Turismo e cultura de viagem

Interseções entre novos sentidos de patrimônio, turismo e políticas públicas: um estudo de caso sobre o Museu a céu aberto do Morro da Providência

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Menezes, Palloma Valle
Sexo
Mulher
Orientador
Silva, Luiz Antonio Machado da
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
IUPERJ
Idioma
Português
Palavras chave
Favela
Patrimônio
Museu do Morro da Providência
Turismo
Políticas públicas
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Zona
Zona Central
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Gamboa
Localidade
Morro da Providência
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2007-2008
Localização Eletrônica
https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_0cc621341afa4843be175d6d120e823c

O futebol feminino nos museus nacionais do futebol do Brasil e da Inglaterra

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Mitidieri, Maria Cristina de Azevedo
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Rocha, Luisa
Sexo:
Mulher
Título do periódico
Fulia
Volume
8
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Belo Horizonte
Idioma
Português
Palavras chave
Patrimônio esportivo
Museus do esporte
Musealização
Futebol feminino
Resumo

A conturbada trajetória do futebol feminino no Brasil e na Inglaterra reverberou no patrimônio e nos museus, resultando em desproporcional espaço físico e simbólico nos museus especializados em futebol. As persistentes diferenças de visibilidade e de reconhecimento entre o futebol feminino e o masculino, além da associação dessa modalidade a fatos negativos, contribuíram para que o patrimônio ligado ao futebol feminino estivesse sub-representado nos museus nacionais do futebol – Museu do Futebol (São Paulo, Brasil) e National Football Museum (Manchester, Inglaterra). Nesse cenário, identificamos, desde 2015, marcos temporais relativos à inclusão do futebol feminino nessas instituições museológicas nacionais, assim como ações que foram empreendidas para tal inclusão. Combinando referências teóricas à investigação exploratória, objetivamos identificar conexões entre os fatores que estimularam a valorização do futebol feminino no âmbito desses museus, contribuindo para as discussões a respeito da musealização do futebol. Concluímos que o futebol feminino vem sendo abordado pelo Museu do Futebol e pelo National Football Museum por meio da apresentação de suas vitórias, mas também considerando os desafios do passado e do presente, em num contexto em que demandas e compromissos de diversas naturezas vêm sendo equilibrados.

Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
País estrangeiro
Reino Unido
Especificação da Referência Espacial
Manchester
Referência Temporal
2015-2013
Localização Eletrônica
https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/45293/37909

O legado do torcer em estádios após os megaeventos esportivos: economia, apropriação do espaço e o turismo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Romano, Fillipe Soares
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
de Melo, Natália Rodrigues
Queiroz, Felipe
Sexo:
Mulher
Sexo:
Homem
Título do periódico
Fulia
Volume
7
Ano de Publicação
2022
Local da Publicação
Belo Horizonte
Idioma
Português
Palavras chave
Torcer
Estádios
Legados de megaeventos
Economia
Turismo
Resumo

O presente artigo apresenta perspectivas do torcer após as reformas e/ou (re)construções de estádios para a Copa Mundo de 2014 a partir de três eixos analíticos em três estádios: o impacto econômico no Mineirão/MG; o impacto social dada a (re)apropriação do espaço pelos torcedores no Maracanã/RJ; e o impacto sociocultural do turismo na Neo Química Arena/SP. O objetivo é de elucidar e refletir como as mudanças estruturais para os megaeventos esportivos afetaram nas formas de torcer e nos novos usos desses equipamentos. Após análises empíricas realizadas com o auxílio de métodos qualitativos e quantitativos, foi possível atestar que o saldo dos legados dos estádios transformados foi, em sua maioria, negativo: processo de gentrificação; sensação de não pertencimento do espaço totalmente modificado; mudança da compreensão de torcedor para consumidor; o empobrecimento da ambiência do lugar. Diante disso, denota-se a necessidade de refletir o estádio como espaço de diversidade econômica e sociocultural que retome maior centralidade na formação identitária do torcedor.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
1994-2018
Localização Eletrônica
https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/36785/31488

