Mobilidade urbana

Uma Categoria Fora dos Trilhos: Um Estudo sobre as Causas e Consequências da Crise entre os Ferroviários

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Lima, Rogério Mendes de
Sexo
Homem
Orientador
Machado da Silva, Luiz Antonio
Ano de Publicação
1998
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
História dos ferroviários
Cultura ferroviária
Ferroviários
Trajetória sindical
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
1970-1998

ENTRE PÁS E PICARETAS: O FUTEBOL DE TRABALHADORES NEGROS NA LONDRINA DOS ANOS DE 1930

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Silva, André Xavier da
Sexo
Homem
Título do periódico
Recorde
Volume
15
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Futebol
História
Cor
Resumo

O artigo analisa o futebol de trabalhadores negros na cidade de Londrina/PR nos de 1930. Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa histórica fotografias, entrevistas semiestruturadas e notícias de jornal. A sociogênese da cidade e região marcadas pelo empreendimento da CTNP (Companhia de Terras Norte do Paraná) trazia como fio condutor do empreendimento imobiliário a abertura de estradas e de vias-férreas ligando o interior de São Paulo ao Estado do Paraná. Neste cenário destacamos a organização social do lazer entre trabalhadores negros que trabalharam na construção desta via-férrea até o trecho de Londrina, o time de futebol denominado de Pá e Picareta nos possibilita uma reflexão que dá visibilidade à população negra na região.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Londrina
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Paraná
Referência Temporal
1930-1940
Localização Eletrônica
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/52785

NOTAS INTRODUTÓRIAS DO FOOT BALL EM FEIRA DE SANTANA (1906-1922)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Nunes, Fábio Santana
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Ribeiro, Jean Carlo
Cotes, Marcial
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Título do periódico
Recorde
Volume
16
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
História do Esporte
Mercantilização do Lazer
Feira de Santana
Resumo

A investigação intenta compreender as relações recíprocas entre o futebol e o contexto social na cidade de Feira de Santana, em especial, os meios de transporte, a urbanização e o desenvolvimento econômico, bem como os modos de organização dos espetáculos futebolísticos, agentes mobilizadores, locais de realização, modalidades de representação na imprensa, frequência com que aconteciam, público participante e entidades promotoras. O recorte temporal compreende o princípio do século XX. Como fontes, principalmente, os periódicos publicados à época no município pesquisado, as obras de memorialistas e de viajantes. Destacam-se personagens, instituições e o intercâmbio com outras regiões. Os modais de transporte foram importantes à interiorização do futebol, interligando Feira de Santana às regiões do Recôncavo Baiano e Salvador por meio do trem articulado com barco a vapor.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Feira de Santana
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Bahia
Referência Temporal
1906-1922
Localização Eletrônica
https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/62427

Trabalhadores em trânsito: um estudo dos novos taxistas da cidade do Rio de Janeiro

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Nóbrega, Ricardo André Avelar da
Sexo
Homem
Orientador
Silva, Luiz Antonio Machado da
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
IUPERJ
Idioma
Português
Palavras chave
Taxistas
Trabalho autônomo
Informalidade
Reestruturação produtiva
Resumo

Esta dissertação foi elaborada a partir de uma pesquisa de observação participante realizada com motoristas de táxi da cidade do Rio de Janeiro entre 2003 e 2005. As entrevistas indicaram significativa presença de profissionais com nível de escolaridade acima do ensino médio que ingressaram na profissão após a perda de seus empregos originais. As explicações mais prováveis estão relacionadas à mudança estrutural na organização dessa modalidade de transporte e a processos de downsizing e de reestruturação produtiva ocorridos em diversas empresas nas duas ultimas décadas. A integração dos novos motoristas à sua nova condição ocupacional é abordada, bem como questões relativas à sociabilidade com outros taxistas e demais sujeitos no trânsito, como outros motoristas (profissionais ou não) e pedestres. 

