Planejamento Urbano

Intervenções no bairro do Recife e no seu entorno: indagações sobre a sua legitimidade

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lacerda, Norma
Sexo
Mulher
Código de Publicação (ISSN)
1980-5462
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
22
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
621
Página Final
646
Idioma
Português
Palavras chave
Patrimônio histórico
Legitimidade espacial
Bairro do Recife
Resumo

O presente artigo tem como objetivos (i) mostrar como a experiência de revitalização do Bairro do Recife foi desvirtuada, aproximando-se da tendência de city marketing, entendida como a aceleração da taxa de transformação de certas localidades, com ênfase especulativa sobre imóveis e grandes obras de renomados arquitetos, com importantes repercussões em termos de trânsito de veículos e fluxos de pessoas, e (ii) questionar sobre a legitimidade de projetos que, embora institucionalmente aprovados, comprometem as características de determinadas estruturas espaciais urbanas, como é o caso dos centros históricos.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
Recife
Bairro/Distrito
Bairro de Recife
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Pernambuco
Referência Temporal
1992 - 2005
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5367

Ruínas olímpicas e a destruição infraestrutural como modo de produção da cidade: uma etnografia da vida social do teleférico da Providência

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Duarte, Ana Clara Chequetti da Rocha
Sexo
Mulher
Orientador
Santos, Mariana Cavalcanti Rocha dos
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
UERJ
Página Inicial
1
Página Final
287
Idioma
Português
Palavras chave
Infraestruturas urbanas
Megaprojetos
Ruínas
Resumo

Inaugurado durante a Copa do Mundo 2014 e abandonado após os Jogos Olímpicos 2016, um gigantesco teleférico erguido na favela da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro, definha com a deterioração de seus cabos de aço, torres metálicas e três enormes estações, que conectariam esta que é conhecida como "a primeira favela" à um circuito turístico, ligando à Central de transportes metropolitanos, de um lado, e à Zona Portuária, alvo da revitalização Porto Maravilha, de outro. O Teleférico da Providência participa de uma constelação de ruínas de projetos de urbanização de favelas inacabados ou abandonados, onde a mobilidade monumental simbolizava a integração das favelas e também as inseria em novos regimes de visibilidade, explorando seu potencial turístico e o valor que poderiam agregar ao marketing urbano da "Cidade Olímpica". Desde 2016, no entanto, o Rio de Janeiro passou a conviver com as diversas "carcaças" dos megaprojetos do urbanismo olímpico, muitos que, como na Providência, já eram considerados abandonados antes mesmo de estarem completos. Essa tese busca realizar uma etnografia da trajetória da vida social do Teleférico do Morro da Providência utilizando a abordagem da antropologia das infraestruturas como instrumento conceitual e metodológico para compreender seus efeitos sociopolíticos. Seguindo os escombros materiais e simbólicos gerados pelo plano de urbanização, analisam-se as racionalidades políticas que constituíram a prática do urbanismo olímpico, e sobretudo dos processos de arruinamento que as acompanham, a fim de compreender as produtividades sociais, políticas e econômicas das ruínas. Assim, essa tese pensa as ruínas não como fragilidade do poder, mas como dispositivo que constrói e gere o espaço urbano, defendendo então que a destruição infraestrutural configura um modo de produção da cidade.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Morro da Providência
Localidade
Teleférico da Providência
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2009-2016
Localização Eletrônica
https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/22772

Patrimônio territorial na Amazônia urbano-ribeirinha: concepções situacionais a partir das margens.

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Bartoli, Estevan
Sexo:
Homem
Código de Publicação (DOI)
10.51359/2238-6211.2023.260674
Ano de Publicação
2024
Idioma
Português
Resumo

O objetivo do texto é contribuir para análise de sistemas territoriais em regiões “marginais”, cujas dinâmicas são permeadas de processos contraditórios e conflitivos, alicerçando a proposta do Patrimônio Territorial Situacional (PaT-S). A partir de aportes teóricos e resultados de pesquisas, os objetivos específico buscam: i) inserir elementos teóricos críticos para análise do patrimônio territorial considerando as particularidades de um recorte amazônico urbano-ribeirinho; ii) realizar análise das dimensões coevolutivas que sinalizam instabilidades situacionais; iii) realizar análise de sistemas territoriais partindo da mediação das cidades e do fenômeno urbano. Os resultados apresentam cenários de manifestações territoriais sobre Parintins (AM), que nos servem como balizadoras para avanços teóricos: o singrar urbano ribeirinho e o circuito de ilegalidade na extração e comercialização de madeira. 

