Este artigo critica o planejamento urbano e a produção do território fundados no incentivo aos processos de espetacularização, patrimonialização, cenarização e museificação do território, que costumam destituir os Valores do patrimônio do circuito da vida pública ao valorizarem os bens patrimoniais e as atividades culturais por matizes e objetivos exclusivamente econômicos. Além disso, o city marketing elege e cristaliza os ícones territoriais, banalizando-os através de propagandas massivas. Esses fatores se verificam por meio de diversas consequências, como a redução das relações afetivas entre habitantes e seus entornos e o esvaziamento dos valores simbólicos e afetivos dos lugares. Trata-se de atacar os grandes projetos, os grandes eventos e o turismo predatório, atrelados à hegemonia do capital econômico, e de defender o potencial do ambiente no desempenho de papéis fundamentais à participação social efetiva na produção, na manutenção e no desfrute dos benefícios do patrimônio, do território e de suas territorialidades.
Grandes projetos, grandes eventos, turistificação do território: da produção cultural à mercantilização e espetacularização da cidade e da cultura urbana
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Esteves Junior, Milton
Sexo
Homem
Autor(es) Secundário(s)
Rangel Nunes, Orlando Vinicius
Passos, Rafael de Melo
Sexo:
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1517-4115
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p125
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
16
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Página Inicial
125
Página Final
138
Idioma
Português
Palavras chave
Patrimônio
Ícones territoriais
City marketing
Urbanismo
Turismo predatório
Resumo
Autor do Resumo
Esteves Junior, Milton; Rangel Nunes, Orlando Vinicius; Passos, Rafael de Melo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
s/i
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4787/4626