Educação

Vivências diferenciadas entre três gerações de japoneses em São Paulo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
12
Ano de Publicação
1999
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
10
Página Final
16
Idioma
Português
Palavras chave
imigração japonesa
educação
hábitos culturais
lazer
mobilidade sócio-espacial
Resumo

Estas reflexões estão pautadas em dois estudos complemen­tares realizados junto a famí­lias de imigrantes japoneses. No primeiro abordamos famílias de ori­gem japonesa que vieram para as cidades de Campinas e São Paulo durante as pri­meiras cinco décadas desse século (1908-1950) (Demartini, 1997a). Focalizamos nossa atenção especialmente em temas re­lacionados à educação, aos hábitos cultu­rais e atividades de lazer. Na segunda eta­pa aprofundamos nosso conhecimento so­bre as questões estudadas anteriormente, bem como incluímos novas indagações e elementos de análise, que foram surgindo na medida que avançamos com essa ca­racterização mais ampla do grupo estuda­do. Portanto, os temas relacionados com a mobilidade sócio-espacial dessas fami­lias, os projetos individuais e coletivos de ascensão sócio-econômica, o processo de escolarização das gerações mais jovens e a vivência cultural nas últimas décadas foram examinadas sob um novo prisma, a partir de uma análise de gerações que com­põem cada família e as diferenças sociais, econômicas e sobretudo culturais ao lon­go deste século (Demartini, 1997b)

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Campinas
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/728

Uma escola alemã em Mato Grosso

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Miranda, Mariza Santos
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
15
Ano de Publicação
2002
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Imigração alemã
Teuto-brasileiros
Aprendizado
Resumo

À realidade de um processo de aprendizado formal e, sobretudo, informal, ficaram expostas as famílias alemãs vindas para o Mato Grosso em 1924. Entretanto, não devemos deixar de considerar certas verdades inerentes a todo processo educacional: ele nunca se dá desvinculado do grupo social e dos interesses políticos, já que a prática política se apoia na verdade do poder e a prática educativa, no poder da verdade, segundo Saviani (1989).

Justamente esses dois elementos, os interesses políticos e a ‘verdade’ do real, possibilitaram às famílias moverem-se até Terenos, hoje MS. Lá, expostas a uma realidade que, além de desconhecida, era agreste, viram-se diante da necessidade de aprender a todo custo.

O aprendizado vitalício nem sempre lhes trouxe a grande satisfação prevista por Drucker (1993: 156), que apregoa a exigência de o aprendizado ser atraente, carregando consigo uma grande satisfação, mas certamente lhes impôs um novo ritmo ao aprender vitalício.

Referência Espacial
Cidade/Município
Terenos
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Mato Grosso do Sul
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/835

O imaginário conservador na educação: uma análise dos discursos das audiências do Escola sem Partido (PL n° 7.180/14)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Oliveira Filho, Michel Baltazar de
Sexo
Homem
Orientador
Miguel, Luis Felipe
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
Brasília
Programa
Ciência Política
Instituição
UNB
Idioma
Português
Palavras chave
Escola Sem Partido (ESP)
Discurso político
Conservadorismo
Ideologia de gênero
Educação
Resumo

Este trabalho, baseado na análise do discurso parlamentar, buscou identificar os eixos de sentido que construíram o debate acerca do Escola sem Partido (ESP) na Câmara dos Deputados. Para tal, a investigação adentrou nos enunciados das audiências legislativas do Projeto de Lei número 7.180 de 2014, mais especificamente, nas falas do parlamentares e convidados presentes na comissão especial, instaurada em 2017. Pelo teor da proposta – que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e restringe conteúdos pedagógicos – o ESP ganhou notoriedade, defensores e opositores; os principais porta-vozes, em sua maioria, integraram a comissão estudada. Analisando a construção do conflito, constatou-se cinco bases que sustentam a defesa do ESP: uma visão limitada da função da escola e do papel do educador; a moralização do tema da educação sexual; o retorno do discurso anticomunista; o emprego do imaginário religioso da guerra cultural; e a disputa discursiva relativa aos limites da liberdade de expressão de profissionais de ensino.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2017
Localização Eletrônica
https://www.repositorio.unb.br/handle/10482/35051

