Engenharia

Método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao caminharem

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rodrigues, Lara Reis
Sexo
Mulher
Orientador
Ribeiro, Rochele Amorim
Código de Publicação (DOI)
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19785
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Antropologia
Instituição
UFSCar
Página Inicial
1
Página Final
174
Idioma
Português
Palavras chave
Seguridade percebida
Desafios das mulheres no transporte
Planejamento urbano
Método multicritério
Sistema de Informação Geográfica
Resumo

Caminhar é a forma mais básica e fundamental de mobilidade, permitindo conectividade e
interação entre o indivíduo e o ambiente construído. Entretanto, pesquisas têm demonstrado
que as características do ambiente construído influenciam na seguridade percebida pelos
pedestres e na opção pela caminhada. Ademais, tem-se que o gênero é uma das variáveis mais
relevantes neste aspecto, ao considerar que as chances de as mulheres optarem pelo transporte
a pé são cerca de duas vezes menores em relação às dos homens. Tendo em vista que a
seguridade diz respeito à prevenção de riscos à integridade pessoal, física e psicológica do
indivíduo, a presente pesquisa se fundamenta a partir da seguinte pergunta: que método de
avaliação pode subsidiar o planejamento de áreas urbanas perceptivelmente mais seguras nos
trajetos a pé, sobretudo para as mulheres? Assim, o objetivo geral deste trabalho foi propor um
método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao
caminharem. O estudo foi composto por três etapas: (1) seleção de características do ambiente
construído que interferem na seguridade percebida de pedestres, considerando principalmente
o gênero feminino; (2) definição de um instrumento de avaliação da percepção de seguridade
de pedestres no espaço urbano, através do Analytic Hierarchy Process (AHP); e (3) realização
de estudo de caso em recorte de área urbana no intuito de mapear locais mais ou menos seguros
perceptivelmente para os pedestres, considerando o gênero, utilizando um Sistema de
Informação Geográfica (SIG). Para o desenvolvimento da etapa 1, foi feita uma revisão
bibliográfica sobre o tema, viabilizando-se mediante análise de publicações nacionais e
internacionais, de cunhos científico e técnico, disponibilizadas em bibliotecas e mecanismos de
busca virtuais. Na etapa 2, foi aplicado um questionário visando obter os pesos e a hierarquia
de priorização das medidas e dos aspectos selecionados previamente, por meio da percepção
dos entrevistados, considerando a média geral e o filtro de gênero, bem como etnia, faixa etária
e orientação sexual. Já para a etapa 3, foi delimitada área central do município de Franca (SP)
como objeto de estudo. De modo geral, têm-se como resultados (I) a proposta de oito medidas
agrupadas em quatro aspectos do espaço urbano; (II) a obtenção da seguinte hierarquia de
priorização, do aspecto mais importante para o menos importante pela média geral: circulação
de pessoas (0,30), fiscalização (0,27), manutenção viária (0,22) e atratividade do espaço urbano
(0,21); e (III) a visualização de diferenças na avaliação da área de estudo quanto à percepção de
seguridade entre pedestres do gênero feminino e do gênero masculino. O trabalho subsidia a
gestão pública no que se refere ao planejamento urbano e de transportes, além de contribuir
com o estado da arte através da seleção, da ponderação e do mapeamento das principais
características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida ao caminhar.

Autor do Resumo
Lara Reis Rodrigues
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
São Paulo
Cidade/Município
Franca
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2024
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19785

Efeituação situada: redes e empreendedorismo na Rocinha

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Pereira, Isabella Nunes
Sexo
Mulher
Orientador
Bartholo Junior, Roberto dos Santos
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Engenharia de Produção
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Effectuation
Rocinha
Empreendedorismo
Redes
Resumo