Referência Espacial
Macrorregião
Norte
Brasil
Habilitado
UF
Amazonas
Referência Temporal
2010 - 2024
Localização Eletrônica
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/260674

ATLAS DE PARINTINS - PLANEJAMENTO TERITORIAL E URBANO

Tipo de material
Livro
Autor Principal
Bartoli, Estevan
Sexo
Homem
Outro(s) Autor(es) Organizador(es)
Pinheiro, Heitor
Código de Publicação (ISBN)
978-85-5467-184-6
Ano de Publicação
2022
Idioma
Português
Resumo

O Atlas Parintins e Microrregião tem como objetivo oferecer a estudantes, professores e pesquisadores uma variedade de informações acompanhadas de reflexões sobre essa importante fração da maior unidade territorial do país. Além de divulgar pesquisas existentes, o Atlas apresenta temas para repensar o território e sua complexidade humana, ambiental, política e econômica.

Referência Espacial
Cidade/Município
PARINTINS
Macrorregião
Norte
Brasil
Habilitado
UF
Amazonas
Referência Temporal
1990 - 2020
Localização Eletrônica
https://www.academia.edu/73263866/Atlas_de_Parintins_e_Microrregi%C3%A3o

Método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao caminharem

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rodrigues, Lara Reis
Sexo
Mulher
Orientador
Ribeiro, Rochele Amorim
Código de Publicação (DOI)
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19785
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
São Carlos
Programa
Antropologia
Instituição
UFSCar
Página Inicial
1
Página Final
174
Idioma
Português
Palavras chave
Seguridade percebida
Desafios das mulheres no transporte
Planejamento urbano
Método multicritério
Sistema de Informação Geográfica
Resumo

Caminhar é a forma mais básica e fundamental de mobilidade, permitindo conectividade e
interação entre o indivíduo e o ambiente construído. Entretanto, pesquisas têm demonstrado
que as características do ambiente construído influenciam na seguridade percebida pelos
pedestres e na opção pela caminhada. Ademais, tem-se que o gênero é uma das variáveis mais
relevantes neste aspecto, ao considerar que as chances de as mulheres optarem pelo transporte
a pé são cerca de duas vezes menores em relação às dos homens. Tendo em vista que a
seguridade diz respeito à prevenção de riscos à integridade pessoal, física e psicológica do
indivíduo, a presente pesquisa se fundamenta a partir da seguinte pergunta: que método de
avaliação pode subsidiar o planejamento de áreas urbanas perceptivelmente mais seguras nos
trajetos a pé, sobretudo para as mulheres? Assim, o objetivo geral deste trabalho foi propor um
método de avaliação do espaço urbano quanto à seguridade percebida pelas mulheres ao
caminharem. O estudo foi composto por três etapas: (1) seleção de características do ambiente
construído que interferem na seguridade percebida de pedestres, considerando principalmente
o gênero feminino; (2) definição de um instrumento de avaliação da percepção de seguridade
de pedestres no espaço urbano, através do Analytic Hierarchy Process (AHP); e (3) realização
de estudo de caso em recorte de área urbana no intuito de mapear locais mais ou menos seguros
perceptivelmente para os pedestres, considerando o gênero, utilizando um Sistema de
Informação Geográfica (SIG). Para o desenvolvimento da etapa 1, foi feita uma revisão
bibliográfica sobre o tema, viabilizando-se mediante análise de publicações nacionais e
internacionais, de cunhos científico e técnico, disponibilizadas em bibliotecas e mecanismos de
busca virtuais. Na etapa 2, foi aplicado um questionário visando obter os pesos e a hierarquia
de priorização das medidas e dos aspectos selecionados previamente, por meio da percepção
dos entrevistados, considerando a média geral e o filtro de gênero, bem como etnia, faixa etária
e orientação sexual. Já para a etapa 3, foi delimitada área central do município de Franca (SP)
como objeto de estudo. De modo geral, têm-se como resultados (I) a proposta de oito medidas
agrupadas em quatro aspectos do espaço urbano; (II) a obtenção da seguinte hierarquia de
priorização, do aspecto mais importante para o menos importante pela média geral: circulação
de pessoas (0,30), fiscalização (0,27), manutenção viária (0,22) e atratividade do espaço urbano
(0,21); e (III) a visualização de diferenças na avaliação da área de estudo quanto à percepção de
seguridade entre pedestres do gênero feminino e do gênero masculino. O trabalho subsidia a
gestão pública no que se refere ao planejamento urbano e de transportes, além de contribuir
com o estado da arte através da seleção, da ponderação e do mapeamento das principais
características do ambiente construído que interferem na seguridade percebida ao caminhar.

