Esta tese é inspirada pela definição de Lefebvre (1991) de que a produção do espaço seja baseada em atividades sociais e de lazer utilizadas na vida cotidiana. O ponto de vista das geografias coloniais modernas, que inclui uma variedade de práticas urbanas e relações espaciais complexas para pensar cidades latino-americanas e chinesas, incita a repensar essa noção com o surgimento de funções alternativas e a re-imaginação do espaço urbano e sua relação com a ‘modernidade global’. Espaços espontâneos emergem, que seja através de meios oficiais ou não oficiais, às vezes efêmeros, às vezes com durabilidade, contribuem inevitavelmente a refazer as cidades. Hoje, esta questão é mais importante do que na época quando Lefebvre escreveu, porque mais da metade da população mundial vive atualmente em cidades. Ao longo da última década discussões sobre economias emergentes e suas sociedades tem um foco nos maiores, na China no hemisfério norte, e no Brasil no hemisfério sul. A pesquisadora cuidadosamente selecionou, buscando o maior controle possível sobre as variáveis, dois espaços a serem comparadas nas mais importantes mega-cidades da China e do Brasil: o Parque Minhocão em São Paulo, e o outro Redtown em Xangai. O trabalho de campo conduzido nos dois casos, examinou a transformação do espaço empregando conceitos de espaço e jogo, e a noção de ‘affordances’ de Ingold (Otávio Velho traduz o termo como ‘propiciações’). Espaço e jogo são condicionados por novas formas de lazer, tecnologias de informação, normas e espelham – de maneira complexa – a rápida urbanização que ocorre na China e que ocorreu no passado e que se renova no Brasil. A pesquisadora conduziu sua pesquisa de campo ao longo de quase dois anos, fez uma imersão no contexto social de cada localidade, e dividiu seu tempo entre os dois casos estudados. As técnicas de pesquisa empregadas, tais como análise de documentos, observação, fotografia, além das entrevistas conduzidas pela pesquisadora - sobretudo em português e chinês - com os urbanistas, usuários e demais entrevistados, tanto no Parque Minhocão quanto no Redtown, forneceram os dados analisados ao escrever esta tese. Os registros fotográficos foram especialmente importantes, permitindo à pesquisadora obter imagens comparáveis, de fenômenos parecidos ou diferentes nos dois espaços pesquisados em períodos diferentes. O resultado é uma descrição antropológica rica, feita em múltiplos níveis, do desenvolvimento das propriações, como o espaço e o jogo em Parque Minhocão e Xangai Redtown impactam o tecido urbano e a paisagem social em cada cidade. Através dos estudos de caso, a pesquisadora reflete que tais localidades, que sejam em Xangai ou em São Paulo, são um reflexo direta da saúde de cada cidade. A abordagem de pesquisa adotada faz com que seja possível construir um mapa urbano antropológico de fotografias interativas, junto com a análise de interações/jogos entre espaços públicos e as pessoas que neles coexistem.
A Vitalidade do Espaço Público: o Jogo e a produção do Lugar em Xangai e São Paulo
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Kilina, Elena
Sexo
Mulher
Orientador
Dwyer, Thomas Patrick
Ano de Publicação
2020
Local da Publicação
Campinas
Programa
Ciências Sociais
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Antropologia visual
Xangai (China)
São Paulo (Brasil)
Lazer
Espaços públicos
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Zona
Central
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Campos Elíseos
Logradouro
Via Elevado Pres. João Goulart
Localidade
Parque Minhocão
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
País estrangeiro
China
Especificação da Referência Espacial
Redrown (Xangai)
Referência Temporal
2016-2020
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9957371