Letras

Literatura como Vocação: Escritores Brasileiros Contemporâneos no Pós-Redemocratização

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Stella, Marcello Giovanni Pocai
Sexo
Homem
Orientador
Jackson, Luiz Carlos
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Sociologia da Literatura
Escritores
Literatura Brasileira Contemporânea
Sociologia da Cultura
Campo Literário
Resumo

Esta dissertação de mestrado procura compreender as origens sociais e trajetórias de escritores brasileiros contemporâneos de prosa ficcional (conto, crônica e romance), que estrearam após o término da ditadura militar brasileira. Foi tomado por baliza temporal o ano de 1988, que marca através da nova carta constitucional a garantia à liberdade de expressão e fim da possibilidade de censura prévia. A partir disso foram realizados diversos levantamentos de dados sobre características morfológicas dos autores em páginas web de editoras cariocas e paulistas: Companhia das Letras, Cosac Naify, Editora 34, Boitempo, Patuá, Ofício das Palavras, 7 Letras, Record e Rocco.

Com dados de perfil socioeconômico dos autores e autoras se procedeu a entrevistas e posteriormente análise dos percursos de construção de uma trajetória que objetiva alcançar a posição social de escritor. A partir disso foi necessário pensar esta posição social no Brasil e sua sociogênese, bem como a emergência do desenvolvimento profissional das diversas atividades vinculadas à literatura: edição, agenciamento, crítica, etc.

O foco na profissionalização da literatura e de seus produtores, levou à formulação de hipótese que relaciona este processo a uma crescente influência de lógicas econômicas no campo literário. Um exemplo expressivo de como ela se apresenta no campo literário é a trajetória de Milton Hatoum e do jogo de tensões e disputas em torno da sua construção enquanto autor do polo erudito, mas que deve cada vez mais adotar estratégias de consagração do polo de grande circulação.

Outro desdobramento é o surgimento de um conjunto de autores refugiados nas carreiras universitárias, quando não conseguem viabilizar uma carreira dedicada somente à literatura, e também o investimento de diversos autores e autoras em textos culturais outros que não somente literários (quadrinhos, audiovisual, teatro, etc.), para tornar possível uma vida mais dedicada à literatura. No primeiro caso a universidade protege os escritores de um mercado cada vez mais concorrido e no segundo os escritores aderem a estratégias de promoção de mercado com o fito de se manterem visíveis e viáveis.

Objetivando a descrição e compreensão dessa dinâmica elaboramos a tipologia escritores universitário e universitários escritores. O trabalho foi realizado tendo por base a teoria dos campos de Pierre Bourdieu, e focou no campo literário o polo de produção restrita (autônomo) de literatura.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclusao/viewtrabalhoconclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6326392

A crítica como forma: argumento, almanaque e a vida intelectual paulista na década de 1970

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Soares, Ivo Paulino
Sexo
Homem
Orientador
Arruda, Maria Arminda do Nascimento
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Intelectuais
Universidade
Cultura
Política
Resumo

A dissertação é dedicada à análise das revistas argumento- revista mensal de Cultura (1973-1974) e Almanaque- Cadernos de Literatura e Ensaio (1976-1982) e à compreensão da história coletiva dos intelectuais que se manifestaram nessas publicações. As revistas foram protagonizadas, sobretudo, por críticos de cultura que se preservaram na Universidade de São Paulo durante a Ditadura Militar (1964-1985) e que mantiveram intensa atividade intelectual tanto na academia quanto na imprensa. Entre esses intelectuais, destacam-se aqueles que estavam ao redor da liderança, entre outros, de Antonio Candido, ele próprio um acadêmico sobrevivente à repressão militar, figura aglutinadora de argumento e presença indireta em almanaque, em que teve vários de seus alunos escrevendo e lhe oferecendo homenagem. Embora o eixo central dessas revistas seja a preocupação dos críticos com o universo da cultura nacional, principalmente o da literatura, as duas publicações expressaram também tendências e orientações diversas, oriundas de uma fração mais abrangente de intelectuais que se desdobrava entre a universidade e o debate público no brasil na década de 1970, a partir de um meio de comunicação permeável à conjugação de expressões artísticas, políticas e acadêmicas. Pretende-se, portanto, com o estudo de caso dedicado às revistas, compreender um problema de pesquisa maior, que se refere à relação entre a vida intelectual sedimentada em torno da universidade paulista, que se utilizou das revistas como expressão coletiva, e a conjuntura brasileira da década de 1970, marcada pelo acirramento da Ditadura Militar..

Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Localidade
Universidade de São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 1970
Localização Eletrônica
HTTPS://SUCUPIRA.CAPES.GOV.BR/SUCUPIRA/PUBLIC/CONSULTAS/COLETA/TRABALHOCONCLUSAO/VIEWTRABALHOCONCLUSAO.JSF?POPUP=TRUE&ID_TRABALHO=5165082

As peripécias de Maurício de Sousa no mercado de quadrinhos brasileiro: um estudo sobre o sucesso

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Kulitz, Layssa Bauer Von.
Sexo
Mulher
Orientador
Glaucia Kruse Villas Boas
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia e Antropologia
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Maurício de Sousa
Turma da Mônica
Histórias em quadrinho
Resumo

O início de carreira de Maurício de Sousa no mercado de histórias em quadrinho brasileiro revela importantes conexões entre os projetos ideológicos e os projetos estéticos de sua época, em torno dos quais gravitava a antinomia brasilidade versus universalidade. O significativo sucesso comercial da sua revista em quadrinhos Mônica já no início dos anos 1970, expressa mais curiosamente no acolhimento da figura de Maurício de Sousa como o arquétipo do self made man por parte do imaginário nacional, tem na origem da sua criação a chave para o entendimento de como e, mais ainda, porquê, a trajetória de sucesso desse quadrinista é tão relevante. O estudo das relações de Maurício de Sousa com a nascente comunidade quadrinística paulista, assim como da evolução nas suas práticas de produção artísticas, serve, nesse sentido, como base para uma investigação sociológica do afazer do sucesso, que, no caso desse quadrinista, põe para dialogar importantes questões concernentes à relação entre arte e política e, ainda, entre arte e mercado.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1935-2016
Localização Eletrônica
HTTPS://SUCUPIRA.CAPES.GOV.BR/SUCUPIRA/PUBLIC/CONSULTAS/COLETA/TRABALHOCONCLUSAO/VIEWTRABALHOCONCLUSAO.JSF?POPUP=TRUE&ID_TRABALHO=5022253

O sentimento invisível do sujeito diaspórico: o imigrante no conto “Gringuinho”, de Samuel Rawet

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Maceno, Regilane Barbosa
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
94
Ano de Publicação
2022
Idioma
Português
Palavras chave
Imigração
Identidade Cultural
Literatura
Samuel Rawet
Resumo

Os processos migratórios, intensificados nos últimos anos, acabam provocando certa fragilidade identitária no imigrante, pois lhe é exigida constantemente uma negociação permanente entre sua cultura autóctone e a nova cultura em que está inserido. Nesse hibridismo, embora muito se tenha a ganhar, o imigrante vê-se num momento totalmente instável, de perda de identidade. É nesse momento de transformações, moldadas no “liquidificador modernizante do ocidente”, na metáfora do mosaico, que a literatura aparece como um portal que permite lidar com a história desses espaços, desse novo sujeito. Sob esse viés, o estudo pretende analisar o conto “Gringuinho”, de Samuel Rawet, buscando observar como é descrito o sentimento de pertencimento do imigrante no novo país e o impacto da mudança em sua identidade cultural. Para tanto, buscamos ancoragem nos pressupostos teóricos de Stuart Hall, Renato Ortiz, Chiara Pusseti, entre outros autores de relevância para o estudo.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/1080

Guimarães Rosa e outros escritores provincianos latino-americanos (Arguedas, Rulfo, Rosa Bastos e García Marquez)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Torres, Mario René Rodríguez
Sexo
Homem
Orientador
Natali, Marcos Piason
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-20082009-154650
Ano de Publicação
2009
Programa
Teoria Literária e Literatura Comparada
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Campo e cidade
Oralidade e escrita
Regionalismo
Transculturação
Tradição e modernidade
Resumo

Neste trabalho, proponho-me examinar a obra de João Guimarães Rosa (principalmente Grande Sertão: Veredas e alguns contos) em relação com as obras mais reconhecidas de outros escritores junto com os quais conformaria o grupo que José María Arguedas denomina escritores provincianos: Juan Rulfo, o próprio Arguedas e, embora menos próximo a eles, García Márquez. Além destes autores, examino sua relação com Augusto Roa Bastos, autor que a crítica posterior a Arguedas inclui entre os provincianos. Analisa-se por que estes escritores se apresentam como humildes camponeses, vaqueiros ou índios que não gostam dos intelectuais e escrevem obras que parecem narradas por um membro das culturas fundamentalmente orais de suas regiões de origem. Aponta-se que o objetivo dos provincianos é fazer surgir a província no literário em uma escrita que tem como destino a cidade, em resposta aos processos de modernização que parecem condená-la a desaparecer. Avalia-se o que fica dessa resposta, sugerindo-se que pode ser uma ruína. Na análise sobre a proposta narrativa dos provincianos são consideradas diferentes interpretações dedicadas a esse tema, desde os estudos clássicos de Ángel Rama e Antonio Candido até alguns textos que questionaram esses estudos, como os de Alberto Moreiras e Idelber Avelar.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
Séc. XX
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-20082009-154650/pt-br.php

ARENA CORINTHIANS: O TIME DO POVO E O POVÃO DO TIME

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Silva, Vitor Hugo Haidar da
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
35
Ano de Publicação
2022
Idioma
Português
Palavras chave
Torcedores organizados
Futebol
Linguagem
Sociedade
Resumo

