Planejamento Urbano

Método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao caminharem

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rodrigues, Lara Reis
Sexo
Mulher
Orientador
Ribeiro, Rochele Amorim
Código de Publicação (DOI)
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19785
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Antropologia
Instituição
UFSCar
Página Inicial
1
Página Final
174
Idioma
Português
Palavras chave
Seguridade percebida
Desafios das mulheres no transporte
Planejamento urbano
Método multicritério
Sistema de Informação Geográfica
Resumo

Caminhar é a forma mais básica e fundamental de mobilidade, permitindo conectividade e
interação entre o indivíduo e o ambiente construído. Entretanto, pesquisas têm demonstrado
que as características do ambiente construído influenciam na seguridade percebida pelos
pedestres e na opção pela caminhada. Ademais, tem-se que o gênero é uma das variáveis mais
relevantes neste aspecto, ao considerar que as chances de as mulheres optarem pelo transporte
a pé são cerca de duas vezes menores em relação às dos homens. Tendo em vista que a
seguridade diz respeito à prevenção de riscos à integridade pessoal, física e psicológica do
indivíduo, a presente pesquisa se fundamenta a partir da seguinte pergunta: que método de
avaliação pode subsidiar o planejamento de áreas urbanas perceptivelmente mais seguras nos
trajetos a pé, sobretudo para as mulheres? Assim, o objetivo geral deste trabalho foi propor um
método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao
caminharem. O estudo foi composto por três etapas: (1) seleção de características do ambiente
construído que interferem na seguridade percebida de pedestres, considerando principalmente
o gênero feminino; (2) definição de um instrumento de avaliação da percepção de seguridade
de pedestres no espaço urbano, através do Analytic Hierarchy Process (AHP); e (3) realização
de estudo de caso em recorte de área urbana no intuito de mapear locais mais ou menos seguros
perceptivelmente para os pedestres, considerando o gênero, utilizando um Sistema de
Informação Geográfica (SIG). Para o desenvolvimento da etapa 1, foi feita uma revisão
bibliográfica sobre o tema, viabilizando-se mediante análise de publicações nacionais e
internacionais, de cunhos científico e técnico, disponibilizadas em bibliotecas e mecanismos de
busca virtuais. Na etapa 2, foi aplicado um questionário visando obter os pesos e a hierarquia
de priorização das medidas e dos aspectos selecionados previamente, por meio da percepção
dos entrevistados, considerando a média geral e o filtro de gênero, bem como etnia, faixa etária
e orientação sexual. Já para a etapa 3, foi delimitada área central do município de Franca (SP)
como objeto de estudo. De modo geral, têm-se como resultados (I) a proposta de oito medidas
agrupadas em quatro aspectos do espaço urbano; (II) a obtenção da seguinte hierarquia de
priorização, do aspecto mais importante para o menos importante pela média geral: circulação
de pessoas (0,30), fiscalização (0,27), manutenção viária (0,22) e atratividade do espaço urbano
(0,21); e (III) a visualização de diferenças na avaliação da área de estudo quanto à percepção de
seguridade entre pedestres do gênero feminino e do gênero masculino. O trabalho subsidia a
gestão pública no que se refere ao planejamento urbano e de transportes, além de contribuir
com o estado da arte através da seleção, da ponderação e do mapeamento das principais
características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida ao caminhar.

Autor do Resumo
Lara Reis Rodrigues
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
São Paulo
Cidade/Município
Franca
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2024
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19785

Interações entre planejamento urbano e gestão de riscos de desastres na bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Garcia, Letícia Clipes
Sexo
Mulher
Orientador
Araújo, Rogério Palhares Zschaber de
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Belo Horizonte
Programa
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Instituição
UFMG
Página Inicial
1
Página Final
173
Idioma
Português
Palavras chave
planejamento urbano
gestão de risco de desastre
bacia hidrográfica
defesa civil
Resumo