Autor do Resumo
Lara Reis Rodrigues
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
São Paulo
Cidade/Município
Franca
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2024
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19785

Interações entre planejamento urbano e gestão de riscos de desastres na bacia hidrográfica do Ribeirão Arrudas

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Garcia, Letícia Clipes
Sexo
Mulher
Orientador
Araújo, Rogério Palhares Zschaber de
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Belo Horizonte
Programa
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Instituição
UFMG
Página Inicial
1
Página Final
173
Idioma
Português
Palavras chave
planejamento urbano
gestão de risco de desastre
bacia hidrográfica
defesa civil
Resumo

A dissertação apresentada estuda interações entre o planejamento urbano e as ações
de gestão de risco de desastres em contextos intraurbanos, sob a escala de uma bacia
hidrográfica – a do Ribeirão Arrudas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O
objetivo do estudo foi investigar se há, e quais os níveis, de interação entre as ações
para a gestão de riscos de desastres – agenciadas pelo Sistema de Defesa Civil – e as
ações de planejamento urbano – agenciadas pelas políticas urbanas, oriundas das
esferas municipais, estadual ou federal. Para alcançar tal entendimento, foram
investigados os instrumentos de política urbana, com ênfase nos zoneamentos
municipais, e os instrumentos de gestão de riscos de desastres, em paralelo ao
mapeamento das ocorrências atendidas pelas Coordenadorias Municipais de Defesa
Civil num espectro de dez anos desde a sanção da lei federal que institui a Política
Nacional de Proteção e Defesa Civil, em 2012. A análise do cruzamento desses dados –
do planejamento urbano, da gestão de riscos e das ocorrências de desastres –, consistiu
na leitura da espacialização dessas ocorrências em contraste com os zoneamentos
municipais, e com os mapeamentos de áreas de risco disponibilizados em cartas
geotécnicas. A partir dessas sobreposições de camadas, se discutiu sobre as
reincidências de ocorrências de desastres dentro de determinados polígonos dos
zoneamentos municipais, assim como visualizou-se que as áreas sob risco não são
necessariamente as áreas onde têm ocorrido desastres. Com essa percepção, foi
analisada a distribuição dessas situações na escala da bacia hidrográfica, tomando
proveito da sua dinâmica supra municipal, cuja escala orienta, ao menos em tese, as
ações de gestão de riscos de desastres. A análise das informações espaciais e
documentais identificou potencialidades do mapeamento de ocorrências de desastres
para uma interface entre gestão do risco e planejamento urbano, este em seu papel de
manejar o desenvolvimento de cidades mais seguras ambientalmente e com
distribuição democrática da minimização de riscos ambientais urbanos, sobretudo
num contexto de conurbação no qual são superados limites administrativos municipais.

