Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Sposito, Marilia Pontos
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.48213/travessia.i12.312
Título do periódico
Travessia - Revista do Migrante
Local da Publicação
São Paulo
Palavras chave
Juventude
Educação
Recessão econômica
Resumo
A década de 1990 confirma, para muitos, a sensação de impasse e de falta de perspectivas para a sociedade brasileira. A recessão que marcou a última década, agravada pela profunda crise que ultrapassa as fronteiras da miséria social, atingindo as instituições e comprometendo o processo de transição democrática, é a grande herança para os próximos anos. Tais efeitos são imediatamente perceptíveis sob o ponto de vista geral da sociedade e de seus segmentos explorados. No entanto, seria preciso aprofundar o quanto esta situação de crise atinge particularmente os jovens, filhos de trabalhadores migrantes.
Região Metropolitana de São Paulo talvez se constitua em modelo exemplar dessa situação. O município da capital passa por um visível processo de desconcentração industrial, denominado por alguns de desindustrialização, ao lado da terciarização do mercado de empregos e do crescimento do setor informal. Integrantes de família migrante, lutando para sobreviver diante dos desafios do dia-a-dia, residentes nos bairros periféricos ou buscando moradia nas áreas centrais em cortiços ou favelas, crianças e jovens enfrentam as deficiências da rede pública de educação.
Tendo como ponto de partida os jovens, atores de processos sociais dos quais são vítimas e protagonistas, busca-se oferecer alguns indícios que apontem os desencontros que se abrem frente a seus projetos de vida e à educação a que têm acesso.
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Temporal
Anos 1990
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/312