Educação

Projetos socioeducativos: a naturalização da exclusão nos discursos de educadores

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Zucchet, Dinora
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Moura, Eliana
Menezes, Magali
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
25
Ano de Publicação
2010
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
465
Página Final
478
Idioma
Português
Palavras chave
Políticas públicas
Exclusão/inclusão
Projetos socioeducativos
Práticas de educação
Resumo

O artigo aborda a temática da exclusão/inclusão em práticas de educação não escolar, a partir dos discursos de educadores que atuam em projetos socioeducativos voltados a crianças e jovens, moradores de periferias urbanas. Considerando-se alguns resultados das pesquisas empíricas Formação de Educadores em Práticas Socioeducativas (CNPq) e Saberes sobre Diferenças e Inclusão Social, os projetos socioeducativos são tidos como ações eminentemente inclusivas, naturalizando o fenômeno da exclusão/inclusão social. Propõe-se a ampliação dessa discussão a partir de argumentos que apontam para a ausência de um fundamento importante, a saber, a dimensão da desigualdade.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Vale do Sinos
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Sul
Referência Temporal
2005-2008
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5549

Educação Popular, Educação Libertária e Movimentos Sociais: um Estudo de Caso sobre o Grupo de Educação Popular (GEP)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Santana, Guilherme Xavier de
Sexo
Homem
Orientador
Motta, Vânia Cardoso da
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Educação
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Grupo de Educação Popular
Morro da Providência
educação popular
educação libertária
educação libertadora
Resumo

Esta dissertação analisa o histórico das atividades político pedagógicas do Grupo de Educação Popular (GEP) localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro, próximo à zona portuária, no Morro da Providência, frente aos impactos das intervenções governamentais no local, tendo em vista os megaeventos que serão realizados. Considerando que a educação popular se insere em um processo de transformação da realidade e das relações sociais de produção da ordem capitalista e que a base político-filosófica libertária e autogestionária do Grupo contrapõe a qualquer aparato coercitivo do Estado, nosso objetivo foi averiguar como o GEP vem atuando junto à população do Morro da Providência com relação às questões das remoções de moradores, à especulação imobiliária na área e ao processo de ―revitalização que o Projeto Porto Maravilha vem promovendo, dentre outros transtornos; assim como no âmbito do processo educativo escolar. Para tal, apreendemos preceitos de teóricos anarquistas clássicos do século XIX, como Mikhail Bakunin, e da virada dos séculos XIX para o século XX, como Piotr Kropotkin e Errico Malatesta, até autores mais recentes que de certa forma prosseguem a tradição de reflexão e produção na linha da pedagogia libertária; vimos à influência que a concepção de educação popular, difundida e levada à frente por Paulo Freire e outros educadores, possui e pode ser problematizada nas atuações políticas do Grupo; verificamos os possíveis diálogos do GEP com movimentos sociais urbanos e populações marginalizadas; e como são executados os métodos educativos da pedagogia do oprimido, procurando estabelecer relações teóricas e práticas com a pedagogia revolucionária. 

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Centro
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Morro da Providência
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2000-2014
Localização Eletrônica
https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2015/dguilhermexavier.pdf

A passos largos: meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Almeida, Tania Mara Campos de
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Brasil, Katia Tarouquella
Viana, Dianne Magalhães
Lisniowski, Simone
Ganem, Valérie
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035010006
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
35
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Brasília
Página Inicial
101
Página Final
134
Idioma
Português
Palavras chave
gênero
educação
saúde mental
extensão universitária
Resumo

A divisão sexual do trabalho ainda é marca discriminatória na sociedade brasileira, cabendo à mulheres os trabalhos precarizados e menos valorizados. Ao refletir sobre os temas gênero e educação, o artigo identificou as contribuições do “Meninas velozes”, projeto de extensão e pesquisa interdisciplinar, no enfrentamento a esse cenário, a partir do fortalecimento do aprendizado e de dimensões psicossociais. Tal projeto é conduzido por professoras e pesquisadoras das engenharias, ciências sociais e humanas da Universidade de Brasília (UnB) e da Université Paris 13 (França). Suas ações ocorrem em escola pública na periferia do Distrito Federal desde 2013 e atingiu, nestes seis anos, mais de 100 meninas. Foram aplicados questionários para coleta de dados socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas junto a 16 alunas da UnB, egressas do projeto. Seus relatos evidenciaram situações que ameaçam sua permanência e integração na universidade e que fragilizam a saúde mental, como assédio, restrições materiais e conflitos pessoais.

Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Distrito Federal
Referência Temporal
2013-2019
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/28305

Crianças migrantes e o direito à educação: leituras e conversas com equatorianos na atuação voluntária do grupo DIASPOTICS

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Assumpção, Adriana
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Coelho, João Paulo Rossini Teixeira
Sexo:
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006010
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
28
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Crianças imigrantes
Equatorianos
Direito à educação
Integração
Resumo

Este artigo foi motivado pela conversa com um menino equatoriano de sete anos, no qual ele narra que ouviu de sua professora que não aprende a ler porque sua mãe se comunica com ele em espanhol. Nossas inquietações surgiram em meio ao trabalho desenvolvido pelo grupo DIASPOTICS - Migrações Transnacionais & Comunicação Intercultural com migrantes equatorianos em Copacabana. O objetivo deste texto é refletir sobre a integração de crianças migrantes e seu direito à educação, tendo como cenário empírico o trabalho com esse grupo de crianças matriculadas em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. A partir do trabalho de campo realizado, apontamos a necessidade de maior reflexão sobre integração e educação como construção de saberes com todos os atores envolvidos.

 
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2018-2019
Localização Eletrônica
https://www.scielo.br/j/remhu/a/KQGjtgPbgtbQWKVRmHPcjhC/?lang=pt

Estudantes secundaristas de origem boliviana: relatos de experiências sobre línguas, culturas e identidades

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Kohatsu, Lineu
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Braga, Adriana de Carvalho Alves
Felippe, Irene Monteiro
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
30
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Imigrantes Bolivianos
Estudantes de Ensino Médio
Escola Pública
Folclore Boliviano
Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir as experiências culturais de jovens secundaristas bolivianos e filhos de bolivianos. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola pública de São Paulo, nos anos de 2018 e 2019. Foram entrevistados 21 alunos da 3ª série do ensino médio, sendo 14 bolivianos e 7 brasileiros, filhos de bolivianos, de ambos os sexos. Foram analisadas: as relações dos jovens com os idiomas (espanhol, português e línguas originárias), com as fraternidades folclóricas, os modos como se identificam. A análise dos relatos revela experiências singulares, diversas e heterogêneas, mostrando diferentes apropriações dos idiomas, graus variados de contato com a cultura boliviana e diferentes formas de identificação.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2017-2019
Localização Eletrônica
https://remhu.csem.org.br/index.php/remhu/article/view/1608

A educação em um contexto de vulnerabilidade social: contribuições teóricas a partir de diálogos com a juventude favelada da Maré-RJ

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Gomes, Rafael Ferreira Diniz
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e47145
Título do periódico
Sociedade e Estado
Volume
39
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Efeito-vizinhança
Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades
Conjunto de Favelas da Maré
Sociologia urbana
Desigualdade social
Resumo

Neste artigo, abordaremos o tema da segregação socioespacial, a concentração da pobreza urbana, os malefícios decorrentes das desigualdades sociais e seus reflexos na educação de jovens moradores de favelas. A partir de uma pesquisa que entrelaça a teoria e a pesquisa de campo, estabeleceremos uma conexão entre os conceitos de Efeito-vizinhança e Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades, com as entrevistas realizadas com jovens moradores do Conjunto de Favelas da Maré, situado no município do Rio de Janeiro. O objetivo principal do estudo é examinar a literatura relacionada aos temas abordados, com base nas reflexões emergentes do cotidiano capturado por meio da pesquisa de campo, a fim de ratificar ou contrapor a abordagem teórica adotada. Como conclusão, fica evidente que as diversas formas de marginalização enfrentadas pelas juventudes em situação de pobreza constituem um desafio social complexo, exigindo a priorização da construção de uma cidadania justa e igualitária.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Zona Norte
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Conjunto de Favelas da Maré
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/47145

Imigração venezuelana, fronteira e interculturalidade: uma análise das experiências de educadoras e educadores em escolas públicas de Boa Vista (Roraima)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Generali, Sabrina
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Cogo, Denise
Sexo:
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006907
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
31
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Imigração venezuelana
Fronteira
Escola
Interculturalidade
Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as experiências de educadores(as) da rede municipal de ensino da cidade de Boa Vista (RR) relacionadas à presença da diversidade imigratória de crianças venezuelanas e às possibilidades de inclusão de práticas interculturais em espaços escolares. O marco teórico abarca os conceitos de fronteira, interculturalidade e imigração. A metodologia, de caráter qualitativo, abrangeu entrevistas e pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. A análise empírica se desenvolve em torno de três dimensões das experiências de educadores(as) relacionadas à interculturalidade: a visão dos(as) educadores(as) sobre a relação com a fronteira, as escolas de Boa Vista como espaços de diversidade migratória e a ausência de políticas públicas voltadas à interculturalidade. Como resultados, observamos possibilidades e limites de desenvolvimento de práticas educativas interculturais no contexto da fronteira, a ausência de projetos e políticas interculturais nas escolas e o entendimento de que a presença de migrantes é provisória.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Boa Vista
Macrorregião
Norte
Brasil
Habilitado
UF
Roraima
Referência Temporal
2019-2023
Localização Eletrônica
https://www.scielo.br/j/remhu/a/rxkyrxtNx8fKnBDYTmQg4tL/?lang=pt

