Educação

Crianças migrantes e o direito à educação: leituras e conversas com equatorianos na atuação voluntária do grupo DIASPOTICS

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Assumpção, Adriana
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Coelho, João Paulo Rossini Teixeira
Sexo:
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006010
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
28
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Crianças imigrantes
Equatorianos
Direito à educação
Integração
Resumo

Este artigo foi motivado pela conversa com um menino equatoriano de sete anos, no qual ele narra que ouviu de sua professora que não aprende a ler porque sua mãe se comunica com ele em espanhol. Nossas inquietações surgiram em meio ao trabalho desenvolvido pelo grupo DIASPOTICS - Migrações Transnacionais & Comunicação Intercultural com migrantes equatorianos em Copacabana. O objetivo deste texto é refletir sobre a integração de crianças migrantes e seu direito à educação, tendo como cenário empírico o trabalho com esse grupo de crianças matriculadas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. A partir do trabalho de campo realizado, apontamos a necessidade de maior reflexão sobre integração e educação como construção de saberes com todos os atores envolvidos.

 
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2018-2019
Localização Eletrônica
https://www.scielo.br/j/remhu/a/KQGjtgPbgtbQWKVRmHPcjhC/?lang=pt

Estudantes secundaristas de origem boliviana: relatos de experiências sobre línguas, culturas e identidades

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Kohatsu, Lineu
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Braga, Adriana de Carvalho Alves
Felippe, Irene Monteiro
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
30
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Imigrantes Bolivianos
Estudantes de Ensino Médio
Escola Pública
Folclore Boliviano
Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir as experiências culturais de jovens secundaristas bolivianos e filhos de bolivianos. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola pública de São Paulo, nos anos de 2018 e 2019. Foram entrevistados 21 alunos da 3ª série do ensino médio, sendo 14 bolivianos e 7 brasileiros, filhos de bolivianos, de ambos os sexos. Foram analisadas: as relações dos jovens com os idiomas (espanhol, português e línguas originárias), com as fraternidades folclóricas, os modos como se identificam. A análise dos relatos revela experiências singulares, diversas e heterogêneas, mostrando diferentes apropriações dos idiomas, graus variados de contato com a cultura boliviana e diferentes formas de identificação.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2017-2019
Localização Eletrônica
https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/1608

A educação em um contexto de vulnerabilidade social: contribuições teóricas a partir de diálogos com a juventude favelada da Maré-RJ

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Gomes, Rafael Ferreira Diniz
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e47145
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
39
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Efeito-vizinhança
Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades
Conjunto de Favelas da Maré
Sociologia urbana
Desigualdade social
Resumo

Neste artigo, abordaremos o tema da segregação socioespacial, a concentração da pobreza urbana, os malefícios decorrentes das desigualdades sociais e seus reflexos na educação de jovens moradores de favelas. A partir de uma pesquisa que entrelaça a teoria e a pesquisa de campo, estabeleceremos uma conexão entre os conceitos de Efeito-vizinhança e Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades, com as entrevistas realizadas com jovens moradores do Conjunto de Favelas da Maré, situado no município do Rio de Janeiro. O objetivo principal do estudo é examinar a literatura relacionada aos temas abordados, com base nas reflexões emergentes do cotidiano capturado por meio da pesquisa de campo, a fim de ratificar ou contrapor a abordagem teórica adotada. Como conclusão, fica evidente que as diversas formas de marginalização enfrentadas pelas juventudes em situação de pobreza constituem um desafio social complexo, exigindo a priorização da construção de uma cidadania justa e igualitária.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Zona Norte
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Conjunto de Favelas da Maré
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/47145

Imigração venezuelana, fronteira e interculturalidade: uma análise das experiências de educadoras e educadores em escolas públicas de Boa Vista (Roraima)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Generali, Sabrina
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Cogo, Denise
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006907
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
31
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Imigração venezuelana
Fronteira
Escola
Interculturalidade
Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as experiências de educadores(as) da rede municipal de ensino da cidade de Boa Vista (RR) relacionadas à presença da diversidade imigratória de crianças venezuelanas e às possibilidades de inclusão de práticas interculturais em espaços escolares. O marco teórico abarca os conceitos de fronteira, interculturalidade e imigração. A metodologia, de caráter qualitativo, abrangeu entrevistas e pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. A análise empírica se desenvolve em torno de três dimensões das experiências de educadores(as) relacionadas à interculturalidade: a visão dos(as) educadores(as) sobre a relação com a fronteira, as escolas de Boa Vista como espaços de diversidade migratória e a ausência de políticas públicas voltadas à interculturalidade. Como resultados, observamos possibilidades e limites de desenvolvimento de práticas educativas interculturais no contexto da fronteira, a ausência de projetos e políticas interculturais nas escolas e o entendimento de que a presença de migrantes é provisória.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Boa Vista
Macrorregião
Norte
Brasil
Habilitado
UF
Roraima
Referência Temporal
2019-2023
Localização Eletrônica
https://www.scielo.br/j/remhu/a/rxkyrxtNx8fKnBDYTmQg4tL/?lang=pt