"A cota paulista é mais inteligente": o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) e o confinamento racial da classe média branca

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Araujo, Danielle Pereira de
Sexo
Mulher
Orientador
Boito Júnior, Armando
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1102658
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
Campinas
Programa
Ciência Política
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Classe média
Meritocracia
Racismo institucional
Cotas Raciais
PIMESP
Resumo

A presente tese analisa o processo que culminou na rejeição, pelos docentes das universidades estaduais paulistas, do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) em 2013. Gestado pelos reitores das três universidades estaduais de São Paulo (Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Júlio de Mesquista, Universidade de São Paulo), em estreita colaboração com o governo do estado de São Paulo, o PIMESP propunha-se a ser um programa inclusivo no ensino superior, mas com o grande diferencial de priorizar o mérito no processo de seleção do público beneficiário. Se, por um lado, o posicionamento contrário à proposta advindo dos docentes das três universidades estaduais paulistas expôs as limitações do PIMESP, por outro, o enquadramento dado ao debate, a partir dos dilemas apresentados pelos docentes como inclusão versus mérito, raça versus classe, políticas universais versus políticas focalizadas, evidenciam a estrutura racista e elitista que informa a prática política daquela fração da classe média branca que ocupa a universidade. Nesse sentido, o principal objetivo na presente tese é evidenciar que a defesa do mérito aliada ao refutamento de políticas de ação afirmativa com recorte étnico-racial, se converteram em estratégias discursivas (re)produzidas pela fração da classe média branca no contexto de avaliação do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior público paulista e que cumpriu uma dupla função: mascarar a hierarquia do trabalho e naturalizar o racismo institucional. Como objetivo secundário, buscaremos também situar o PIMESP inserido em uma lógica que orientou outras políticas de "inclusão" propostas pelas três universidades paulistas entre os anos de 2004 a 2014. A partir das contribuições da abordagem marxista de classe média e do conceito de racismo institucional (Carmichael & Hamilton, 1967), a presente tese buscará explorar de que forma a narrativa da "inclusão" nas universidades estaduas paulistas naturalizam as hierarquias de classe e raça.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2004-2014
Localização Eletrônica
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1102658

Caminhando sobre fronteiras: o papel da educação na vida de adultos migrantes Fernando Frochtengarten São Paulo: Summus Editorial, 2009, 169p.

Tipo de Material
Resenha
Autor Principal
Dornelas, Sidnei Marco
Sexo
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
22
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
São Paulo
Migração
Experiência migratória
Resumo

Este livro tem como tema de fundo o relato da experiência de uma relação vivenciada na educação de jovens adultos em sua condição de migrantes de origem rural na cidade de São Paulo. Originalmente esse trabalho foi apresentado como tese de doutoramento em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Porém seu escopo vai além desse enquadramento acadêmico, pois se trata de uma reflexão que se embasa em uma experiência real, vivida cotidianamente em sala de aula e nos espaços do Colégio Santa Cruz, na zona oeste da cidade, onde o autor exerceu sua função de professor nas aulas noturnas do supletivo frequentadas pelos migrantes estudantes. A partir dessa experiência, o autor inicia uma trajetória em que se articulam o relato do vivido em seus relacionamentos com “a reflexão disciplinada sobre os diversos lugares ocupados pela escola ao longo da história de vida” (p. 21) de um grupo determinado de estudantes migrantes, originários de uma mesma região, entre Minas Gerais e Bahia. […]

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/910

Revitalização linguística do japonês no Brasil A atuação dos retornados brasileiros do Japão como professores de língua japonesa

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Morales, Leiko Matsubara
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i69.483
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
bilinguismo
decasségui
formação de professores
Resumo