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2003-2005
Localização Eletrônica
https://www.semanticscholar.org/paper/Trabalhadores-em-tr%C3%A2nsito%3A-um-estudo-sobre-os-do-de-N%C3%B3brega-Avelar/f903839de2a8a1c1addb88f6a07ad2681ec6b911

Tem espaço na van: estudo de caso em cooperativa na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Vinicius Fernandes da
Sexo
Homem
Orientador
Silva, Luiz Antonio Machado da
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia e Antropologia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Transportes Urbanos
Cidades
Sociologia Urbana
Identidade
Território
Resumo

A partir dos anos 1990 surge um “novo” tipo de modal nos transportes coletivos urbanos no Estado do Rio de Janeiro, e que passa a realizar, em grande quantidade, os deslocamentos de passageiros/trabalhadores residentes em cidades periféricas, subúrbios e favelas ao centro. Este “novo” modal demonstra, historicamente, não ser tão novo assim. O transporte realizado por kombis e veículos particulares sempre existiu no Estado do Rio de Janeiro desde o inicio do século XX, disputando espaço e mercado com os grupos empresariais dominantes em momentos específicos na história da cidade e do Estado. Porém a partir da metade dos anos 1990, após a estabilização da moeda, as transformações no mundo do trabalho através de um crescente processo de informalidade, a modernização das indústrias e a importação de novos tipos de veículos automotores, difunde-se no território urbano o transporte por vans. Existem nomenclaturas e classificações diversas para esse tipo específico de transporte urbano, ele pode ser classificado como “alternativo”, “informal”, “ilegal”, “pirata”, “complementar”, entre outros. Esta dissertação é a tentativa de observar e indicar as formas e usos diferenciados destes termos de acordo com os interesses de quem classifica e/ou é classificado. O objeto de pesquisa deste trabalho é o transporte realizado pelas vans. A verificação do funcionamento de uma cooperativa que gerencia este tipo de transporte é a tentativa de demonstrar que a estrutura interna deste modal pode assumir aspectos mais complexos do que às limitações das classificações vigentes ou realizadas de maneira mais superficial e holística. Esta dissertação é o início e uma tentativa de descrever o complexo processo de como se forma, se estrutura e atua o transporte por vans na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1990-2007
Localização Eletrônica
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=87242

Identidades e símbolos construídos na geopolítica do futebol: o caso do Operário Ferroviário de Ponta Grossa-PR

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Santos, Edvanderson Ramalho dos
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Monastirsky, Leonel Brizolla
Sexo:
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
20
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Geografia Cultural
Identidade
Futebol
Cidade
Resumo

A pesquisa tem como temática analisar os complexos enredos entre futebol, cultura, produção do espaço e a constituição de identidades. Seu objetivo é investigar a representatividade do Operário Ferroviário Esporte Clube perante a cidade de Ponta Grossa PR. A pergunta a ser respondida é: Como se constroem as identidades e símbolos na geopolítica do futebol em torno do Operário? A metodologia de pesquisa englobou aplicação de questionários; entrevistas semiestruturadas; coleta de dados em sites de relacionamentos sociais e web sites em geral; observações no estádio do clube; pesquisa bibliográfica. A pesquisa constatou que o Operário está imerso num simbolismo profundo, sendo um elemento que auxilia na construção da identidade do modo de ser pontagrossense, pois: a) é uma construção histórica e simbólica; b) é uma herança das ferrovias em Ponta Grossa; c) possui diversas manifestações culturais peculiares intrínsecas a ele; d) é um importante elemento na dinâmica espacial da cidade atualmente.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Ponta Grossa
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Paraná
Referência Temporal
1912-2012
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/48425

Proposta de modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de seguridade

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Silva, Otavio Henrique da
Sexo
Homem
Orientador
Sanches, Suely da Penha
Ano de Publicação
2022
Programa
Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Instituição
Universidade Federal de São Carlos
Página Inicial
1
Página Final
184
Idioma
Português
Palavras chave
segurança pessoal
caminhabilidade
planejamento urbano
Análise de Decisão Multicritério
Índice de Segurança Pessoal Percebida
Resumo

