Nas últimas décadas, tem se tornado cada vez mais evidente a prática do compartilhamento de responsabilidades e recursos na formulação e implementação de políticas públicas. A partir dessa ideia, o conceito de redes na gestão pública, e particularmente no campo da gestão de ciência, tecnologia e inovação, vem ganhando visibilidade. A presente pesquisa contribui para esta discussão, tendo como objetivo realizar uma interpretação sobre as articulações interorganizacionais estabelecidas no complexo tecnológico educacional (cte), um campus que congrega cinco organizações: instituto de pesquisa (cti - centro de tecnologia da informação renato archer), fundação de direito privado (facti – fundação de apoio a capacitação em tecnologia da informação), instituto federal de ensino (ifsp – instituto federal de são paulo), parque tecnológico (cti tec) e um centro de desenvolvimento de análises de tecnologias assistivas (cnrta – centro nacional de referência em tecnologia assistiva) que, em maior ou menor medida interagem em suas atividades cotidianas. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem interdisciplinar, congregando bases conceituais dos campos de análise de política, redes interorganizacionais e política e gestão de ciência, tecnologia e inovação. Além da discussão teórica, foi realizada uma análise de duas organizações de alcance internacional e uma de alcance nacional, que apresentam como características o arranjo em rede para a realização de atividades de pesquisa e inovação. Por fim, o trabalho traz o estudo de caso do cte, delineado a partir de análise documental e de entrevistas. Os dados coletados mostram que de fato existe um cotidiano de interações interorganizacionais entre as cinco organizações do complexo, inclusive antes mesmo da denominação cte surgir. A análise buscou compreender as relações de interdependência e em que casos ela se mostra de forma mais intensa, como por exemplo, entre o cti e a facti e entre o cti e o ifsp. Outra questão de destaque na literatura que pôde ser analisada foi o grau de formalidade x informalidade das relações estabelecidas no complexo. Nota-se um grau significativo de informalidade nas mesmas, o que denota uma rede que se encontra em processo de institucionalização. Evidenciam-se ainda o papel de destaque do cti no âmbito da rede, assim como os benefícios reais e potenciais evidenciados a partir das articulações das distintas organizações, tendo em vista sua sustentabilidade no longo prazo.
Uma interpretação das articulações em rede estabelecidas no complexo tecnológico educacional
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Rocha, Janaina Lemos
Sexo
Mulher
Orientador
Bin, Adriana
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Limeira
Programa
Interdisciplinar em Ciências Humanas
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Política Pública
Rede Interorganizacional
Ciência
Tecnologia E Inovação
Complexo Tecnológico Educacional
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclusao/viewtrabalhoconclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5681919