Literatura como Vocação: Escritores Brasileiros Contemporâneos no Pós-Redemocratização

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Stella, Marcello Giovanni Pocai
Sexo
Homem
Orientador
Jackson, Luiz Carlos
Ano de Publicação
2018
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Sociologia da Literatura
Escritores
Literatura Brasileira Contemporânea
Sociologia da Cultura
Campo Literário
Resumo

Esta dissertação de mestrado procura compreender as origens sociais e trajetórias de escritores brasileiros contemporâneos de prosa ficcional (conto, crônica e romance), que estrearam após o término da ditadura militar brasileira. Foi tomado por baliza temporal o ano de 1988, que marca através da nova carta constitucional a garantia à liberdade de expressão e fim da possibilidade de censura prévia. A partir disso foram realizados diversos levantamentos de dados sobre características morfológicas dos autores em páginas web de editoras cariocas e paulistas: Companhia das Letras, Cosac Naify, Editora 34, Boitempo, Patuá, Ofício das Palavras, 7 Letras, Record e Rocco.

Com dados de perfil socioeconômico dos autores e autoras se procedeu a entrevistas e posteriormente análise dos percursos de construção de uma trajetória que objetiva alcançar a posição social de escritor. A partir disso foi necessário pensar esta posição social no Brasil e sua sociogênese, bem como a emergência do desenvolvimento profissional das diversas atividades vinculadas à literatura: edição, agenciamento, crítica, etc.

O foco na profissionalização da literatura e de seus produtores, levou à formulação de hipótese que relaciona este processo a uma crescente influência de lógicas econômicas no campo literário. Um exemplo expressivo de como ela se apresenta no campo literário é a trajetória de Milton Hatoum e do jogo de tensões e disputas em torno da sua construção enquanto autor do polo erudito, mas que deve cada vez mais adotar estratégias de consagração do polo de grande circulação.

Outro desdobramento é o surgimento de um conjunto de autores refugiados nas carreiras universitárias, quando não conseguem viabilizar uma carreira dedicada somente à literatura, e também o investimento de diversos autores e autoras em textos culturais outros que não somente literários (quadrinhos, audiovisual, teatro, etc.), para tornar possível uma vida mais dedicada à literatura. No primeiro caso a universidade protege os escritores de um mercado cada vez mais concorrido e no segundo os escritores aderem a estratégias de promoção de mercado com o fito de se manterem visíveis e viáveis.

Objetivando a descrição e compreensão dessa dinâmica elaboramos a tipologia escritores universitário e universitários escritores. O trabalho foi realizado tendo por base a teoria dos campos de Pierre Bourdieu, e focou no campo literário o polo de produção restrita (autônomo) de literatura.

Disciplina
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclusao/viewtrabalhoconclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6326392