Na última década, uma perspectiva renovada tem sido dada ao papel do empreendedorismo, reconhecido como um driver para o dinamismo econômico dos países. No Brasil, esse debate vem ganhando espaço nas agendas públicas, com sua prática sendo estimulada como uma importante ferramenta para a geração de renda e inovação. Ao relacionar abordagens econômicas, sociais e culturais, o empreendedorismo também é percebido como um instrumento de combate à pobreza urbana. Neste sentido, ganham evidência iniciativas que apoiam a atividade empresarial em áreas de baixa renda. Por dois anos, conduzi uma investigação qualitativa junto aos empreendedores da e na Rocinha, favela localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os resultados mostraram um descompasso entre sua prática e a orientação empreendedora tradicional, baseada em planejamento. Além disso, a lógica de suas ações mostrou aproximar-se da abordagem de empreendedorismo desenvolvida por Saras Sarasvathy, denominado Effectuation. Nesta pesquisa, analiso como este último se manifesta na Rocinha, exibindo, contudo, uma dinâmica modificada pelas Redes de Reciprocidade, tal como definidas por Larissa Lomnitz, estabelecidas em um determinado Sítio Simbólico de Pertencimento no sentido proposto por Hassan Zaoual. A partir desta análise, identifico uma forma particular de empreender na Rocinha, que denominei de “Efeituação Situada”. Esta forma é caracterizada e suas propriedades são validadas empiricamente por meio da interpretação dos discursos dos entrevistados. A constatação de uma lógica de comportamento distante daquela tida como empreendedora pelas normas institucionais estabelecidas pode trazer contribuições relevantes para as políticas públicas que, com frequência, negligenciam o enraizamento como elemento crítico de sucesso nos processos empreendedores.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Zona Sul
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Rocinha
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2010-2014
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2504330

O tecido tecno-político do Rio de Janeiro: reflexões sobre a infraestrutura de eletricidade

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lima, Maria Raquel Passos
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37107.006
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
37
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
83
Página Final
100
Idioma
Português
Palavras chave
Tecnopolítica
Tecido urbano
Infraestrutura elétrica
Favelas
Rio de Janeiro
Resumo

Tomando a mudança infraestrutural nas favelas como ponto de partida, este artigo investiga como a infraestrutura elétrica contribui para o entendimento da produção da cidade do Rio de Janeiro. Baseia-se na “virada infraestrutural” nos estudos urbanos e na noção de tecnopolítica para trazer uma nova perspectiva para o papel das infraestruturas urbanas na mediação da vida cotidiana, na formação da forma da cidade - tanto material quanto simbolicamente - e na gestão da diferença e das desigualdades urbanas. Em particular, o artigo expõe três formas diferentes pelas quais as infraestruturas elétricas contribuem para a produção o tecido urbano do Rio de Janeiro: 1) reordenamento do espaço urbano; 2) fragmentação urbana; e 3) práticas cotidianas. Por meio dessa análise, o artigo busca investigar a relação entre infraestrutura e tecido urbano, considerando os aspectos tecnológicos, materiais e simbólicos das infraestruturas que configuram o espaço e as práticas cotidianas.

Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Logradouro
Aterro de Jardim Gramacho
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/219562

Como estão as "manchas ácidas" no Brasil?

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Sevá , A. Oswaldo Filho
Sexo
Homem
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
5
Ano de Publicação
1991
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
81
Página Final
107
Idioma
Português
Palavras chave
Chuva Ácida
Cubatão
Risco Tecnológico e Natureza Alterada
Áreas centrais de termo-elétricas
Mudanças climáticas
Referência Espacial
Cidade/Município
Cubatão
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8598/10149

Proposta de modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de seguridade

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Silva, Otavio Henrique da
Sexo
Homem
Orientador
Sanches, Suely da Penha
Ano de Publicação
2022
Programa
Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Instituição
Universidade Federal de São Carlos
Página Inicial
1
Página Final
184
Idioma
Português
Palavras chave
segurança pessoal
caminhabilidade
planejamento urbano
Análise de Decisão Multicritério
Índice de Segurança Pessoal Percebida
Resumo