Diferentes variáveis podem encorajar ou não a opção pelas caminhadas como modo de
transporte. Em especial, diversos estudos têm demonstrado a relevância de questões ligadas à
segurança pessoal, sobretudo do ponto de vista subjetivo. Mas, diferentemente de outras
dimensões relativas à caminhabilidade, a seguridade percebida não recebeu, até o momento,
uma abordagem ampla e detalhada para sua avaliação. Na perspectiva do planejamento urbano,
a disponibilidade de uma ferramenta com essas características poderia auxiliar a formulação de
estratégias mais eficientes visando tornar cidades mais seguras. Nesse contexto, esta pesquisa
objetivou construir um modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de
seguridade, utilizando abordagem multicritério. Para isso, foram executadas três etapas
metodológicas principais relacionadas à (1) construção, à (2) elaboração do sistema de
avaliação técnica e à (3) aplicação do modelo, nomeado Índice de Segurança Pessoal Percebida
(ISPP). Tratando da construção da ferramenta, com base na literatura, foram definidas 17
características de seguridade percebida que influenciam a opção pelo transporte a pé, tomando
como base a dinâmica urbana de cidades brasileiras. Tais características foram divididas em
duas dimensões (Espaço Físico e Ambiente Social). Depois, foram aplicados 405 questionários
para conhecer a opinião dos usuários acerca da relevância das características selecionadas. A
partir das respostas obtidas, por meio de Análise Fatorial Exploratória, foi desenvolvida uma
estrutura hierarquizada para o Índice em indicadores (relativos às características levantadas),
fatores e domínios (Espaço Físico e Ambiente Social), e foram determinados os pesos relativos
desses três componentes, utilizando abordagem do tipo bottom-up. Então, realizou-se a
agregação desses indicadores, fatores e domínios, por meio de uma combinação linear
ponderada. O resultado dessa expressão matemática, variável de 0,0 até 1,0, equivale ao valor
final do modelo e indica a condição de seguridade percebida em um espaço para pedestres,
podendo variar de péssima até ótima, nessa ordem. Quanto à elaboração do sistema de
avaliação, foram definidos critérios e procedimentos técnicos, aplicáveis inclusive a partir de
imagens, para cada indicador. Para oito deles foram elaboradas funções fuzzy para a
normalização de valores dentro do intervalo de 0,0 a 1,0. Para a construção das curvas, foram
utilizadas informações levantadas junto a um painel composto por 36 especialistas que atuam
na área de transportes. Construído o modelo e definido o sistema de avaliação, conduziu-se uma
aplicação da ferramenta. Usando o ISPP, foram avaliadas 24 imagens dos tipos fotografia e
Street View, representativas de variados níveis de seguridade percebida. Também, foram
avaliados outros seis cenários urbanos, retratados em fotografias nos períodos diurno e noturno,
o que permitiu explorar a variação da seguridade percebida nesses espaços em diferentes
situações. No geral, a aplicação do ISPP mostrou-se prática, indicando informações relevantes
sobre os espaços avaliados do ponto de vista da segurança pessoal. Entende-se que o Índice
desenvolvido possa ser utilizado como ferramenta de apoio à tomada de decisão para a
promoção de espaços mais seguros aos pedestres. Para tanto, é relevante que planejadores e
gestores urbanos, e pesquisadores explorem as potencialidades do modelo, verificando
inclusive possibilidades de adaptações, visando melhorá-lo continuamente.

Autor do Resumo
Silva, Otavio Henrique da
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2019-2020
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15817

Proposta de Método para Avaliação do Nível de Serviço de Calçadas para Cidades de Pequeno Porte: Estudo de Caso em São Tomé - PR

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Otavio Henrique da
Sexo
Homem
Orientador
De Angelis Neto, Generoso
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Maringá - PR
Programa
Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Instituição
Universidade Estadual de Maringá
Página Inicial
1
Página Final
163
Idioma
Português
Palavras chave
Índice de Serviço das Calçadas
cidades de pequeno porte
acessibilidade
mobilidade urbana
pedestre
Resumo