Reforma e reformulação do Mineirão: planejamento, conceitos e inspirações

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Campos, Priscila Augusta Ferreira
Sexo
Mulher
Título do periódico
Fulia
Volume
5
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Belo Horizonte
Idioma
Português
Palavras chave
Estádio
Futebol
Copa do Mundo
Resumo

O estádio de futebol, um microcosmo social, reflete as mudanças sociais em fluxo. Escolhido como estádio-sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA em 2014, o estádio Mineirão (Belo Horizonte/MG) foi reformado e reformulado para atender às normativas da FIFA. Esse artigo objetiva apresentar e analisar a entrevista realizada com o arquiteto responsável pelo projeto executivo da reforma e reformulação do Mineirão. A entrevista que ocorreu em dezembro de 2014 foi transcrita e, aqui, trechos foram selecionados para a discussão que tangencia o assunto. Os dados demonstraram alguns dos elementos do processo de reformulação do Mineirão, entre eles o alinhamento com a escala global de construção e transformação dos estádios, o hibridismo entre planejamento, implementação e operacionalização do estádio e a influência do modelo europeu de futebol e do modelo estadunidense de gestão de estádios.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Belo Horizonte
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Referência Temporal
2014
Localização Eletrônica
https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/22144/23043

Si tu vas a Rio! L’éxperience Brésilienne d’Isaac Joseph

Tipo de material
Capítulo de Livro
Autor Principal
Mello, Marco Antonio da Silva
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Valladares, Licia
Lima, Roberto Kant de
Veiga, Felipe Berocan
Sexo:
Homem
Sexo:
Mulher
Sexo:
Mulher
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Autor Organizador
Cefai, Daniel
Outro(s) Autor(es) Organizador(es)
Saturno, Carole
Código de Publicação (ISBN)
N/I
Edição (nome da editora)
Economica
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
França
Página Inicial
235
Página Final
259
Idioma
Francês
Palavras chave
Estudos sociológicos
Imaginário social
Experiência brasileira
Isaac Joseph
Resumo

Em dezesseis anos, de 1988 a 2004, Isaac Joseph visitou o Brasil, permanecendo várias semanas e viajando por muitas regiões. Estabeleceu relacionamentos profundos com colegas e estudantes e desenvolveu uma rede de intercâmbio com seus amigos brasileiros. acadêmico e de pesquisa. São essas interações que abordaremos aqui, com base em depoimentos de pesquisadores e estudantes brasileiros. Faremos isso apresentando ao leitor uma percepção global dessas interações acadêmicas distribuídas e organizadas em quatro momentos: a descoberta do Brasil e a tessitura de uma primeira rede de amizades; cooperação universitária por meio do programa CAPES-COFECUB; o trabalho de expertise e, por fim, o desenvolvimento de amizades.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1988-2004
Localização Eletrônica
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13348

B.A.S.E. Jump, risco e emoção: uma experiência para dar sentido à vida

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Rocha, Verônica Monteiro da
Sexo
Mulher
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
8
Ano de Publicação
2008
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Esporte radical
Base jump
Risco
Emoção
Sentidos atribuídos à vida
Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e discutir o ponto de vista de base jumpers brasileiros sobre os sentidos atribuídos à vida, considerando que a experiência é perpassada pela associação esporte-risco-emoção. Com esta finalidade, estabeleceu-se um caminho de investigação com o qual utiliza-se de pressupostos teóricos acerca de risco, esporte, emoção e romantismo e de relatos das narrativas dos atores sobre suas experiências com o risco, para discutir as noções que permeiam os sentidos atribuídos à vida por esses, bem como apontar para aspectos da cultura que influenciam na opção por um estilo de vida arriscado.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2006-2007
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/48057

De “sol e mar” a “Ilha do silício”: narrativas midiáticas na promoção de Florianópolis (1975-2020)

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Lenzi, Maria Helena
Sexo
Mulher
Autor(es) Secundário(s)
Gonçalves, Tiago Cargnin
Andrade Neto, Gustavo Pires de
Sexo:
Homem
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202313
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
25
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
33
Idioma
Português
Palavras chave
Florianópolis
produção discursiva
narrativas midiáticas
cidade turística
city marketing
Resumo