Diferentes variáveis podem encorajar ou não a opção pelas caminhadas como modo de
transporte. Em especial, diversos estudos têm demonstrado a relevância de questões ligadas à
segurança pessoal, sobretudo do ponto de vista subjetivo. Mas, diferentemente de outras
dimensões relativas à caminhabilidade, a seguridade percebida não recebeu, até o momento,
uma abordagem ampla e detalhada para sua avaliação. Na perspectiva do planejamento urbano,
a disponibilidade de uma ferramenta com essas características poderia auxiliar a formulação de
estratégias mais eficientes visando tornar cidades mais seguras. Nesse contexto, esta pesquisa
objetivou construir um modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de
seguridade, utilizando abordagem multicritério. Para isso, foram executadas três etapas
metodológicas principais relacionadas à (1) construção, à (2) elaboração do sistema de
avaliação técnica e à (3) aplicação do modelo, nomeado Índice de Segurança Pessoal Percebida
(ISPP). Tratando da construção da ferramenta, com base na literatura, foram definidas 17
características de seguridade percebida que influenciam a opção pelo transporte a pé, tomando
como base a dinâmica urbana de cidades brasileiras. Tais características foram divididas em
duas dimensões (Espaço Físico e Ambiente Social). Depois, foram aplicados 405 questionários
para conhecer a opinião dos usuários acerca da relevância das características selecionadas. A
partir das respostas obtidas, por meio de Análise Fatorial Exploratória, foi desenvolvida uma
estrutura hierarquizada para o Índice em indicadores (relativos às características levantadas),
fatores e domínios (Espaço Físico e Ambiente Social), e foram determinados os pesos relativos
desses três componentes, utilizando abordagem do tipo bottom-up. Então, realizou-se a
agregação desses indicadores, fatores e domínios, por meio de uma combinação linear
ponderada. O resultado dessa expressão matemática, variável de 0,0 até 1,0, equivale ao valor
final do modelo e indica a condição de seguridade percebida em um espaço para pedestres,
podendo variar de péssima até ótima, nessa ordem. Quanto à elaboração do sistema de
avaliação, foram definidos critérios e procedimentos técnicos, aplicáveis inclusive a partir de
imagens, para cada indicador. Para oito deles foram elaboradas funções fuzzy para a
normalização de valores dentro do intervalo de 0,0 a 1,0. Para a construção das curvas, foram
utilizadas informações levantadas junto a um painel composto por 36 especialistas que atuam
na área de transportes. Construído o modelo e definido o sistema de avaliação, conduziu-se uma
aplicação da ferramenta. Usando o ISPP, foram avaliadas 24 imagens dos tipos fotografia e
Street View, representativas de variados níveis de seguridade percebida. Também, foram
avaliados outros seis cenários urbanos, retratados em fotografias nos períodos diurno e noturno,
o que permitiu explorar a variação da seguridade percebida nesses espaços em diferentes
situações. No geral, a aplicação do ISPP mostrou-se prática, indicando informações relevantes
sobre os espaços avaliados do ponto de vista da segurança pessoal. Entende-se que o Índice
desenvolvido possa ser utilizado como ferramenta de apoio à tomada de decisão para a
promoção de espaços mais seguros aos pedestres. Para tanto, é relevante que planejadores e
gestores urbanos, e pesquisadores explorem as potencialidades do modelo, verificando
inclusive possibilidades de adaptações, visando melhorá-lo continuamente.

Autor do Resumo
Silva, Otavio Henrique da
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2019-2020
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15817

Proposta de Método para Avaliação do Nível de Serviço de Calçadas para Cidades de Pequeno Porte: Estudo de Caso em São Tomé - PR

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Otavio Henrique da
Sexo
Homem
Orientador
De Angelis Neto, Generoso
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Maringá - PR
Programa
Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Instituição
Universidade Estadual de Maringá
Página Inicial
1
Página Final
163
Idioma
Português
Palavras chave
Índice de Serviço das Calçadas
cidades de pequeno porte
acessibilidade
mobilidade urbana
pedestre
Resumo