A dissertação apresentada estuda interações entre o planejamento urbano e as ações
de gestão de risco de desastres em contextos intraurbanos, sob a escala de uma bacia
hidrográfica – a do Ribeirão Arrudas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O
objetivo do estudo foi investigar se há, e quais os níveis, de interação entre as ações
para a gestão de riscos de desastres – agenciadas pelo Sistema de Defesa Civil – e as
ações de planejamento urbano – agenciadas pelas políticas urbanas, oriundas das
esferas municipais, estadual ou federal. Para alcançar tal entendimento, foram
investigados os instrumentos de política urbana, com ênfase nos zoneamentos
municipais, e os instrumentos de gestão de riscos de desastres, em paralelo ao
mapeamento das ocorrências atendidas pelas Coordenadorias Municipais de Defesa
Civil num espectro de dez anos desde a sanção da lei federal que institui a Política
Nacional de Proteção e Defesa Civil, em 2012. A análise do cruzamento desses dados –
do planejamento urbano, da gestão de riscos e das ocorrências de desastres –, consistiu
na leitura da espacialização dessas ocorrências em contraste com os zoneamentos
municipais, e com os mapeamentos de áreas de risco disponibilizados em cartas
geotécnicas. A partir dessas sobreposições de camadas, se discutiu sobre as
reincidências de ocorrências de desastres dentro de determinados polígonos dos
zoneamentos municipais, assim como visualizou-se que as áreas sob risco não são
necessariamente as áreas onde têm ocorrido desastres. Com essa percepção, foi
analisada a distribuição dessas situações na escala da bacia hidrográfica, tomando
proveito da sua dinâmica supra municipal, cuja escala orienta, ao menos em tese, as
ações de gestão de riscos de desastres. A análise das informações espaciais e
documentais identificou potencialidades do mapeamento de ocorrências de desastres
para uma interface entre gestão do risco e planejamento urbano, este em seu papel de
manejar o desenvolvimento de cidades mais seguras ambientalmente e com
distribuição democrática da minimização de riscos ambientais urbanos, sobretudo
num contexto de conurbação no qual são superados limites administrativos municipais.

Autor do Resumo
Letícia Clipes Garcia
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Zona
Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas
Cidade/Município
Belo Horizonte
Contagem
Sabará
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Referência Temporal
2012-2021
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/61269

Trama de sentidos: experiências etnográficas em contexto de consultas públicas (projetos de intervenção político urbanística na Av. São João)

Tipo de material
Livro Eletrônico
Autor Principal
Andrade, Jéssica de Souza
Sexo
Mulher
Autor Organizador
Andrade, Jéssica de Souza
Código de Publicação (ISBN)
978-9915-9643-2-4
Ano de Publicação
2024
Página Inicial
1
Página Final
25
Idioma
Português
Palavras chave
Centro Cultural Olido
Antropologia Urbana
Etnografia Urbana
Sentidos
Espaço Público
Resumo

O presente trabalho é um desdobramento da pesquisa de mestrado em curso intitulada: Os sentidos do Olido:
dinâmicas culturais e transformações urbanas numa centralidade paulistana. A partir do interesse inicial no
equipamento cultural, nomeado de Centro Cultural Olido, situado na av. São João, via que integra um perímetro
na região central e histórica de São Paulo identificada como Centro Novo, tal avenida ganha importância neste
percurso de investigação e torna-se também, área de interesse complementar. A gestão atual do município
desenvolveu um comitê intersecretarial cujo nome é: #todospelocentro, que tem por objetivo coordenar diversas
ações municipais para a requalificação do centro da cidade. Dentre estas ações identificam-se dois projetos em
curso: Diálogos Ruas Abertas av. São João e Diálogos Turismo no Centro de São Paulo os quais expressam,
mobilizam e atribuem sentidos para esta avenida icônica no imaginário paulistano. Imortalizada em canções,
permeada com elementos de relevância arquitetônica e artística, trata-se de uma espacialidade na qual se
articulam as mais variadas táticas, práticas e dinâmicas de diferentes atores sociais. Por meio de etnografias
realizadas até o momento e registradas em relatos de campo decorrentes da inserção e participação da
pesquisadora em consultas e audiências públicas, notou-se o modo como a av. São João – via discurso dos
dirigentes políticos – é considerada, ora como uma avenida linear e que, devido a esta característica, possibilita
um lugar de "estar", "caminhar" e "apreciar" ora como ambiência para a "vocação natural do centro, o turismo”,
leia-se turismo como negócio. Ademais de ser possível identificar, nestas ocasiões, leituras e aproximações que
traduzem o olhar institucionalizado da instância municipal perante esta centralidade em seus arranjos na contemporaneidade. Outro aspecto que transparece é a maneira como se organizam estes encontros (consultas e
audiências públicas), cuja finalidade é intermediar a interlocução entre sociedade civil e municipalidade, e assim
construir uma relação participativa nas etapas de formulação de projetos. O acompanhamento dos diálogos abre
pistas para a compreensão das dinâmicas e ações mobilizadas para a "requalificação" do Centro Novo e para o
projeto de cidade que se está construindo. A contribuição que se pretende não é a exposição de respostas e
posicionamentos totalizantes, mas a reflexão crítica dos formatos institucionais de diálogo entre uma visão de
perto e a de longe e o acercamento das narrativas empregadas nos debates públicos em prol de projetos que
induzem o "fazer cidade" em contexto latinoamericano.

