Nguzu: um estudo sobre identidade do "Povo do Santo" no candomblé de matriz Kongo e Angola

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Meirelles, Cleber dos Santos
Sexo
Homem
Orientador
Jungblut, Airton Luiz
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Porto Alegre
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/RS
Idioma
Português
Palavras chave
Identidade
Candomblé
Banto
Nagô
(Re) Africanização
Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a vivência de identidades do “povo do santo”, com foco em experiências no candomblé de matriz Kongo e Angola. para isto, busca situar a cultura banta no contexto dos processos de reestruturação da religiosidade africana no Brasil, bem como no cenário de mudanças sociais, que influenciam a construção de identidades. o primeiro capítulo apresenta os povos originários africanos, bantos e sudaneses, através de dados históricos e sociológicos sobre a época da escravidão, a partir de aspectos culturais e religiosos. o capítulo seguinte trata do candomblé como objeto de pesquisa, sob o ponto de vista de pesquisadores que avaliam metodologicamente as experiências de iniciação no culto, e de meu posicionamento, como iniciado e, também, pesquisador. O terceiro capítulo mostra algumas nuances que conferem autenticidade ao culto de matriz Kongo e angola, comparando-as com o culto aos orixás. além disso, se descrevem, brevemente, as principais divindades cultuadas nos candomblés Bantos e Nagôs. o quarto e quinto capítulos relatam os exercícios de campo no estado de São Paulo. um traz narrativas da participação do pesquisador em um encontro internacional para discutir a identidade do candomblé angola; outro apresenta um esquema etnográfico da vivência de identidade dentro de um terreiro de candomblé Banto. ambas as atividades proporcionaram reflexões e cotejamento de dados. O sexto capítulo é uma revisão bibliográfica sobre as noções de identidade desenvolvidas por teóricos contemporâneos das ciências sociais, mesmo sendo o conceito debatido interdisciplinarmente. em complemento, referências sobre os movimentos de (re) africanização do candomblé reforçam o emprego de uma perspectiva socioantropológica na investigação do tema. Finalmente, os últimos dois capítulos são dedicados ao exame dos exercícios empíricos, onde se procurou evidenciar a expressividade da cultura Banta e sua identidade religiosa, de onde foram extraídas algumas considerações que apontam para a necessidade de continuidade de pesquisas sobre outras vertentes que compreendem as religiões de matriz africana.

Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2015-2017
Localização Eletrônica
https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/10840?locale=es