Poder local e gestão urbana
CONSTRUÇÃO DO HIPÓDROMO DE UVARANAS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR: UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA
O presente estudo objetivou efetuar uma análise de conjuntura acerca da construção do Hipódromo de Uvaranas (Prado), localizado no município de Ponta Grossa-PR. A coleta de dados ocorreu através de busca em documentos disponíveis na Casa da Memória de Ponta Grossa-PR, bem como em jornais, livros e artigos que abordavam o Hipódromo de Uvaranas ou a sociedade Pontagrossense no final do século XIX. Observou-se que a expansão do turfe brasileiro no final do século XIX e o interesse político nacional pela prática da equinocultura impulsionaram o turfe no município de Ponta Grossa – PR. Além disso, havia um forte engajamento político e social que oportunizou aos fundadores construir o Hipódromo de Uvaranas sem encontrar resistência.
O papel das políticas públicas e dos atores locais no desenvolvimento da prática esportiva: um estudo de caso
Visando se preparar para os megaeventos esportivos que ocorreram no país (as Olimpíadas em 2016 e a Copa do Mundo em 2014), o estado do Rio de Janeiro criou o Índice de Desenvolvimento Esportivo, que consistiu no mapeamento dos investimentos em esportes dos seus municípios. A cidade de Volta Redonda foi a primeira colocada neste ranking, sendo assim escolhida como objeto desta pesquisa, que teve como objetivo analisar as suas políticas públicas de esporte e os seus principais atores, buscando identificar características locais que foram relevantes para o alcance deste resultado. Na revisão foram abordados o conceito de políticas públicas e seus atores. O método utilizado foi o estudo de caso, por meio de um mergulho profundo na realidade pesquisada. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se como diferenciais do município: a capacidade de obter recursos por meio de editais e emendas parlamentares, sua infraestrutura esportiva e o perfil dos atores locais do campo.
O papel das políticas públicas e dos atores locais no desenvolvimento da prática esportiva: um estudo de caso
Visando se preparar para os megaeventos esportivos que ocorreram no país (as Olimpíadas em 2016 e a Copa do Mundo em 2014), o estado do Rio de Janeiro criou o Índice de Desenvolvimento Esportivo, que consistiu no mapeamento dos investimentos em esportes dos seus municípios. A cidade de Volta Redonda foi a primeira colocada neste ranking, sendo assim escolhida como objeto desta pesquisa, que teve como objetivo analisar as suas políticas públicas de esporte e os seus principais atores, buscando identificar características locais que foram relevantes para o alcance deste resultado. Na revisão foram abordados o conceito de políticas públicas e seus atores. O método utilizado foi o estudo de caso, por meio de um mergulho profundo na realidade pesquisada. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se como diferenciais do município: a capacidade de obter recursos por meio de editais e emendas parlamentares, sua infraestrutura esportiva e o perfil dos atores locais do campo.
AS INTERFACES DA PRÁTICA TORCEDORA PELO MUNDO CONTEMPORÂNEO: HOOLIGANS, ULTRAS, TORCIDAS ORGANIZADAS E BARRAS BRAVAS
O presente artigo tem como objetivo realizar uma retomada historiográfica das diferentes organizações torcedoras pelo mundo. Nesse sentido, as distintas formas de torcer existentes na contemporaneidade nos convidam a compreender suas diferenças nas interfaces torcedoras. Assim, a ideia é debatermos sobre a cultura dos hooligans no Reino Unido, percorrendo a Europa Continental com a forma de torcer conhecida como Ultras, além de exemplificar a forma de torcer genuinamente brasileira, as torcidas organizadas. Por último, falaremos sobre o modo de torcer da América de língua espanhola, as barras bravas, que estão entrelaçadas não somente nas arquibancadas, mas também na política dos clubes e do próprio país. Em relação às barras, trataremos em especial as torcidas argentinas. Portanto, temos a intenção de contribuir para o campo de estudo da prática torcedora e das diferentes formas de torcer que existem no mundo, entendendo suas particularidades e semelhanças.
