Educação não-formal e Transformação Social: Projeto Campus das Artes e sua influência na vida de adolescentes do Centro Cultural Vila Prudente da Cidade de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Antonio Marcos da Silva
Sexo
Homem
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
São Paulo
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Idioma
Português
Palavras chave
conscientização
favela
Paulo Freire
transformação
Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o meu projeto: Campus das Artes: a favela como espaço antropológico da arte, implantado em 2002 no Centro Cultural Vila Prudente na Zona Leste de São Paulo, na favela de Vila Prudente. O projeto propunha a um grupo de vinte jovens, entre homens e mulheres, um novo olhar sobre a estética da favela por meio das artes visuais, visando contribuir para o processo de mudança em suas vidas e na comunidade. Para tanto, foram considerados sujeitos deste estudo seis jovens que passaram pelo Campus das Artes e sujeitos das mudanças ocorridas em suas vidas. A análise do projeto inseriu-se no contexto de uma pesquisa interdisciplinar, levando em consideração a base teórica da epistemologia do conhecimento construida pelo educador Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a qualitativa do tipo participante. Os resultados mostram que a maioria dos jovens entrevistados consideraram que o projeto propiciou oportunidades de inserção deles na realidade onde vivem, porque muitos conseguiram não só atuar na favela como também compreender os mecanismos de exclusão a que estão sujeitos e entender como deixar de ser Seres Menos para ser Seres Mais. Concluiu-se, assim, que os jovens compreenderam a favela não como um lugar para condenação, mas como um lugar de possibilidades de transformação, sem condenar suas vidas e suas histórias. O presente estudo destacou não só a necessidade de valorizar sempre mais a educação não-formal, face à realidade existente em regiões carentes, como também avaliou a importância do emprego da arte para a promoção do desenvolvimento humano.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2007