Seja pelo aspecto social que envolve ou por ser elemento fundamental à realização de
deslocamentos a pé, as calçadas têm papel importante na vida dos citadinos. Entretanto, para
que a infraestrutura de circulação seja plenamente utilizada, o serviço por ela oferecido deve
suprir a demanda local, proporcionando conforto e segurança aos seus usuários. A questão é
particularmente importante em cidades de pequeno porte populacional, para as quais, devido à
ausência de transporte público e às pequenas distâncias, as viagens a pé constituem a base da
mobilidade urbana. Neste prisma, esta pesquisa teve por objetivo propor método de avaliação
do Nível de Serviço de calçadas para cidades de pequeno porte. O modelo elaborado e aplicado
em São Tomé, Paraná, foi baseado em Ferreira e Sanches (2001) e em Ferreira e Sanches
(2005), sendo denominado Índice de Serviço das Calçadas (ISC), composto por outros dois
Índices que envolvem aspectos de Qualidade do espaço e de Acessibilidade (ISCqe e ISCa). O
método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas, verificação da percepção do usuário
e atribuição dos Níveis de Serviço, variando de A até F (pior situação), conforme resultados
dos Índices. Para a variável de Arborização da calçada fez-se necessário o censo arbóreo, o qual
indicou 4.081 espécimes, sendo Licania tomentosa (Benth.) Fritsch (Chrysobalanaceae)
(n=1.722) e Poincianella pluviosa var. peltophoroides (DC.) L.P. Queiroz (Fabaceae) (n=604)
as espécies mais recorrentes. No total, 50 espécies vegetais (f=25,26%) apresentaram
características inadequadas à sua utilização. Após análise técnica de 570 quadras, o que
corresponde a 47.255,8 m de calçadas, e realização de pesquisa de opinião com 355 munícipes
foram calculados o ISCqe, o ISCa e, finalmente, o ISC. Houve maior ocorrência da condição
péssima (NS F), principalmente nas áreas mais periféricas. Os Níveis de Serviço mais
adequados (NS A até D) foram condicionados a 35,09% das quadras, correspondendo a
16.050,3 m de caminhos de pedestres, sendo que a Avenida José Madureira foi a via com
melhores médias de Índices da cidade. O modelo proposto apresentou aplicabilidade adequada
às cidades de pequeno porte, havendo possibilidade de ser adaptado para utilização em cidades
de maior porte.

Autor do Resumo
Silva, Otavio Henrique da
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
São Tomé
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Paraná
Referência Temporal
2015-2016
Localização Eletrônica
https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_4d8c5ab7fda2cd545191619313663f0d

Fragmentação do poder e a complexidade de governar nas regiões metropolitanas

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Rage Ferro, Rodrigo
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Ricardo Saleme, Edson
Sexo:
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202012
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
22
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Revista online
Idioma
Português
Palavras chave
fragmentação do poder
complexidade de governar
governança interfederativa
Regiões Metropolitanas
Resumo

Com a maior mobilidade de serviços, capital e pessoas, a questão metropolitana ganha notoriedade. Embora a Constituição já reconhecesse as regiões metropolitanas, foi com o Estatuto da Metrópole, Lei n. 13.089, de 2015, que houve algum avanço em relação à governança interfederativa. Pretendia-se preencher as lacunas e explorar o potencial de diversos instrumentos político-urbanísticos visando à boa governança com base no fomento às iniciativas de cooperação e coordenação federativa, por longas décadas negligenciadas pelo Poder Público. Contudo, a própria fragmentação do poder e a complexidade de governar essas regiões tornam frágeis a gestão e a governança delas, pondo em xeque a viabilidade e a efetividade do Estatuto. Assim, o presente estudo, utilizando o método hipotético-dedutivo, visa analisar algumas inovações trazidas pelo Estatuto ou que deveriam ter sido disciplinadas por ele e o modo como estas se aproximam ou não dos itens essenciais para uma sólida governança e para a superação das fragilidades institucionais.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Especificação da Referência Espacial
Regiões Metropolitanas
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/6063

Deslocamento para trabalho e diferenciais salariais na Região Metropolitana de São Paulo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lameira, Verônica de Castro
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Golgher, André Braz
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202238
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
24
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
26
Idioma
Português
Palavras chave
Movimento Pendular
Prêmio Salarial
Modelo Quantílico
Modelo Hierárquico
Região Metropolitana de São Paulo
Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o diferencial salarial associado à pendularidade na Região Metropolitana de São Paulo com base nos dados do Censo Demográfico de 2010. O foco é averiguar a existência de prêmio salarial para trabalhadores cujos municípios de residência e atividades laborais são distintos, utilizando como controle características individuais, ocupacionais e do município de residência, vis-à-vis trabalhadores que não pendulam e desconsiderando trabalhadores cujos deslocamentos são circunscritos a um mesmo município. Para alcançar esse objetivo, foram usados modelos quantílicos e hierárquicos. Os principais resultados revelam a importância da raça, da instrução e da posição na ocupação para explicar os rendimentos dos trabalhadores ao longo das distribuições de salário de homens e de mulheres. As evidências empíricas sugerem, ainda, uma relação positiva entre deslocamento pendular e rendimento-hora no trabalho principal dos trabalhadores de ambos os sexos. Diferenciais de custo de vida municipais também foram associados com os rendimentos de trabalhadores.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2010
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/6882