Rocinha: uma favela em bibliografia

Rocinha: uma favela em bibliografia

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR!  
Título: Rocinha: uma favela em bibliografia
Autores: Rafael Soares Gonçalves, Antonio Carlos Firmino e Bianca Freire-Medeiros
Formato: E-book (pdf gratuito)
Ano de publicação: 2024
Número de páginas: 118
Selo: Interseções
Série: Departamento de Serviço Social

Rocinha: uma favela em bibliografia é um ato político de resistência pelo direito à memória e ao passado. O livro, escrito a seis mãos, procura tornar a Rocinha um objeto da História, reunindo mais de duzentas fontes como um primeiro passo para a constituição de um acervo bibliográfico sobre a favela.


Ainda estávamos retomando o fôlego que nos foi tirado durante a pandemia, quando o UrbanData-Brasil/CEM recebeu um convite irrecusável: fortalecer o projeto “Biblioteca Virtual e Percurso Histórico por Imagens: História e Memória da Rocinha”. À frente da iniciativa estavam Rafael Soares Gonçalves, coordenador Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS/PUC-Rio), e Antonio Carlos FirSANKOFAmino, cofundador do Museu Sankofa: Memória e História da Rocinha. Era a oportunidade perfeita de o UrbanData-Brasil rever e atualizar dados e parcerias com um dos territórios mais vinculados à trajetória da Profa. Licia do Prado Valladares, idealizadora e fundadora do nosso banco de dados. Com a aprovação no edital da FAPERJ voltado ao Parque de Inovação Social e Sustentável da Rocinha, demos início aos trabalhos. À nossa equipe coube atuar em duas frentes: na produção de cinco episódios para a série “Museu Sankofa” do Urbanidades: o podcast do urbano brasileiro; e no levantamento, classificação e inserção dos dados desse levantamento no nosso banco de dados. Dois anos depois, vem a público o livro Rocinha: uma favela em Bibliografia, com 243 trabalhos catalogados, cobrindo sete décadas (1952 a 2022)!

Quer conhecer quais são as principais temáticas e campos disciplinares desses trabalhos? Tem interesse em saber quem os publicou, seu contexto institucional e como se alteram ao longo do tempo?

Clique aqui para baixar a publicação gratuitamente!


Sobre os autores:
Rafael Soares Gonçalves é Professor do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.
Antonio Carlos Firmino é cofundador do Museu Sankofa da Rocinha.
Bianca Freire-Medeiros é Professora Livre Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.