Este trabalho tem como objetivo trazer à tona a emergência de um novo grupo de professores de japonês, que são os brasileiros retornados do Japão, em consequência do fluxo migratório conhecido como decasségui. São pessoas que foram levadas para o Japão ainda em idade tenra, ou nasceram lá, e passaram pela educação escolar no país. enquanto a maioria de descendentes jovens no Brasil não se interessa pela docência em língua japonesa, os retornados buscam tal ocupação justificando que “ensinar o japonês é a única coisa que sabem fazer”. Diante da escassez de pessoas fluentes no idioma em quatro habilidades lingüísticas, e também da demanda reprimida de professores dessa língua no Brasil, esse novo perfil vem contribuir para a sua revitalização. A pesquisa analisou, qualitativamente, o relato de três informantes, tendo em vista o seu histórico de migração, nos seguintes aspectos: nível de bilinguismo, circunstâncias de aquisição e aprendizagem das duas línguas (japonês e português), motivações pessoais, além do desempenho linguístico.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Localidade
Universidade de São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
País estrangeiro
Japão
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/483/442

Lugares próprios entre modos de ser distintos? A inserção das crianças que moraram no Japão

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Ueno, Laura Satoe
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i69.481
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2011
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Crianças
migração de retorno
Japão
Resumo

No presente texto, discutimos como as crianças costumam viver as mudanças entre culturas, em especial aquelas que retornaram do Japão. Apresentamos aspectos do processo de socialização envolvendo contextos culturais diferentes, bem como as implicações da migração na dinâmica das famílias e no desenvolvimento psicológico dos sujeitos, partindo de interlocuções teóricas entre as abordagens intercultural e psicodinâmica. Consideramos que os fatores sociopolíticos são fundamentais na compreensão das perdas, conflitos e desafios envolvidos nos deslocamentos. No âmbito da educação, temos observado que a escola costuma reproduzir descontinuidades em vez de assegurar a ‘possibilidade de ser’ da criança na transição entre culturas diferentes.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Japão
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/481

Notas iniciais de uma pesquisa participante com estudantes migrantes em situação de vulnerabilidade social

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Faustino, Carlos Roberto
Sexo
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Educação
Direito
Migração
Resumo

O objetivo deste trabalho é partilhar algumas notas iniciais de uma pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, na Universidade Federal de São Paulo, nível Doutorado, a qual tem como fenômeno a ser investigado a avaliação da efetividade do direito à educação garantido ao estudante migrante venezuelano residente no município de Varginha, Sul de Minas Gerais, sob sua ótica e subjetividade e de seus representantes legais. A proposta metodológica dessa pesquisa qualitativa é a utilização dos princípios e fundamentos da Metodologia Arqueológica Participativa (MAP), que corresponde a uma perspectiva em que os participantes são construtores do conhecimento, por meio de um procedimento horizontalizado que considera de forma efetiva as questões éticas da pesquisa. Além disso, essa proposta metodológica visa, por meio da construção participativa do conhecimento, transformar a vida dos participantes em relação ao fenômeno investigado e aos fatos sociais a eles relacionados. Para tanto, a partir da livre e inequívoca manifestação de interesse em participar deste estudo, o procedimento técnico para a produção dos dados coadunará com os princípios basilares da MAP; neste sentido, utilizar-se-á a conversação para que os participantes, após terem acesso aos documentos que fundamentam as políticas públicas atreladas à temática, possam expressar sobre e avaliar a prática cotidiana enquanto usufrutuários de um serviço público.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
Varginha
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1370

Notas de uma pesquisa participante com migrantes-adolescentes em conflito com a lei

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Almeida, Cristiano Rodineli
Sexo
Homem
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
1
Ano de Publicação
2024
Idioma
Português
Palavras chave
Adolescência
Migração
Socioeducação
Psicologia
Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar algumas notas de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento, no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, na Universidade Federal de São Paulo, com migrantes-adolescentes em conflito com a lei e cumprindo Medidas Socioeducativas de privação de liberdade no estado de São Paulo. Para tanto, procedemos a uma pesquisa assentada na Metodologia Arqueológica Participativa (MAP), sendo uma plataforma qualitativa que poderá nos auxiliar na explicação dos fenômenos migratórios e a privação de liberdade. Assim, realizar-se-á encontros presenciais e individuais com esses adolescentes nos Centros de Atendimento nos quais estão internados. Do ponto de vista teórico-analítico a pesquisa em tela ancora-se nos pressupostos da Filosofia da Migração, Anticolonialidade e da Psicanálise. Quanto à relevância, ela, efetivamente, somente poderá ser dita pelos próprios participantes. São eles, os sujeitos da pesquisa, que nos dirão qual será sua importância social. O que podemos dizer no momento é que sua atual relevância é mostrar para o Sistema Socioeducativo, a comunidade acadêmica e sociedade que esses adolescentes, migrantes e socioeducandos, existem, a despeito de toda a invisibilidade acerca de suas presenças nas páginas oficiais da instituição e governo, e na produção intelectual do país.