Autor do Resumo
Letícia Clipes Garcia
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Zona
Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas
Cidade/Município
Belo Horizonte
Contagem
Sabará
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Referência Temporal
2012-2021
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/61269

Trama de sentidos: experiências etnográficas em contexto de consultas públicas (projetos de intervenção político urbanística na Av. São João)

Tipo de material
Livro Eletrônico
Autor Principal
Andrade, Jéssica de Souza
Sexo
Mulher
Autor Organizador
Andrade, Jéssica de Souza
Código de Publicação (ISBN)
978-9915-9643-2-4
Ano de Publicação
2024
Página Inicial
1
Página Final
25
Idioma
Português
Palavras chave
Centro Cultural Olido
Antropologia Urbana
Etnografia Urbana
Sentidos
Espaço Público
Resumo

O presente trabalho é um desdobramento da pesquisa de mestrado em curso intitulada: Os sentidos do Olido:
dinâmicas culturais e transformações urbanas numa centralidade paulistana. A partir do interesse inicial no
equipamento cultural, nomeado de Centro Cultural Olido, situado na av. São João, via que integra um perímetro
na região central e histórica de São Paulo identificada como Centro Novo, tal avenida ganha importância neste
percurso de investigação e torna-se também, área de interesse complementar. A gestão atual do município
desenvolveu um comitê intersecretarial cujo nome é: #todospelocentro, que tem por objetivo coordenar diversas
ações municipais para a requalificação do centro da cidade. Dentre estas ações identificam-se dois projetos em
curso: Diálogos Ruas Abertas av. São João e Diálogos Turismo no Centro de São Paulo os quais expressam,
mobilizam e atribuem sentidos para esta avenida icônica no imaginário paulistano. Imortalizada em canções,
permeada com elementos de relevância arquitetônica e artística, trata-se de uma espacialidade na qual se
articulam as mais variadas táticas, práticas e dinâmicas de diferentes atores sociais. Por meio de etnografias
realizadas até o momento e registradas em relatos de campo decorrentes da inserção e participação da
pesquisadora em consultas e audiências públicas, notou-se o modo como a av. São João – via discurso dos
dirigentes políticos – é considerada, ora como uma avenida linear e que, devido a esta característica, possibilita
um lugar de "estar", "caminhar" e "apreciar" ora como ambiência para a "vocação natural do centro, o turismo”,
leia-se turismo como negócio. Ademais de ser possível identificar, nestas ocasiões, leituras e aproximações que
traduzem o olhar institucionalizado da instância municipal perante esta centralidade em seus arranjos na contemporaneidade. Outro aspecto que transparece é a maneira como se organizam estes encontros (consultas e
audiências públicas), cuja finalidade é intermediar a interlocução entre sociedade civil e municipalidade, e assim
construir uma relação participativa nas etapas de formulação de projetos. O acompanhamento dos diálogos abre
pistas para a compreensão das dinâmicas e ações mobilizadas para a "requalificação" do Centro Novo e para o
projeto de cidade que se está construindo. A contribuição que se pretende não é a exposição de respostas e
posicionamentos totalizantes, mas a reflexão crítica dos formatos institucionais de diálogo entre uma visão de
perto e a de longe e o acercamento das narrativas empregadas nos debates públicos em prol de projetos que
induzem o "fazer cidade" em contexto latinoamericano.

Autor do Resumo
Jéssica de Souza Andrade
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Região Central de São Paulo
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
República
Logradouro
Av. São João
Localidade
Centro Cultural Olido
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2023-2024
Localização Eletrônica
https://sistema-alacongresos.net/ver/ponencia-completa.php?id=321

Os sentidos do Olido: dinâmicas culturais e transformações urbanas numa centralidade paulistana

Tipo de Material
Trabalho de Eventos-Anais
Autor Principal
Andrade, Jéssica de Souza
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Magnani, José Guilherme Cantor
Sexo:
Homem
Título do periódico
XIV Reunião de Antropologia do Mercosul: reconexões e desafios a partir do sul global [livro eletrônico] : anais eletrônicos /
Ano de Publicação
2023
Página Inicial
1
Página Final
23
Idioma
Português
Palavras chave
Centro Cultural Olido
Centralidade
Etnografia Urbana
Espaço Público
Sentidos
Resumo

