Neste trabalho, proponho-me examinar a obra de João Guimarães Rosa (principalmente Grande Sertão: Veredas e alguns contos) em relação com as obras mais reconhecidas de outros escritores junto com os quais conformaria o grupo que José María Arguedas denomina escritores provincianos: Juan Rulfo, o próprio Arguedas e, embora menos próximo a eles, García Márquez. Além destes autores, examino sua relação com Augusto Roa Bastos, autor que a crítica posterior a Arguedas inclui entre os provincianos. Analisa-se por que estes escritores se apresentam como humildes camponeses, vaqueiros ou índios que não gostam dos intelectuais e escrevem obras que parecem narradas por um membro das culturas fundamentalmente orais de suas regiões de origem. Aponta-se que o objetivo dos provincianos é fazer surgir a província no literário em uma escrita que tem como destino a cidade, em resposta aos processos de modernização que parecem condená-la a desaparecer. Avalia-se o que fica dessa resposta, sugerindo-se que pode ser uma ruína. Na análise sobre a proposta narrativa dos provincianos são consideradas diferentes interpretações dedicadas a esse tema, desde os estudos clássicos de Ángel Rama e Antonio Candido até alguns textos que questionaram esses estudos, como os de Alberto Moreiras e Idelber Avelar.
Guimarães Rosa e outros escritores provincianos latino-americanos (Arguedas, Rulfo, Rosa Bastos e García Marquez)
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Torres, Mario René Rodríguez
Sexo
Homem
Orientador
Natali, Marcos Piason
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-20082009-154650
Ano de Publicação
2009
Programa
Teoria Literária e Literatura Comparada
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Campo e cidade
Oralidade e escrita
Regionalismo
Transculturação
Tradição e modernidade
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
Séc. XX
Localização Eletrônica
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