
Resumo

Propõe-se, nesta dissertação, a observação do Programa “Fábricas de Cultura” do Governo do Estado de São Paulo para investigar e problematizar um caso empírico de política pública que concebe a cultura como meio para a transformação social de setores populacionais específicos e delimitados territorialmente no mundo da pobreza. Para isso, é feita uma reconstrução histórica do contexto em que surge a política e do seu processo de implementação, complementada por uma análise empírica de seu funcionamento a partir de incursões em campo na unidade Brasilândia. Esses movimentos analíticos permitem ressaltar o caráter histórico e político do Programa, de sua concepção à sua implementação. Em especial, a observação exploratória de seu funcionamento permite caracterizá-lo como exemplar da perspectiva moral e de despolitização das políticas públicas voltadas para os “jovens pobres”, tal como vem apontando a literatura contemporânea.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Zona Norte
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Brasilândia
Logradouro
Av. General Penha Brasil, 2508
Localidade
Fábrica de Cultura de Brasilândia
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2015-2017
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5165290

Programa Cultura Viva: do Governo Federal à Prefeitura de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Teixeira, Vinicius Ribeiro Alvarez
Sexo
Homem
Orientador
Mira, Maria Celeste
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Programa Cultura Viva
Política Cultural
Governo Federal
Ministério da Cultura
Pontos de Cultura
Resumo

O presente trabalho discute a relação entre Estado e cultura, sobretudo, no que concerne às chamadas culturas tradicionais populares. Dessa maneira, aborda também conceitos e preceitos que de alguma forma influem no debate e no curso das políticas culturais, seja em âmbito nacional ou internacional. Enquanto objeto de pesquisa, o estudo privilegia a análise dos temas que perpassam o Programa Cultura Viva. Buscou-se compreender a trajetória do programa desde a sua formulação, no Ministério da Cultura, até a sua implementação pela Prefeitura de São Paulo.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004-2017
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5571577

Presenças e ausências na memória social dos anos 1970. Uma análise de "O ano em que meus pais saíram de férias"

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Najera, Gretel Soraya
Sexo
Mulher
Orientador
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Santo André
Programa
Ciências Humanas e Sociais
Instituição
UFABC
Idioma
Português
Palavras chave
Ditadura Militar
Copa do Mundo de 1970
Militância
Memória Social
Exílio
Resumo

O presente trabalho visa como objetivo geral analisar representações sobre os anos 1970 em um dos filmes mais destacados da safra da filmografia brasileira dos anos 2000: O ano em que meus pais saíram de férias, do diretor Cao Hamburger (2006). A análise é feita a partir da figura alegórica do goleiro, da presença marcante da comunidade judaica de São Paulo e da dicotomia presença-ausência. Tudo o qual se enquadra na discussão sobre cinema e história, levando em consideração as tensões que decorrem das leituras do passado recente, feitas em tempo presente.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1970
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5079193

O visível e o invisível nas relações de contato dos grupos jê meridionais: uma análise da caça, guerra e dos rituais funerários como relações de predação, produção e controle dos poderes latentes da alteridade

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Junqueira, Gabriela Goncalves
Sexo
Mulher
Orientador
Mano, Marcel
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Uberlândia
Programa
Ciências Sociais
Instituição
UFU
Idioma
Português
Palavras chave
Jê Meridionais
Caça
Ritual Funerário
Predação e Apropriação
Produção de pessoas
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas expressões do pensamento mágico religioso, sobretudo as relações entre caça e guerra, no universo histórico do contato dos grupos jê meridionais durante os séculos XVIII e XIX, em suas relações com o mundo exterior da alteridade. Mediadas pelas intermináveis guerras, as relações desses índios com o mundo exterior não-índio propõe uma predação do exterior para a produção do interior, em cujo processo o xamanismo atua como instância de controle dos poderes invisíveis para o sucesso da captura de bens simbólicos e materiais do exterior. A predação existente por meio da guerra permitia ao grupo se apropriar de partes subjetivadas do outro, mas também de partes objetivadas, o que permitia não só a incorporação de virtudes, mas também de partes do corpo do inimigo. Com isso pretendo estabelecer algumas relações entre as urnas funerárias e o morto (fera), a guerra e o inimigo e a caça e a fera abatida, pensando por meio de um diálogo entre a antropologia, arqueologia e história como podemos propor determinadas analogias entre estes diferentes modos de se relacionar com o mundo exterior que provavelmente esteve presente na história e cultura destes grupos jê meridionais. O material básico de pesquisa foi tanto uma documentação histórica dos séculos xviii e xix referentes à região dos atuais sul de goiás, triângulo mineiro e norte de são paulo; como uma bibliografia etnográfica sobre os grupos jê que permitiu o exercício de uma projeção etnográfica; bem como uma bibliografia proveniente da arqueologia que também permitiu o exercício da projeção etnográfica. Com base nisso, é proposto que aos poderes visíveis dos guerreiros e caçadores se somavam os poderes invisíveis do xamã e de suas ações nas situações de conflitos, no qual, animais, mortos (fera) e outros povos são inimigos, mas detentores de certos poderes e bens e responsáveis por uma produção ontológica, que controlados por xamãs sonhadores e guerreiros, são apropriados subjetivamente e objetivamente na caça, na guerra e nos rituais funerários para a própria produção e reprodução de sua máquina social cultural.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
séculos XVIII e XIX
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclusao/viewtrabalhoconclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4997917