ENQUANTO A POLÍTICA PÚBLICA NÃO DECOLA: IMPLEMENTAÇÃO DO “ESPORTE E CIDADANIA” E “VIRANDO O JOGO”
O artigo analisa o processo de descentralização dos projetos Esporte e Cidadania e Virando o Jogo, do Ministério do Esporte (ME), implantados entre os anos de 2017 e 2019 no estado do Rio de Janeiro (RJ), inseridos no Programa Emergencial de Ações Sociais para Cultura de Paz. Este estudo utilizou duas técnicas de coleta de dados, a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Apoiando-se na abordagem institucional de implementação, o estudo mostra que o uso da perspectiva jurídica da parceria, via Termo de Execução Descentralizado (TED) entre o ME e Universidades Federais permitiu a implementação descentralizada dos projetos, com celeridade, em um contexto de uma burocracia inconclusa do Ministério, indicando uma frágil articulação do poder público municipal junto a essas políticas
Entre o ethos e a lei: policiais civis do Rio de Janeiro, seus valores e práticas
Este trabalho tem como objetivo analisar o manejo de valores morais situados durante as práticas profissionais dos policiais civis do estado do Rio de Janeiro. Para que as descrições dos quadros das ações sociais possam ser minimamente fiéis, foram realizadas entrevistas abertas, observações participantes e revisão bibliográfica. Visando delimitar a análise, foi proposto o conceito de situação policial, definindo-se por meio dele as circunstâncias úteis à pesquisa. Como a atividade policial civil se caracteriza por estar vinculada à lei, se propôs uma reconceituação para nomos, mantendo seu sentido de uma demarcação normativa tomada por basal, mas considerando de modo específico as obrigações individuais dele decorrentes. Assim, os valores cívicos foram metodologicamente estabelecidos como referencial comparativo do agir, sendo os demais arranjos axiológicos tidos em contraste a eles. Por meio desta escolha se visou possibilitar que as circunstâncias apresentem mais claramente os conflitos entre ordens de grandeza contingentes e, por meio das alternâncias entre dispositivos legais e dispositivos culturais, retratem de modo abrangente a vida social dos agentes tomados por objeto de estudo. Como a consideração de participação ativa numa “guerra ao crime” permeia atualmente a cultura policial civil carioca, a delimitação do ethos compartilhado pelos agentes toma por referência valores pretensamente bélicos, vinculados a variados padrões normativos. Isso acaba se chocando situacionalmente com os valores cívicos, negando-os em situação e estabelecendo arranjos circunstanciais que justificam e enquadram as ações em princípios considerados justos e adequados que buscam ser, em decorrência, legítimos. Para testar os cabimentos teóricos e metodológicos propostos nas duas primeiras etapas da pesquisa, na terceira parte são apresentados reportes (os mais diretos possíveis) das observações participantes, para que sirvam como retratos das situações analisadas. |
Entre o "fogo cruzado" e o "campo minado": uma etnografia do processo de "pacificação" de favelas cariocas
No final de 2008, uma nova forma de policiamento em favelas cariocas alterou profundamente a rotina e a sociabilidade dos seus moradores. Essa modalidade de policiamento foi chamada de Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). O objetivo central dessa tese é analisar os impactos e as consequências que esse projeto teve sobre a vida dos moradores dos territórios pacificados . Baseado em um trabalho de campo de quase quatro anos nas primeiras favelas pacificadas , a saber, Santa Marta e Cidade de Deus, eu tomo UPP como um objeto problemático permanentemente investigado por aqueles que foram por ela afetados diretamente. Essa tese é, nesse sentido, uma investigação que incide sobre as investigações daqueles que viveram a UPP como problema. Como conclusão, sustento que um dos principais impactos da implementação das UPPs foi uma mudança na fenomenologia do habitar da favela, mudança essa que se deu sobretudo pela emergência do que chamo de regime de campo minado . A partir disso, sustento que o ambiente dessas favelas após a pacificação passou a ser caracterizado pela coabitação, com oscilações intensivas e arranjos criativos, entre a antiga lógica do fogo cruzado , baseada no medo constante dos tiroteios, e a lógica do campo minado , baseada no monitoramento constante do ambiente e no medo de possíveis contaminações , geradas pelo contato entre moradores, policiais e traficantes que agora dividem o mesmo território 24 horas por dia. |
Entre o empreendedorismo urbano e a gestão democrática da cidade: dilemas e impactos do Pan-2007 na Marina da Glória
Os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007, enquanto megaevento esportivo e grande projeto de desenvolvimento urbano, promoveu várias intervenções na geografia da Cidade do Rio de Janeiro. Podemos destacar o projeto urbano para o Parque do Flamengo, mais precisamente na Marina da Glória, puramente em função de interesses privados, pois não relacionados diretamente às necessidades especificas do evento esportivo. Tais intervenções demonstram a natureza autoritária e empreendorista da politica urbana local, que utilizou a força simbólica deste megaevento como justificativa para a agressão a áreas verdes protegidas por lei e redução de espaços públicos democráticos na cidade.
A contribuição de Mário de Andrade para a Saúde Pública no estabelecimento de um projeto de educação destinado a crianças e jovens no Departamento Municipal de Cultura da cidade de São Paulo (1935-1938)
Este trabalho analisou as ações da Seção de Educação e Recreio do Departamento Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, entre os anos 1935 e 1938, do ponto de vista da sua contribuição para o campo da Saúde Pública. Nessa direção, estudamos algumas dessas ações, concretizadas por meio de equipamentos destinados a crianças, adolescentes e jovens pobres, especialmente filhos de operários, equipamentos estes que visaram o estabelecimento de uma política na qual a cultura constituiu-se em marca distintiva da saúde pública. Esse projeto, que teve à frente Mário de Andrade, foi abortado prematuramente pelo golpe do Estado Novo em 1937. Defendemos aqui a tese de que o desmoronamento do projeto desenvolvido por Mário de Andrade e seus colaboradores não representou apenas o fim de uma proposta inovadora de educação para a saúde desse segmento social, senão também, em termos simbólicos, a interrupção de um projeto mais amplo de mudança da sociedade brasileira em busca de maior igualdade e equidade sociais, anunciado com mais força a partir de 1930. Ao Estado caberia, nesse projeto, o único papel que um Estado republicano e democrático pode desempenhar, isto é, o de financiador e gestor dos bens públicos. No entanto, a história mostrou que o Estado abandonou esse papel e, com isso, os bens públicos, entre eles a saúde, passaram às mãos das empresas privadas. Desse modo, a sociedade como um todo e os pobres e seus filhos em particular, perderam a oportunidade de usufruir de projetos em que lazer, brinquedo e prática de esportes, preservação dos costumes de diferentes grupos nas cidades, fruição prazerosa da cultura erudita, entre outras práticas sócio-culturais, não são mais pensadas como aquisição de saúde. Portanto, voltar ao passado, retomando o projeto do Departamento de Cultura, significa insistir em que o Estado assuma seu papel no que concerne ao provimento da educação e, em última instância, da saúde das crianças e jovens pobres desta cidade e de toda a nação