“Ilha da magia”, “Capital da qualidade de vida”, “Ilha do silício”. Por meio de discursos e imagens, diversas narrativas foram se transformando e se tornaram responsáveis por induzir as formas de ver e de dizer Florianópolis. Partindo do argumento de que o espaço participa da produção discursiva da cidade, o objetivo deste artigo é compreender o modo como as narrativas que constroem a Florianópolis atual foram empreendidas e modificadas entre 1975 e 2020. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise de documentos veiculados em jornais locais, revistas de circulação nacional e guias turísticos, os quais permitiram inferir os discursos difundidos por agentes hegemônicos locais. Florianópolis foi produzida inicialmente como cidade turística e vivenciou um período de promoção de um turismo elitizado. Chegou ao século XXI com uma imagem turística convergente a uma estratégia de city marketing mais complexa, que passou a atrair investimentos dos setores de indústria criativa e tecnologia, além de novos moradores de alto poder aquisitivo.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Florianópolis
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Santa Catarina
Referência Temporal
1975-2020
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7179

Turistificação e regeneração urbana: o caso do projeto Porto Maravilha na zona portuária do Rio de Janeiro

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Monteiro, João Carlos Carvalhaes dos Santos
Sexo
Homem
Código de Publicação (ISSN)
2317-1529
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.22296/2317-1529.rbeur.202303
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
25
Ano de Publicação
2023
Local da Publicação
Revista online
Página Inicial
1
Página Final
27
Idioma
Português
Palavras chave
Turistificação
Regeneração Urbana
Porto Maravilha
Rio de Janeiro
Resumo

O artigo apresenta uma avaliação do processo de turistificação da zona portuária do Rio de Janeiro conduzido pelo projeto Porto Maravilha. Com base em uma análise dos impactos da atividade turística na produção do espaço e na dinâmica socioeconômica da área, discutem-se as relações entre turismo e regeneração urbana mediante a abordagem de temas como a mobilização da cultura para fins de revalorização simbólica e o intuito de dinamização econômica local. O resultado da pesquisa demonstra os descaminhos e a incompletude da tentativa de inserção da zona portuária do Rio de Janeiro no circuito de turismo internacional uma década após o lançamento do projeto Porto Maravilha.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Localidade
Zona portuária
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/7154

Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Esteves Junior, Milton
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Rangel Nunes, Orlando Vinicius
Passos, Rafael de Melo
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1517-4115
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p125
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
16
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Página Inicial
125
Página Final
138
Idioma
Português
Palavras chave
Patrimônio
Ícones territoriais
City marketing
Urbanismo
Turismo predatório
Resumo

Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades.

Autor do Resumo
Esteves Junior, Milton; Rangel Nunes, Orlando Vinicius; Passos, Rafael de Melo
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
s/i
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787/4626

O turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Paiva, Ricardo Alexandre
Sexo
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1517-4115
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p107
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
16
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Página Inicial
107
Página Final
123
Idioma
Português
Palavras chave
Ícones urbanos e arquitetônicos
Turismo
Arquitetura
Intervenção urbana
Placemarketing
Resumo

Este artigo analisa teórica e historicamente a relação entre o turismo e os ícones urbanos e arquitetônicos, enfatizando o seu papel no panorama contemporâneo. Enfoca ainda a importância destes artefatos (edifícios e grandes projetos e intervenções urbanas) no contexto da produtividade e competitividade urbanas e, consequentemente, na veiculação da imagem turística dos lugares. Discute-se criticamente como a lógica do consumo reforça a relação entre o turismo, os ícones urbanos e arquitetônicos e a imagem turística, que, condicionada pelas práticas sociais (econômicas, políticas e cultural-ideológicas) da globalização, tem direcionado sobremaneira o planejamento, a gestão, as intervenções urbanas, assim como o processo de espetacularização da arquitetura e valorização da sua carga simbólica.

Autor do Resumo
Paiva, Ricardo Alexandre
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
s/i
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4755/4622