Proposta de modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de seguridade

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Silva, Otavio Henrique da
Sexo
Homem
Orientador
Sanches, Suely da Penha
Ano de Publicação
2022
Programa
Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana
Instituição
Universidade Federal de São Carlos
Página Inicial
1
Página Final
184
Idioma
Português
Palavras chave
segurança pessoal
caminhabilidade
planejamento urbano
Análise de Decisão Multicritério
Índice de Segurança Pessoal Percebida
Resumo

Diferentes variáveis podem encorajar ou não a opção pelas caminhadas como modo de
transporte. Em especial, diversos estudos têm demonstrado a relevância de questões ligadas à
segurança pessoal, sobretudo do ponto de vista subjetivo. Mas, diferentemente de outras
dimensões relativas à caminhabilidade, a seguridade percebida não recebeu, até o momento,
uma abordagem ampla e detalhada para sua avaliação. Na perspectiva do planejamento urbano,
a disponibilidade de uma ferramenta com essas características poderia auxiliar a formulação de
estratégias mais eficientes visando tornar cidades mais seguras. Nesse contexto, esta pesquisa
objetivou construir um modelo para avaliação de espaços para pedestres quanto à percepção de
seguridade, utilizando abordagem multicritério. Para isso, foram executadas três etapas
metodológicas principais relacionadas à (1) construção, à (2) elaboração do sistema de
avaliação técnica e à (3) aplicação do modelo, nomeado Índice de Segurança Pessoal Percebida
(ISPP). Tratando da construção da ferramenta, com base na literatura, foram definidas 17
características de seguridade percebida que influenciam a opção pelo transporte a pé, tomando
como base a dinâmica urbana de cidades brasileiras. Tais características foram divididas em
duas dimensões (Espaço Físico e Ambiente Social). Depois, foram aplicados 405 questionários
para conhecer a opinião dos usuários acerca da relevância das características selecionadas. A
partir das respostas obtidas, por meio de Análise Fatorial Exploratória, foi desenvolvida uma
estrutura hierarquizada para o Índice em indicadores (relativos às características levantadas),
fatores e domínios (Espaço Físico e Ambiente Social), e foram determinados os pesos relativos
desses três componentes, utilizando abordagem do tipo bottom-up. Então, realizou-se a
agregação desses indicadores, fatores e domínios, por meio de uma combinação linear
ponderada. O resultado dessa expressão matemática, variável de 0,0 até 1,0, equivale ao valor
final do modelo e indica a condição de seguridade percebida em um espaço para pedestres,
podendo variar de péssima até ótima, nessa ordem. Quanto à elaboração do sistema de
avaliação, foram definidos critérios e procedimentos técnicos, aplicáveis inclusive a partir de
imagens, para cada indicador. Para oito deles foram elaboradas funções fuzzy para a
normalização de valores dentro do intervalo de 0,0 a 1,0. Para a construção das curvas, foram
utilizadas informações levantadas junto a um painel composto por 36 especialistas que atuam
na área de transportes. Construído o modelo e definido o sistema de avaliação, conduziu-se uma
aplicação da ferramenta. Usando o ISPP, foram avaliadas 24 imagens dos tipos fotografia e
Street View, representativas de variados níveis de seguridade percebida. Também, foram
avaliados outros seis cenários urbanos, retratados em fotografias nos períodos diurno e noturno,
o que permitiu explorar a variação da seguridade percebida nesses espaços em diferentes
situações. No geral, a aplicação do ISPP mostrou-se prática, indicando informações relevantes
sobre os espaços avaliados do ponto de vista da segurança pessoal. Entende-se que o Índice
desenvolvido possa ser utilizado como ferramenta de apoio à tomada de decisão para a
promoção de espaços mais seguros aos pedestres. Para tanto, é relevante que planejadores e
gestores urbanos, e pesquisadores explorem as potencialidades do modelo, verificando
inclusive possibilidades de adaptações, visando melhorá-lo continuamente.

Autor do Resumo
Silva, Otavio Henrique da
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2019-2020
Localização Eletrônica
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15817