O trabalho parte de uma pesquisa de mestrado que está em seu início e que se propõe a apresentar, com base em etnografias realizadas até o momento, relatos de campo decorrentes da inserção e participação da pesquisadora em situações no Centro Cultural Olido. Tais observações mobilizam diferentes interpretações sobre como situar e compreender os sentidos atribuídos a este equipamento cultural em uma centralidade paulistana identificada como Centro Novo. Aqui são aproximadas as dimensões políticas e urbanísticas, via discurso dos agentes do poder público e das estratégias das governanças municipais com as dinâmicas cotidianas, considerando a produção de experiências e modos de usar dos múltiplos usuários. As dimensões apresentadas por estes diferentes interlocutores produzem sentidos para a espacialidade do Olido e para o território do seu entorno - um palimpsesto adensado de tensões, memórias e temporalidades. À vista disso, aproximar estes discursos, a fim de ordenar as pistas presentes nas ações e enunciações, podem revelar aspectos importantes da negociação articulada entre citadino, equipamento cultural e projeto de cidade. Também permite estabelecer a gênese da questão: os múltiplos sentidos em jogo neste local se coadunam numa única direção ou constituem uma disputa quando interpelados? Além das questões da vida urbana contemporânea do Olido, é possível encontrar vestígios de "modos de usar", reminiscências de outros tempos ainda vigentes em suas dinâmicas culturais?

Autor do Resumo
Jéssica de Souza Andrade
Método e Técnica de Pesquisa
Quantitativo
Referência Espacial
Região
Região Central de São Paulo
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
República
Logradouro
Av. São João
Localidade
Centro Cultural Olido
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1957-2023
Localização Eletrônica
(N/I)

Centro aberto: “requalificação” do centro de São Paulo e o conhecimento racional do urbanismo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Silva, Guilherme Corigliano
Sexo
Homem
Orientador
Carvalho, Mônica Muniz Pinto de
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
São Paulo (cidade) - história
Renovação urbana - São Paulo (cidade)
Urbanização - São Paulo (cidade)
Resumo

Este estudo toma por objeto de análise o Programa Centro Aberto, intervenções urbanas que visam a “requalificação” de espaços públicos da região central da cidade de São Paulo. A São Paulo-Urbanismo é o órgão da administração municipal responsável por coordenar o programa, concebido através da consultoria prestada pela Gehl Architects à empresa pública, em 2013. Isso em vista, propõe-se um percurso analítico que busca compreender os modos pelos quais o conhecimento racional do urbanismo compõe e opera o projeto de “requalificação” do centro empreendido pela Prefeitura. Para tal, foram realizadas entrevistas qualitativas junto à equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do programa. Partindo desta problemática, este estudo investiga como se dão as relações entre este corpo burocrático e o poder político no interior da administração municipal da cidade.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2013-2019
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22335

Mobilidade urbana: uma análise sociológica das ciclovias e ciclofaixas na cidade de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Tarikian, Fabio Scaringella
Sexo
Homem
Orientador
Borin, Marisa do Espirito Santo
Ano de Publicação
2017
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Mobilidade urbana
Transporte urbano - São Paulo (cidade)
Ciclovias
Ciclofaixas
Resumo

Tendo como pano de fundo a análise acerca do processo de evolução do espaço urbano e suas principais especificidades ao longo do desenvolvimento histórico e social na cidade de São Paulo, a presente dissertação faz uma análise sociológica sobre as recentes medidas e políticas de incentivo ao uso de transporte ativo, em especial o sistema cicloviário, que recebeu significativo incremento nos últimos anos. Partindo-se de ferramental multidisciplinar, com especial ênfase na teoria do ‘direito à cidade`, buscou-se aprofundar o conhecimento sobre o modelo de evolução urbana na cidade de São Paulo, para correlacioná-lo com padrões de organização de mobilidade e transporte, tido como um dos principais problemas do município atualmente, para, enfim, analisar seus efeitos e consequências sobre a vida social em vista da mobilização em torno da apropriação ou reconquista do espaço público urbano

Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20605