Escola Pública e Moradia: o cotidiano dos moradores da cruzada São Sebastião do Leblon - um conjunto habitacional localizado em um bairro nobre do Rio de Janeiro

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Mascarenhas, Ilza Helena Teles
Sexo
Mulher
Orientador
Augusto, Cláudio de Farias
Código de Publicação (DOI)
31003010033P0
Ano de Publicação
2005
Programa
Ciência Política
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Ensino público
Moradia
Fracasso escolar
Estigma
Resumo

À medida que surgiam ideias inovadoras e progressistas em relação às favelas, ou seja, a favela como solução e não como problema, a proposta de urbanização ganha espaço. Foi nesse contexto que o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Hélder Câmara criou, na década de 1950, a Cruzada São Sebastião, pretendendo desenvolver uma ação educativa de humanização e cristianização, partindo da urbanização como condição mínima de sobrevivência humana, elevação moral, intelectual, social e econômica. Apesar do caráter assistencialista e paternalista, a perspectiva de integração social das populações das favelas constitui uma importante inovação. Assim, parte dos moradores da favela da Praia do Pinto foram removidos para um conjunto habitacional, construído pela Igreja Católica, em um terreno próximo à favela, cedido pela Prefeitura do Distrito Federal, em 1957, procurando integrar os moradores da favela à “vida social” que aludia à classe média, sem que fossem afastados de seus locais de trabalho. A proposta do presente trabalho é focalizar, através do cotidiano escolar e da associação comunitária, as diferentes apropriações que se estabelecem mediante as negociações, mediações e conflitos desses atores e das diversas instituições, identificando o delicado momento por que passam os moradores da Cruzada São Sebastião do Leblon, vivenciando um processo de reivindicação e reinvenção de sua cidadania numa incessante luta contra o estigma e busca pelo reconhecimento. Através da observação da rotina da escola pública primária Santos Anjos, localizada dentro do conjunto, discutimos também as políticas públicas adotadas pelo Município do Rio de Janeiro para resolver o problema do fracasso escolar e do estigma em relação à pobreza, assim como as relações conflituosas entre escola e moradores.

Autor do Resumo
Ilza Helena Teles Mascarenhas
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Localidade
Cruzada São Sebastião do Leblon (conjunto habitacional)
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
1950-2000