Contexto migratório internacional e educação escolar fronteiriça: discussão acerca de estudos acadêmicos strictu sensu

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Tavano, Patricia Teixeira
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
de Oliveira, Marco Aurélio Machado
Sexo:
Homem
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/1980-85852503880003202
Título do periódico
Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana - REMHU
Volume
32
Ano de Publicação
2024
Local da Publicação
Brasília
Idioma
Português
Palavras chave
Fronteira
Migração pendular
Educação Escolar
Formação de professores
Cultura
Resumo

Este artigo se propôs discutir o contexto educacional dos migrantes internacionais de origem boliviana, sejam residentes ou pendulares, atendidos no sistema educacional municipal de Corumbá, a partir da revisão das pesquisas realizadas nos únicos Programas Strictu Sensu ofertados no município sul-matogrossense. O rol de produções analisadas traz a discussão de problemáticas cotidianas que envolvem o desconhecimento da língua e cultura boliviana, assim como questões sobre a formação inicial e continuada de professores, que podem estar impactando no processo de ensino-aprendizagem desses migrantes.

 
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Corumbá
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Mato Grosso do Sul
Referência Temporal
2009-2022
Localização Eletrônica
https://www.scielo.br/j/remhu/a/5bZWFFYHfHk3jQMKTwVpK5d/?lang=pt#

Indagações sobre a educação de jovens filhos de migrantes

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Sposito, Marilia Pontos
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i12.312
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
5
Ano de Publicação
1992
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Juventude
Educação
Recessão econômica
Resumo

A década de 1990 con­firma, para muitos, a sensação de im­passe e de falta de perspectivas para a sociedade brasileira. A recessão que mar­cou a última déca­da, agravada pela profunda crise que ultrapassa as fron­teiras da miséria social, atingindo as instituições e comprometendo o pro­cesso de transição democrática, é a grande herança para os próximos anos. Tais efeitos são imediatamente percep­tíveis sob o ponto de vista geral da so­ciedade e de seus segmentos explorados. No entanto, seria preciso aprofun­dar o quanto esta situação de crise atin­ge particularmente os jovens, filhos de trabalhadores migrantes.

Região Metropolitana de São Paulo talvez se constitua em modelo exemplar dessa situação. O município da capital passa por um visí­vel processo de desconcentração in­dustrial, denominado por alguns de desindustrialização, ao lado da terciarização do mercado de empregos e do crescimento do setor informal. Integrantes de família migrante, lu­tando para sobreviver diante dos desa­fios do dia-a-dia, residentes nos bairros periféricos ou buscando moradia nas áreas centrais em cortiços ou favelas, crianças e jovens enfrentam as defi­ciências da rede pública de educação.

Tendo como ponto de partida os jovens, atores de processos sociais dos quais são vítimas e protagonistas, busca-se oferecer alguns indícios que apontem os desencontros que se abrem frente a seus projetos de vida e à educação a que têm acesso.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 1990
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/312

Vivências diferenciadas entre três gerações de japoneses em São Paulo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Demartini, Zeila de Brito Fabri
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Volume
12
Ano de Publicação
1999
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
10
Página Final
16
Idioma
Português
Palavras chave
imigração japonesa
educação
hábitos culturais
lazer
mobilidade sócio-espacial
Resumo

Estas reflexões estão pautadas em dois estudos complemen­tares realizados junto a famí­lias de imigrantes japoneses. No primeiro abordamos famílias de ori­gem japonesa que vieram para as cidades de Campinas e São Paulo durante as pri­meiras cinco décadas desse século (1908-1950) (Demartini, 1997a). Focalizamos nossa atenção especialmente em temas re­lacionados à educação, aos hábitos cultu­rais e atividades de lazer. Na segunda eta­pa aprofundamos nosso conhecimento so­bre as questões estudadas anteriormente, bem como incluímos novas indagações e elementos de análise, que foram surgindo na medida que avançamos com essa ca­racterização mais ampla do grupo estuda­do. Portanto, os temas relacionados com a mobilidade sócio-espacial dessas fami­lias, os projetos individuais e coletivos de ascensão sócio-econômica, o processo de escolarização das gerações mais jovens e a vivência cultural nas últimas décadas foram examinadas sob um novo prisma, a partir de uma análise de gerações que com­põem cada família e as diferenças sociais, econômicas e sobretudo culturais ao lon­go deste século (Demartini, 1997b)

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Campinas
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Século XX
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/728