Autor do Resumo
Jéssica de Souza Andrade
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Região Central de São Paulo
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
República
Logradouro
Av. São João
Localidade
Centro Cultural Olido
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2023-2024
Localização Eletrônica
https://sistema-alacongresos.net/ver/ponencia-completa.php?id=321

Os sentidos do Olido: dinâmicas culturais e transformações urbanas numa centralidade paulistana

Tipo de Material
Trabalho de Eventos-Anais
Autor Principal
Andrade, Jéssica de Souza
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Magnani, José Guilherme Cantor
Sexo:
Homem
Título do periódico
XIV Reunião de Antropologia do Mercosul: reconexões e desafios a partir do sul global [livro eletrônico] : anais eletrônicos /
Ano de Publicação
2023
Página Inicial
1
Página Final
23
Idioma
Português
Palavras chave
Centro Cultural Olido
Centralidade
Etnografia Urbana
Espaço Público
Sentidos
Resumo

O trabalho parte de uma pesquisa de mestrado que está em seu início e que se propõe a apresentar, com base em etnografias realizadas até o momento, relatos de campo decorrentes da inserção e participação da pesquisadora em situações no Centro Cultural Olido. Tais observações mobilizam diferentes interpretações sobre como situar e compreender os sentidos atribuídos a este equipamento cultural em uma centralidade paulistana identificada como Centro Novo. Aqui são aproximadas as dimensões políticas e urbanísticas, via discurso dos agentes do poder público e das estratégias das governanças municipais com as dinâmicas cotidianas, considerando a produção de experiências e modos de usar dos múltiplos usuários. As dimensões apresentadas por estes diferentes interlocutores produzem sentidos para a espacialidade do Olido e para o território do seu entorno - um palimpsesto adensado de tensões, memórias e temporalidades. À vista disso, aproximar estes discursos, a fim de ordenar as pistas presentes nas ações e enunciações, podem revelar aspectos importantes da negociação articulada entre citadino, equipamento cultural e projeto de cidade. Também permite estabelecer a gênese da questão: os múltiplos sentidos em jogo neste local se coadunam numa única direção ou constituem uma disputa quando interpelados? Além das questões da vida urbana contemporânea do Olido, é possível encontrar vestígios de "modos de usar", reminiscências de outros tempos ainda vigentes em suas dinâmicas culturais?

Autor do Resumo
Jéssica de Souza Andrade
Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Região
Região Central de São Paulo
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
República
Logradouro
Av. São João
Localidade
Centro Cultural Olido
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1957-2023
Localização Eletrônica
(N/I)

Centro aberto: “requalificação” do centro de São Paulo e o conhecimento racional do urbanismo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Guilherme Corigliano
Sexo
Homem
Orientador
Carvalho, Mônica Muniz Pinto de
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
São Paulo (cidade) - história
Renovação urbana - São Paulo (cidade)
Urbanização - São Paulo (cidade)
Resumo

Este estudo toma por objeto de análise o Programa Centro Aberto, intervenções urbanas que visam a “requalificação” de espaços públicos da região central da cidade de São Paulo. A São Paulo-Urbanismo é o órgão da administração municipal responsável por coordenar o programa, concebido através da consultoria prestada pela Gehl Architects à empresa pública, em 2013. Isso em vista, propõe-se um percurso analítico que busca compreender os modos pelos quais o conhecimento racional do urbanismo compõe e opera o projeto de “requalificação” do centro empreendido pela Prefeitura. Para tal, foram realizadas entrevistas qualitativas junto à equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do programa. Partindo desta problemática, este estudo investiga como se dão as relações entre este corpo burocrático e o poder político no interior da administração municipal da cidade.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2013-2019
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22335

Mobilidade urbana: uma análise sociológica das ciclovias e ciclofaixas na cidade de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Tarikian, Fabio Scaringella
Sexo
Homem
Orientador
Borin, Marisa do Espirito Santo
Ano de Publicação
2017
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Mobilidade urbana
Transporte urbano - São Paulo (cidade)
Ciclovias
Ciclofaixas
Resumo

Tendo como pano de fundo a análise acerca do processo de evolução do espaço urbano e suas principais especificidades ao longo do desenvolvimento histórico e social na cidade de São Paulo, a presente dissertação faz uma análise sociológica sobre as recentes medidas e políticas de incentivo ao uso de transporte ativo, em especial o sistema cicloviário, que recebeu significativo incremento nos últimos anos. Partindo-se de ferramental multidisciplinar, com especial ênfase na teoria do ‘direito à cidade`, buscou-se aprofundar o conhecimento sobre o modelo de evolução urbana na cidade de São Paulo, para correlacioná-lo com padrões de organização de mobilidade e transporte, tido como um dos principais problemas do município atualmente, para, enfim, analisar seus efeitos e consequências sobre a vida social em vista da mobilização em torno da apropriação ou reconquista do espaço público urbano

Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20605

A Amoaluz na senda das redes da indignação: periferia/centro na metrópole de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Mazarini, Ana Carolina Lirani
Sexo
Mulher
Orientador
Carvalho, Edemir de
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Marília
Programa
Sociologia
Instituição
UNESP
Idioma
Português
Palavras chave
Redes De Indignação
Planejamento Urbano
Movimentos Sociais Urbanos
Ator Social e Coletiva
Associativismo Civil
Resumo

