Diferentes expressões populares aludindo ao tema de perda e recuperação de um novilho precioso espalham-se por quase toda parte do Brasil, como variantes de um mesmo ciclo mítico do boi que aparece incorporado em muitas historias, músicas, danças e performances dramáticas pelo país afora 1: boi calemba no Rio Grande do Norte, boi pintadinho no Rio de Janeiro, boi bumbá no Pará e Amazonas, boi-de-mamão em Santa Catarina, boi-de-reis no Espirito Santo, cavalo-marinho em Pernambuco e bumba-meu-boi no Maranhão. Realizações singulares de um conjunto amplo de manifestações em que a figura de um boi - urna representação plástica do animal, mais ou menos realista, confeccionada artesanalmente - contracena com homens e mulheres nos papéis de cantadores, vaqueiros, índios, palhaços, escravos, fazendeiros e outros, essas expressões conjugam modalidades distintas de canto, toque, dança, teatro, narrativa e jogo. Frequentemente associadas a crenças e sentimentos religiosos, não perdem, contudo, o caráter lúdico que seus praticantes lhes reservam e denunciam, ao tratá-las preferencial mente como brincadeiras, e a si próprios como brincantes.
Os brincantes de Lucas e historias de um boi migrante
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Carvalho, Luciana Gonçalves de
Sexo
Mulher
Título do periódico
Travessia - Revista do migrante
Volume
17
Ano de Publicação
2004
Local da Publicação
São Paulo
Idioma
Português
Palavras chave
Narrativas
Experiência migratória
Cultura
Boi migrante
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Maranhão
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Anos 2000
Localização Eletrônica
https://revistatravessia.com.br/travessia/article/view/745