Seja pelo aspecto social que envolve ou por ser elemento fundamental à realização de
deslocamentos a pé, as calçadas têm papel importante na vida dos citadinos. Entretanto, para
que a infraestrutura de circulação seja plenamente utilizada, o serviço por ela oferecido deve
suprir a demanda local, proporcionando conforto e segurança aos seus usuários. A questão é
particularmente importante em cidades de pequeno porte populacional, para as quais, devido à
ausência de transporte público e às pequenas distâncias, as viagens a pé constituem a base da
mobilidade urbana. Neste prisma, esta pesquisa teve por objetivo propor método de avaliação
do Nível de Serviço de calçadas para cidades de pequeno porte. O modelo elaborado e aplicado
em São Tomé, Paraná, foi baseado em Ferreira e Sanches (2001) e em Ferreira e Sanches
(2005), sendo denominado Índice de Serviço das Calçadas (ISC), composto por outros dois
Índices que envolvem aspectos de Qualidade do espaço e de Acessibilidade (ISCqe e ISCa). O
método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas, verificação da percepção do usuário
e atribuição dos Níveis de Serviço, variando de A até F (pior situação), conforme resultados
dos Índices. Para a variável de Arborização da calçada fez-se necessário o censo arbóreo, o qual
indicou 4.081 espécimes, sendo Licania tomentosa (Benth.) Fritsch (Chrysobalanaceae)
(n=1.722) e Poincianella pluviosa var. peltophoroides (DC.) L.P. Queiroz (Fabaceae) (n=604)
as espécies mais recorrentes. No total, 50 espécies vegetais (f=25,26%) apresentaram
características inadequadas à sua utilização. Após análise técnica de 570 quadras, o que
corresponde a 47.255,8 m de calçadas, e realização de pesquisa de opinião com 355 munícipes
foram calculados o ISCqe, o ISCa e, finalmente, o ISC. Houve maior ocorrência da condição
péssima (NS F), principalmente nas áreas mais periféricas. Os Níveis de Serviço mais
adequados (NS A até D) foram condicionados a 35,09% das quadras, correspondendo a
16.050,3 m de caminhos de pedestres, sendo que a Avenida José Madureira foi a via com
melhores médias de Índices da cidade. O modelo proposto apresentou aplicabilidade adequada
às cidades de pequeno porte, havendo possibilidade de ser adaptado para utilização em cidades
de maior porte.

Autor do Resumo
Silva, Otavio Henrique da
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
São Tomé
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Paraná
Referência Temporal
2015-2016
Localização Eletrônica
https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_4d8c5ab7fda2cd545191619313663f0d

“Metrópoles de papel” na Amazônia: Horizontes lefebvrianos na produção do espaço em Macapá-Santana, Brasil

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Santos, Romário Valente
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Lima, Gabriel Villas Boas de Amorim
Lima, José Júlio Ferreira
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202302pt
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
25
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
24
Idioma
Português
Palavras chave
Planejamento regional
Desenvolvimento regional
Áreas metropolitanas
Resumo

“Metrópoles de papel” são centros urbanos de regiões metropolitanas institucionalizadas que não apresentam funcionalidades de uma metrópole, tais como influências político-econômicas e sociais, além do tráfego de informações, capital e pessoas. Assim, este estudo buscou compreender a concepção, a percepção e a vivência de uma "metrópole de papel" localizada na Amazônia brasileira com base no entendimento da produção do espaço urbano de Henri Lefebvre. Utilizando uma abordagem historiográfica, análises de recursos bibliográficos e documentais possibilitaram apreender que o espaço concebido é fruto essencialmente de ações conjuntas entre agentes políticos e econômicos que priorizaram a institucionalização do espaço em vez de sua produção, repercutindo na ausência de percepção e vivência por parte da população com relação ao espaço metropolitano. Por conseguinte, dinâmicas intraurbanas peculiares tornam a produção dos espaços metropolitanos um produto que não necessariamente se encaixa na teoria lefebvriana, criando novos horizontes para a apreensão da produção socioespacial do que se constituem as metrópoles de papel.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Macapá
Santana
Localidade
Amazônia
Macrorregião
Norte
Brasil
Habilitado
UF
Amapá
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7132

