Os desafios da ampliação da jornada escolar em duas escolas da favela da Rocinha - Rio de Janeiro (RJ)

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Adilson Severo de Souza
Sexo
Homem
Orientador
Ana Maria Villela Cavaliere
Ano de Publicação
2015
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Educação
Instituição
UFRJ
Idioma
Português
Palavras chave
Desigualdades Educacionais
Políticas Educacionais
Horário Integral
Educação Integral
Programa Escolas do Amanhã
Resumo

A chamada educação integral vem sendo entendida como um caminho capaz de dar
conta não apenas do desafio da busca pela qualidade na educação, mas também de dirimir as
desigualdades educacionais, especialmente relacionadas às desigualdades sociais da
população. Diante disso, esta pesquisa estudou duas unidades escolares localizadas na favela
da Rocinha, contempladas com o Programa Escolas do Amanhã, da prefeitura da cidade do
Rio de Janeiro, que pretende oferecer educação integral, em tempo integral, nas escolas
situadas em comunidades economicamente desfavorecidas e atingidas pela violência. A
dissertação descreve e analisa as experiências nas duas escolas com o intuito de identificar as
interferências na gestão e na rotina escolar e cotejar os seus resultados. Para isso, partiu-se das
contribuições advindas de estudos que debatem as questões da chamada educação integral, da
ampliação da jornada escolar e da implantação do regime de horário integral na escola
pública. Foram analisados os documentos referentes às políticas oficiais que pretendem
promover essas inovações, e realizadas observações e entrevistas nas duas escolas. Para
desenvolver as análises e discussões dos dados recolhidos, dialogou-se com autores
brasileiros que discutem o tema, como CAVALIERE (2002, 2007, 2009 e 2010); COELHO
(2009); MAURÍCIO (2009); GADOTTI (2009); MENEZES (2009 e 2012); MOLL ET AL
(2012) e outros. Lançou-se mão ainda de estudos que discutem as políticas que se propõem a
enfrentar a educação escolar em áreas de vulnerabilidade social; o problema da pobreza e do
reforço às desigualdades sociais por meio da escolarização, e também as diferenças que se
produzem entre escolas de uma mesma realidade social, como PAIVA & BURGOS (2009);
BURGOS (2012 e 2014); RIBEIRO ET ALL (2010); ALGEBAILE (2009) que também
refletem sobre as escolas públicas localizadas dentro das favelas e nas proximidades. Para
fundamentar o objetivo principal, questões que integram o debate sobre a qualidade na
educação básica foram abordadas com base nas reflexões de autores como OLIVEIRA
(2007); FRANCO, ALVES & BONAMINO (2007); DOURADO (2007); e VELOSO (2011).
Os resultados alcançados mostram que o Programa Escolas do Amanhã, nas escolas
estudadas, perdeu sua identidade ao longo dos anos, confunde-se com o Programa Mais
Educação, de âmbito federal, e está em processo de dissolução. Evidenciou-se que as duas
escolas praticam experiências muito diferentes entre si quanto às formas de ampliar a jornada,
inteiramente adaptadas às suas realidades específicas.

Autor do Resumo
Adilson Severo de Souza
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Zona
Sul
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Bairro/Distrito
Rocinha
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
2015
Localização Eletrônica
https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2015/dadilsonseverodesouza.pdf