Referência Espacial
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1369

Conexões da interculturalidade: cidades, educação, política e festas entre Sateré-Mawé do Baixo Amazonas.

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Fiori, Ana Leticia de
Sexo
Mulher
Orientador
Magnani, Jose Guilherme Cantor
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Antropologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Educação indígena
Ensino Superior indígena
Etnologia urbana
Interculturalidade
Política indígena
Resumo

Esta tese, desenvolvida no âmbito do Grupo de Etnologia Urbana do Núcleo de Antropologia Urbana da USP discute os enredamentos entre educação, cidade e política a partir das experiências sateré-mawé com Ensino Superior. O trabalho é desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e, principalmente, da etnografia desenvolvida individualmente e junto a outros pesquisadores do GEU, cuja coparticipação deu-se em campo e na produção de cadernos de campo coletivos. Esta etnografia centra-se na cidade de Parintins-AM (médio-baixo Amazonas), na turma de Parintins do curso de Pedagogia Intercultural (2009 e 2014) oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas UEA, e nas circulações dos acadêmicos indígenas Sateré-Mawé e suas práticas por entre as cidades e as aldeias da Terra Indígena Andirá-Marau, sobretudo a aldeia Ponta Alegre. Ao longo dos cinco capítulos, a etnografia desenvolvida entre os Sateré-Mawé é apresentada face a discussões sobre modelos analíticos da antropologia acerca de objetos como cidade, cultura e interculturalidade, redes de saberes, ensino superior indígena, estado, política dos e para indígenas e festas. Exploro as conexões parciais engendradas pela presença de acadêmicos sateré-mawé na universidade e sua circulação por instituições (escolas, secretarias, etc.), práticas (ensino, política, lazer), eventos (feiras escolares, eventos acadêmicos, rituais, futebol) e modos de conhecimento e enunciação. Apresento reflexões que emergiram na interlocução com os Sateré-Mawé acerca das relações engendradas pelo dispositivo da interculturalidade, como suas interpretações do Festival Folclórico do Boi Bumbá, principal atividade econômica de Parintins; e da proposta de uma Livre Academia do Wará, a universidade indígena proposta pelo Consórcio de Produtores Sateré-Mawé. Discuto como enquadram seus intuitos de ter uma "educação dos brancos" em suas cosmopolíticas face ao mito do Imperador, o sistema de conhecimento do guaraná e a Festa da Tucandeira. O Imperador é um demiurgo relacionado a eventos históricos e à habilidade sateré-mawé de pacificar e canalizar potências dos brancos, agora situadas nos currículos e diplomas universitários. Os Sateré-Mawé são "filhos do Guaraná", uma planta professora que transforma o ethos guerreiro no uso diplomático de "boas palavras", necessárias à formação do bom professor. Os cantos da Tucandeira, festa mais conhecida dos Sateré-Mawé, trazem as Sehay Pooti (boas palavras) ensinando os jovens que dançam suportando a dor da luva de formigas. Mais do que diacríticos de uma identidade indígena, estes mitos e ritos formam um complexo sistema de saberes que delineiam as compreensões Sateré-Mawé sobre suas agências na contemporaneidade.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Região
Médio-baixo Amazonas
Cidade/Município
Parintins
Macrorregião
Norte
Brasil
Habilitado
UF
Amazonas
Referência Temporal
2009 - 2014
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13122018-163358/pt-br.php