Este artigo analisa um conflito entre torcedores organizados nos Gaviões da Fiel Torcida e a direção do S. C. Corinthians Paulista. O conflito decorre da construção de seu novo estádio de futebol, a Arena Corinthians (atual Neoquímica Arena), e os efeitos que produz no comportamento de seus torcedores. Este processo será visto a partir do ponto de vista da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA-LOPES, 2006), considerando sobretudo a maneira como as identificações sociais do corintianismo (Toledo, 2013) estão em disputa, a medida que os torcedores de futebol questionam o próprio sentido do termo, constantemente enunciado no discurso oficial do clube. Para compreender este processo, a linguagem será entendida como discurso (PECHÊUX, 2008) e como performatividade (LOPES, 2010). Por vezes, apesar de se utilizarem ou reconhecerem a importância do simbólico nas análises sociais e históricas, as ciências humanas colocam em segundo plano sua materialidade, bem como não reconhecem explicitamente que é nela que os fatos sociais se objetificam. Em suma, a linguagem é entendida como arena em que os sentidos são disputados por atores sociais, que nem sempre controlam o sentido do que dizem. Analisando o contexto de enunciação e recorrendo a historicidade que os enunciados ensejam, pretende-se reconstruir a partir de uma enunciação a disputa discursiva que se dá ao redor do signo povo. Em grande medida, espera-se reforçar a necessidade de se desnaturalizar a linguagem, como forma de ampliar a capacidade de compreensão de fenômenos sociais e políticos. 

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2014-2022
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/52324

Hinos de Futebol em Portugal e no Brasil: dos hinos marciais aos populares

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Cornelsen, Elcio Loureiro
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
23
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Poesia
Música
Futebol
Hinos de clubes
Discurso
Resumo

Nossa contribuição visa à análise comparativa das letras de alguns hinos de clubes de futebol de Portugal e do Brasil à luz da fase de transição dos hinos marciais das primeiras décadas do século XX para os hinos populares a partir da década de 1940. Para isso, elegemos as letras dos hinos do Sport Lisboa e Benfica de Portugal e, respectivamente, do Fluminense Sport Club, do Brasil para comporem o corpus de análise. Em termos metodológicos, a partir de um olhar transdisciplinar, pensamos a relação entre literatura, música e futebol através da análise das letras de hinos, tomando por base seus elementos líricos, épicos e dramáticos.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Portugal
Referência Temporal
1900-1950
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/49206

Alcântara Machado: testemunha da imigração

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Ricupero, Rubens
Sexo
Homem
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
7
Ano de Publicação
1993
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
139
Página Final
162
Idioma
Português
Palavras chave
Alcântara Machado
Imigração Ítalo-brasileira
Brás
Brás, Bexiga e Barra Funda
Revolução industrial paulista
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Brás
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1890-1932
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9624/11193

Estádios de futebol: o movimento da memória na atribuição de sentidos à Boca do Lobo

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
da Silva, Naiara Souza
Sexo
Mulher
Título do periódico
Fulia
Volume
5
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Belo Horizonte
Idioma
Português
Palavras chave
Estádio
Boca do Lobo
Memória
Sentidos
Resumo

O presente texto origina-se de uma pesquisa de Doutorado na área de Letras, cuja temática principal trata do funcionamento do futebol em nossa sociedade, e, nessa linha, muitas discussões puderam ser propostas na sequência enquanto seguimentos de reflexões teóricas e analíticas. Assim sendo, com o aparato teórico e analítico da Análise de Discurso, tratada também como AD, cujo precursor é Michel Pêcheux, buscamos compreender o sentido atribuído ao Esporte Clube Pelotas, um estádio situado no interior sul do Rio Grande do Sul. Precisamente, atentamo-nos às palavras de um sujeito tatuado torcedor áureo-cerúleo quando participou de uma entrevista oral semiestruturada com preponderância à aberta, realizada em 2017, a respeito de sua relação com seu time de preferência. Nosso objetivo é observar a representação do estádio de futebol e os efeitos de sentido que daí se (re)produzem, a partir do movimento da memória “do edifício ao torcedor” e do “torcedor ao edifício”.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
Pelotas
Macrorregião
Sul
Brasil
Habilitado
UF
Rio Grande do Sul
Referência Temporal
2017
Localização Eletrônica
https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/22232/23039

Identidades e metamorfoses na denominação dos jogadores de futebol no Brasil

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Piovezani, Carlos
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
19
Ano de Publicação
2012
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Idioma
Português
Palavras chave
Jogadores de futebol
Análise do discurso
Linguagem
Designação
Apelidos
Resumo

Buscaremos refletir aqui sobre certos aspectos da designação dos jogadores brasileiros de futebol na contemporaneidade e sobre determinadas interpretações desse fenômeno, a partir de contribuições das ciências da linguagem, em geral, e da Análise do discurso francesa, em particular. Com vistas a empreender tal tarefa, compusemos um corpus constituído por crônicas, entrevistas e ensaios, no qual vislumbramos inicialmente duas formações discursivas, ou seja, a “brasilianista” e a “colonial”. Após breve consideração dos discursos da imprensa sobre a nomeação desses jogadores, cotejamos esses discursos com algumas razões e funções dos nomes próprios, no intuito de melhor compreendermos eventuais especificidades do fenômeno e sua alegada descaracterização.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
1920-2012
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/48417