Contexto migratório internacional e educação escolar fronteiriça: discussão acerca de estudos acadêmicos strictu sensu

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Tavano, Patricia Teixeira
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
de Oliveira, Marco Aurélio Machado
Sexo:
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003202
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
32
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Fronteira
Migração pendular
Educação Escolar
Formação de professores
Cultura
Resumo

Este artigo se propôs discutir o contexto educacional dos migrantes internacionais de origem boliviana, sejam residentes ou pendulares, atendidos no sistema educacional municipal de Corumbá, a partir da revisão das pesquisas realizadas nos únicos Programas Strictu Sensu ofertados no município sul-matogrossense. O rol de produções analisadas traz a discussão de problemáticas cotidianas que envolvem o desconhecimento da língua e cultura boliviana, assim como questões sobre a formação inicial e continuada de professores, que podem estar impactando no processo de ensino-aprendizagem desses migrantes.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Corumbá
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Mato Grosso do Sul
Referência Temporal
2009-2022
Localização Eletrônica
https://www.scielo.br/j/remhu/a/5bZWFFYHfHk3jQMKTwVpK5d/?lang=pt#

Indagações sobre a educação de jovens filhos de migrantes

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Sposito, Marilia Pontos
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i12.312
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
5
Ano de Publicação
1992
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Juventude
Educação
Recessão econômica
Resumo

A década de 1990 con­firma, para muitos, a sensação de im­passe e de falta de perspectivas para a sociedade brasileira. A recessão que mar­cou a última déca­da, agravada pela profunda crise que ultrapassa as fron­teiras da miséria social, atingindo as instituições e comprometendo o pro­cesso de transição democrática, é a grande herança para os próximos anos. Tais efeitos são imediatamente percep­tíveis sob o ponto de vista geral da so­ciedade e de seus segmentos explorados. No entanto, seria preciso aprofun­dar o quanto esta situação de crise atin­ge particularmente os jovens, filhos de trabalhadores migrantes.

Região Metropolitana de São Paulo talvez se constitua em modelo exemplar dessa situação. O município da capital passa por um visí­vel processo de desconcentração in­dustrial, denominado por alguns de desindustrialização, ao lado da terciarização do mercado de empregos e do crescimento do setor informal. Integrantes de família migrante, lu­tando para sobreviver diante dos desa­fios do dia-a-dia, residentes nos bairros periféricos ou buscando moradia nas áreas centrais em cortiços ou favelas, crianças e jovens enfrentam as defi­ciências da rede pública de educação.

Tendo como ponto de partida os jovens, atores de processos sociais dos quais são vítimas e protagonistas, busca-se oferecer alguns indícios que apontem os desencontros que se abrem frente a seus projetos de vida e à educação a que têm acesso.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 1990
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/312

Vivências diferenciadas entre três gerações de japoneses em São Paulo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
12
Ano de Publicação
1999
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
10
Página Final
16
Idioma
Português
Palavras chave
imigração japonesa
educação
hábitos culturais
lazer
mobilidade sócio-espacial
Resumo

Estas reflexões estão pautadas em dois estudos complemen­tares realizados junto a famí­lias de imigrantes japoneses. No primeiro abordamos famílias de ori­gem japonesa que vieram para as cidades de Campinas e São Paulo durante as pri­meiras cinco décadas desse século (1908-1950) (Demartini, 1997a). Focalizamos nossa atenção especialmente em temas re­lacionados à educação, aos hábitos cultu­rais e atividades de lazer. Na segunda eta­pa aprofundamos nosso conhecimento so­bre as questões estudadas anteriormente, bem como incluímos novas indagações e elementos de análise, que foram surgindo na medida que avançamos com essa ca­racterização mais ampla do grupo estuda­do. Portanto, os temas relacionados com a mobilidade sócio-espacial dessas fami­lias, os projetos individuais e coletivos de ascensão sócio-econômica, o processo de escolarização das gerações mais jovens e a vivência cultural nas últimas décadas foram examinadas sob um novo prisma, a partir de uma análise de gerações que com­põem cada família e as diferenças sociais, econômicas e sobretudo culturais ao lon­go deste século (Demartini, 1997b)

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Campinas
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/728

Uma escola alemã em Mato Grosso

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Miranda, Mariza Santos
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
15
Ano de Publicação
2002
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Imigração alemã
Teuto-brasileiros
Aprendizado
Resumo

À realidade de um processo de aprendizado formal e, sobretudo, informal, ficaram expostas as famílias alemãs vindas para o Mato Grosso em 1924. Entretanto, não devemos deixar de considerar certas verdades inerentes a todo processo educacional: ele nunca se dá desvinculado do grupo social e dos interesses políticos, já que a prática política se apoia na verdade do poder e a prática educativa, no poder da verdade, segundo Saviani (1989).