O planejamento urbano contemporâneo trouxe para a pauta uma nova morfologia de cidade: a chamada cidade global, que, por meio de operações urbanas e projetos de requalificação, redefine os espaços públicos urbanos visando um mercado consumidor que tem como interesse chave a consolidação dos fluxos econômicos e de comunicação necessários aos mercados financeiros. A cidade de São Paulo, ao adentrar nessa mesma lógica, trouxe para a cidade e, no caso aqui estudado, para o centro da cidade, operações e projetos como o projeto Nova luz, que surgiu com o intuito de proporcionar, por meio da especulação imobiliária, a retomada do centro para as classes mais altas paulistanas e para o capital estrangeiro –deixando sua atual população, a maioria moradores de baixa renda, fora dos planos da prefeitura para a região. Como uma força externa e ameaçadora, o projeto fez surgir no centro de São Paulo novas sociabilidades entre os diversos atores coletivos presentes na região. Através de uma rede de associativismo civil, esses atores formaram uma associação intitulada Amoaluz, com o intuito de confrontar com o poder público e estabelecer resistências políticas e culturais aos projetos oficiais, para assim construir um projeto de renovação urbana menos espoliador. Tomando como características as novas tendências de mobilização contemporâneas, a associação se formou a partir da solidariedade de múltiplos atores e construiu pautas que abrangeram várias demandas sociais, porém, carregando consigo uma fragilidade temporal característica dos movimentos oriundo dessa nossa modernidade líquida. Assim, por meio de uma descrição densa da associação e da análise das conjunturas sociopolíticas, este trabalho pretende analisar as novas sociabilidades que surgiram dentro do bairro, com o intuito de conseguir captar a natureza dessas novas redes de associativismo civil e seus impactos em termos de alterações políticas e sociais, tendo como base teórica a corrente francesa dos estudos de movimentos sociais.

Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
NI
Localização Eletrônica
HTTPS://SUCUPIRA.CAPES.GOV.BR/SUCUPIRA/PUBLIC/CONSULTAS/COLETA/TRABALHOCONCLUSAO/VIEWTRABALHOCONCLUSAO.JSF?POPUP=TRUE&ID_TRABALHO=4767225

Expansão industrial e habitação operária em Porto Alegre: O núcleo do Passo d’Areia e Passo da Mangueira

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Eckert Miranda, adriana
Sexo
Mulher
Título do periódico
Espaços urbanos e metropolização no Brasil (1940-1970)
Volume
36
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
17
Idioma
Português
Palavras chave
Expansão
Loteamentos
Indústria
Habitação
Resumo

Este trabalho enfoca o processo de ocupação de áreas ao norte de Porto Alegre a partir da década de 1930 no que chamamos o segundo núcleo industrial e de habitação operária, que se seguiu ao primeiro, do Navegantes. Desse processo, que envolveu iniciativas públicas e privadas, resultaram a singularidade do caráter dessa ocupação e o vínculo que se estabeleceu com a região metropolitana.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Norte de Porto Alegre
Cidade/Município
Porto Alegre
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1876/1812

Para além das favelas cariocas

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Serraglio Polucha, Ricardo
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Nascimento Neto, paulo
Procopiuck, Mario
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Título do periódico
Espaços urbanos e metropolização no Brasil (1940-1970)
Volume
36
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
30
Idioma
Português
Palavras chave
Favela
Informalidade urbana
Política habitacional
Curitiba
Resumo

A historiografia brasileira sobre informalidade urbana tem avançado para novos lócus de análise, superando a tradicional predominância das favelas cariocas. Nesse cenário, tem-se por objetivo investigar a gênese do pensamento e da ação estatal sobre favelas em Curitiba entre 1946 e 1965, destacando a influência do circuito pan-americano de difusão de ideias urbanas.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Curitiba
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Paraná
Referência Temporal
1946-1965
Localização Eletrônica
https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1875/1809

O plano Doxiadis e a capitalidade da Guanabara

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Oakim Bandeira de Mello, Juliana
Sexo
Mulher
Título do periódico
Espaços urbanos e metropolização no Brasil (1940-1970)
Volume
36
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
19
Idioma
Português
Palavras chave
História urbana
Rio de Janeiro
Planejamento urbano.
Resumo

O artigo analisa o plano Doxiadis, um plano diretor contratado por Carlos Lacerda em 1964 para a cidade do Rio de Janeiro. Sua contratação articulou, além das questões teóricas do planejamento urbano da época, o debate político centrado em Lacerda e a manutenção da capitalidade da cidade, que havia perdido anos antes o status de Distrito Federal para Brasília.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1881/1803