Os reflexos do Programa Nacional de Cidades Médias e das políticas públicas de moradia na configuração intraurbana da Zona Norte de São José do Rio Preto/SP

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Silva, Poliana Risso da
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Castro, Carolina Maria Pozzi de
Ueda, Guilherme Shoiti
Sexo:
Mulher
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202240
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
24
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
26
Idioma
Português
Palavras chave
Cidades Médias
Política Urbana
Fordismo Periférico
Rentismo Fundiário
Segregação Socioespacial
Resumo

A cidade de São José do Rio Preto/SP, atual sede de sua região metropolitana, vivenciou nos últimos anos importante desenvolvimento urbano. Entretanto, ainda exibe um cenário de segregação socioespacial entre as suas porções Norte e Sul, reforçada ao longo de toda a sua trajetória histórica. Este artigo, busca analisar os impactos da reestruturação da gestão municipal do solo urbano no município, das políticas habitacionais nele implementadas e da experiência do Programa Nacional de Cidades Médias na consolidação de um padrão segregador de ordenamento da cidade. Como metodologia, adota-se uma periodização de análise concentrada entre as décadas de 1950 e 1990, quando nasce a Zona Norte, inserida num modelo econômico fordista periférico. Apoiado em fontes primárias e secundárias de dados municipais, bem como em uma literatura dedicada ao estudo de cidades médias, da urbanização brasileira e da produção socioespacial intraurbana, o trabalho identifica estratégias adotadas pelo Estado e pelo capital para atuar, de modo estruturante, na configuração urbana do município, a qual, ao invés de promover o acesso à cidade, afastou a população mais pobre da plena inserção.

Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São José do Rio Preto
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Décadas de 1950-1990
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7050

Aglomeração produtiva e diversificação: um enfoque sobre os serviços de tecnologia da informação

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Costa, Ariana Ribeiro
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Garcia, Renato
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n2p325
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
20
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
325
Página Final
343
Idioma
Português
Palavras chave
Diversificação
Externalidades de aglomeração
Serviços de Tecnologia da Informação
Geografia da Inovação
Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como as externalidades produzidas nas regiões diversificadas geram benefícios para os agentes aglomerados, através de uma análise dos serviços de Tecnologia da Informação na Região Metropolitana de São Paulo. A partir do pressuposto de que tais espaços devem ser entendidos de forma distinta dos ambientes especializados, foi realizado um mapeamento das atividades de TI no Brasil e, em seguida, um levantamento de dados, através de entrevistas, com as empresas. Os resultados mostram o papel das externalidades de diversificação e do contato face a face como dinamizadores de processos de aprendizado interativo, que envolvem troca de conhecimento tácito. Assim, o artigo apresenta como contribuição novas evidências empíricas sobre o papel das externalidades positivas em regiões diversificadas.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5573/pdf

“Avenida Brasil – Tudo Passa Quem Não Viu?”: formação e ocupação do subúrbio rodoviário no Rio de Janeiro (1930-1960)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Torres, Pedro Henrique Campello
Sexo
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n2p287
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
20
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
287
Página Final
303
Idioma
Português
Palavras chave
Rio de Janeiro
Subúrbio
Avenida Brasil
História da Cidade
Automóvel
Resumo

 

O tema do presente artigo é a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Se a Avenida Brasil é o grande tema, os desdobramentos da construção da Avenida para a cidade do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX é o objeto. Parto do pressuposto de que a partir da construção da avenida um novo eixo estruturante da cidade se expandiu pela orla da baía da Guanabara, produzindo uma nova configuração espacial para a localidade – antes inabitada – com fábricas, moradia operária e favelização crescente. Discuto ainda a hipótese de que com a Avenida há o desenvolvimento de um “subúrbio do automóvel” ou “subúrbio rodoviário”, em contraste com o subúrbio que margeia a linha do trem ou do bonde, já estabelecidos desde a virada do século XIX para o XX. 

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Logradouro
Avenida Brasil
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Século XIX-XX
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5618/pdf