Do Palco às telas: sociabilidades, performance e o modelo de negócio do show do cinema

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Luiza Alves Bittencourt Coelho
Sexo
Mulher
Orientador
Simone Maria Andrade Pereira de Sá
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Comunicação
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Shows
Música
Performance
Transmissão ao vivo
Cinema
Resumo

O TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO O AMBIENTE DO CINEMA TEM SIDO REAPROPRIADO PARA A TRANSMISSÃO DE APRESENTAÇÕES MUSICAIS A FIM DE DISCUTIR SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O MERCADO DA MÚSICA NO BRASIL. A HIPÓTESE CENTRAL DESSE TRABALHO É QUE, DIANTE DO ATUAL CENÁRIO EM QUE O SHOW TENDE A SER A MEDIAÇÃO MAIS VALORIZADA DA EXPERIÊNCIA MUSICAL, AS SALAS DE CINEMA PODEM EMERGIR COMO UM CIRCUITO ALTERNATIVO PARA FOMENTAR A REALIZAÇÃO DE SHOWS COM A FORMAÇÃO DE UM PÚBLICO CONSUMIDOR COM PERFORMANCE E PADRÕES DE SOCIABILIDADE ESPECÍFICOS. ASSIM, PARA ILUSTRAR O DEBATE, SERÃO ANALISADOS OS CASES REFERENTES À TRANSMISSÃO AO VIVO DO SHOW DA BANDA CARIOCA "LOS HERMANOS", REALIZADA EM 2012; A EXIBIÇÃO, EM 2014, DO SHOW "THE MILLION DOLLAR PIANO" DO MÚSICO INGLÊS ELTON JOHN, GRAVADO EM LAS VEGAS; E A TRANSMISSÃO AO VIVO, PELO YOUTUBE, DE SHOWS REALIZADOS NO CINE JÓIA, EM SÃO PAULO, ENTRE 2012 E 2013. OS DOIS PRIMEIROS ABORDAM A EXPERIÊNCIA DO CINEMA COMO ARENA QUE RECEBE A EXIBIÇÃO; JÁ O DO CINE JÓIA TRADUZ A EXPERIÊNCIA

Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
2012-2014