Este trabalho traz reflexões sobre o uso do computador como recurso no processo ensino-aprendizagem por professores do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Constituindo-se como pesquisa participante, buscou abrir espaço no cotidiano escolar para a vivência e troca de experiência entre professores e alunos quanto ao emprego da utilização do computador na busca de sua contribuição para construir o conhecimento. Assim, procurou desvendar não apenas as contribuições desse imprescindível instrumento como facilitador no processo ensino-aprendizagem, as dificuldades e superações dos usuários, como também as diferentes alternativas de trabalho pedagógico que esse recurso possa efetivamente apresentar no cotidiano escolar. O estudo aponta para a quebra de paradigmas no processo de ação e reflexão da ação por parte dos professores, tendo como pressupostos tanto a necessidade do engajamento efetivo do docente na adoção do computador enquanto recurso, quanto a necessidade de um profissional facilitador do processo, que auxilie nas reais necessidades do professor. Além disso, este estudo buscou incentivar a reflexão do professor a respeito do uso do computador sob uma ótica mais pedagógica do que tecnológica.
Novas tecnologias no ensino fundamental: uma abordagem investigativa
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Primerano, Andréa Cristina
Sexo
Mulher
Orientador
Sanchez, Petra Sanchez
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, arte e história da cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
Novas Tecnologias
Ensino Fundamental
Pesquisa Participante
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2003-2005
Localização Eletrônica
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