Moda e identidade social: um estudo de caso da favela de Paraisópolis em São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Nunes, Carolina Wolff
Sexo
Mulher
Orientador
Borin, Marisa do Espírito Santo
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Moda
Identidade
Consumo
Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar a moda enquanto identidade do sujeito que a usa e sua relação com o espaço em que está inserido. Para realização deste objetivo foi feita uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de moda na periferia da cidade de São Paulo, com foco na favela de Paraisópolis, através de seus moradores, de suas lojas de moda e do projeto "Periferia Inventando Moda" - PIM, localizado no interior desta comunidade. O projeto PIM usa a lógica da moda como um fator de inclusão social, aliado à capacitação profissional. A partir do vestuário e dos espaços que a moda ocupa na vida social, pelo olhar do consumo e das lojas de moda encontradas em Paraisópolis, procura-se identificar elementos constitutivos da cultura, da identidade e da representação social das pessoas que lá vivem. Parte-se da premissa de que a moda é parte importante na construção identitária das pessoas. A metodologia utilizada se apoiou em abordagem qualitativa, especialmente em entrevistas semiestruturadas, com lojistas, moradores, com os dois líderes do referido projeto e seus alunos, assim como, em observação participante, durante os eventos de moda realizados em Paraisópolis pelo PIM.

Referência Espacial
Zona
Zona Sul
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Paraisópolis
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Década de 2010
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoconclusao/viewtrabalhoconclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8020942