A pobreza como um problema social : as ações de Victor Tavares de Moura e Agamenon Magalhães nas favelas do Rio e nos Mocambos do Recife durante o Estado Novo (1937-1945)

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Pinheiro, Jacqueline de Cassia
Sexo
Mulher
Orientador
Valladares, Licia do Prado
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Sociologia
Instituição
IUPERJ
Idioma
Português
Resumo

O objetivo do trabalho é entender como se consolidou a ação social, na remoção dos mocambos (Recife) e das favelas (Rio de Janeiro) e na criação de novas alternativas de moradias para a população pobre e como este trabalho de cunho assistencialista contribuiu para a consolidação das propostas políticas e sociais do Estado Novo (1937-1945). Foram escolhidas duas metrópoles, para dar ênfase à análise comparativa entre dois lugares que traduziam os problemas das habitações populares como um problema de contexto regional e nacional ao mesmo tempo, como motivo de preocupação desde o início do século XX. Estas duas metrópoles foram escolhidas por ocuparem lugar de destaque nas ações governamentais durante os anos 1930 e 1940. Recife, porque seu interventor deixa os Ministérios do Trabalho e da Justiça para tomar conta da cidade e erradicar os males que “atravancavam o progresso”. Rio de Janeiro, porque como capital do país, assumia de primeiro o caráter modernizador que se pretendia para a nação. 

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Cidade/Município
Recife
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Pernambuco
Referência Temporal
1937-1945
Localização Eletrônica
https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-4066/a-pobreza-como-um-problema-social--as-acoes-de-victor-tavares-de-moura-e-agamenon-magalhaes-nas-favelas-do-rio-e-nos-mocambos-do-recife-durante-o-estado-novo