Justamente esses dois elementos, os interesses políticos e a ‘verdade’ do real, possibilitaram às famílias moverem-se até Terenos, hoje MS. Lá, expostas a uma realidade que, além de desconhecida, era agreste, viram-se diante da necessidade de aprender a todo custo.

O aprendizado vitalício nem sempre lhes trouxe a grande satisfação prevista por Drucker (1993: 156), que apregoa a exigência de o aprendizado ser atraente, carregando consigo uma grande satisfação, mas certamente lhes impôs um novo ritmo ao aprender vitalício.

Referência Espacial
Cidade/Município
Terenos
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Mato Grosso do Sul
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/835

O imaginário conservador na educação: uma análise dos discursos das audiências do Escola sem Partido (PL n° 7.180/14)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Oliveira Filho, Michel Baltazar de
Sexo
Homem
Orientador
Miguel, Luis Felipe
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
Brasília
Programa
Ciência Política
Instituição
UNB
Idioma
Português
Palavras chave
Escola Sem Partido (ESP)
Discurso político
Conservadorismo
Ideologia de gênero
Educação
Resumo

Este trabalho, baseado na análise do discurso parlamentar, buscou identificar os eixos de sentido que construíram o debate acerca do Escola sem Partido (ESP) na Câmara dos Deputados. Para tal, a investigação adentrou nos enunciados das audiências legislativas do Projeto de Lei número 7.180 de 2014, mais especificamente, nas falas do parlamentares e convidados presentes na comissão especial, instaurada em 2017. Pelo teor da proposta – que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e restringe conteúdos pedagógicos – o ESP ganhou notoriedade, defensores e opositores; os principais porta-vozes, em sua maioria, integraram a comissão estudada. Analisando a construção do conflito, constatou-se cinco bases que sustentam a defesa do ESP: uma visão limitada da função da escola e do papel do educador; a moralização do tema da educação sexual; o retorno do discurso anticomunista; o emprego do imaginário religioso da guerra cultural; e a disputa discursiva relativa aos limites da liberdade de expressão de profissionais de ensino.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2017
Localização Eletrônica
https://www.repositorio.unb.br/handle/10482/35051

"A cota paulista é mais inteligente": o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) e o confinamento racial da classe média branca

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Araujo, Danielle Pereira de
Sexo
Mulher
Orientador
Boito Júnior, Armando
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1102658
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
Campinas
Programa
Ciência Política
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Classe média
Meritocracia
Racismo institucional
Cotas Raciais
PIMESP
Resumo

A presente tese analisa o processo que culminou na rejeição, pelos docentes das universidades estaduais paulistas, do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) em 2013. Gestado pelos reitores das três universidades estaduais de São Paulo (Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Júlio de Mesquista, Universidade de São Paulo), em estreita colaboração com o governo do estado de São Paulo, o PIMESP propunha-se a ser um programa inclusivo no ensino superior, mas com o grande diferencial de priorizar o mérito no processo de seleção do público beneficiário. Se, por um lado, o posicionamento contrário à proposta advindo dos docentes das três universidades estaduais paulistas expôs as limitações do PIMESP, por outro, o enquadramento dado ao debate, a partir dos dilemas apresentados pelos docentes como inclusão versus mérito, raça versus classe, políticas universais versus políticas focalizadas, evidenciam a estrutura racista e elitista que informa a prática política daquela fração da classe média branca que ocupa a universidade. Nesse sentido, o principal objetivo na presente tese é evidenciar que a defesa do mérito aliada ao refutamento de políticas de ação afirmativa com recorte étnico-racial, se converteram em estratégias discursivas (re)produzidas pela fração da classe média branca no contexto de avaliação do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior público paulista e que cumpriu uma dupla função: mascarar a hierarquia do trabalho e naturalizar o racismo institucional. Como objetivo secundário, buscaremos também situar o PIMESP inserido em uma lógica que orientou outras políticas de "inclusão" propostas pelas três universidades paulistas entre os anos de 2004 a 2014. A partir das contribuições da abordagem marxista de classe média e do conceito de racismo institucional (Carmichael & Hamilton, 1967), a presente tese buscará explorar de que forma a narrativa da "inclusão" nas universidades estaduas paulistas naturalizam as hierarquias de classe e raça.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004-2014
Localização Eletrônica
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1102658