Esta dissertação de mestrado procura compreender as origens sociais e trajetórias de escritores brasileiros contemporâneos de prosa ficcional (conto, crônica e romance), que estrearam após o término da ditadura militar brasileira. Foi tomado por baliza temporal o ano de 1988, que marca através da nova carta constitucional a garantia à liberdade de expressão e fim da possibilidade de censura prévia. A partir disso foram realizados diversos levantamentos de dados sobre características morfológicas dos autores em páginas web de editoras cariocas e paulistas: Companhia das Letras, Cosac Naify, Editora 34, Boitempo, Patuá, Ofício das Palavras, 7 Letras, Record e Rocco.
Com dados de perfil socioeconômico dos autores e autoras se procedeu a entrevistas e posteriormente análise dos percursos de construção de uma trajetória que objetiva alcançar a posição social de escritor. A partir disso foi necessário pensar esta posição social no Brasil e sua sociogênese, bem como a emergência do desenvolvimento profissional das diversas atividades vinculadas à literatura: edição, agenciamento, crítica, etc.
O foco na profissionalização da literatura e de seus produtores, levou à formulação de hipótese que relaciona este processo a uma crescente influência de lógicas econômicas no campo literário. Um exemplo expressivo de como ela se apresenta no campo literário é a trajetória de Milton Hatoum e do jogo de tensões e disputas em torno da sua construção enquanto autor do polo erudito, mas que deve cada vez mais adotar estratégias de consagração do polo de grande circulação.
Outro desdobramento é o surgimento de um conjunto de autores refugiados nas carreiras universitárias, quando não conseguem viabilizar uma carreira dedicada somente à literatura, e também o investimento de diversos autores e autoras em textos culturais outros que não somente literários (quadrinhos, audiovisual, teatro, etc.), para tornar possível uma vida mais dedicada à literatura. No primeiro caso a universidade protege os escritores de um mercado cada vez mais concorrido e no segundo os escritores aderem a estratégias de promoção de mercado com o fito de se manterem visíveis e viáveis.
Objetivando a descrição e compreensão dessa dinâmica elaboramos a tipologia escritores universitário e universitários escritores. O trabalho foi realizado tendo por base a teoria dos campos de Pierre Bourdieu, e focou no campo literário o polo de produção restrita (autônomo) de literatura.