A presente dissertação apresenta o relato de uma experiência docente realizada na disciplina de Arte em uma escola da rede pública estadual paulista, em 2007, tendo em vista investigar os aspectos inerentes ao conceito senso de lugar empregado ao longo das situações pedagógicas efetuadas. Para isso foram observados alguns aspectos relevantes para a temática do lugar, como a localização da escola e a territorialidade do ponto de vista do ensino da Arte. Tais considerações surgiram no trabalho em decorrência da atuação didática contextualizada. A abordagem do senso de lugar manifesta-se como um ideal transformador, a medida que sugere uma apropriação do ambiente vivido e realiza uma trajetória de expressiva intimidade de um local vertido em lugar. Constatou-se que a complexidade do conteúdo do senso de lugar se deve a diversidade de áreas de conhecimento a qual se expõe e que a ousadia de abordagem do assunto feita pela experiência docente resulta em uma convidativa introdução a um vasto território.
Do senso de lugar no aprendizado da arte: uma experiência docente realizada no ensino fundamental da e.e. governador andré franco montoro em são lourenço da serra, sp
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Maria Regina Pacheco de Medeiros Montenegro
Sexo
Mulher
Ano de Publicação
2009
Local da Publicação
São Paulo
Programa
EDUCAÇÃO, ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA
Instituição
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Idioma
Português
Palavras chave
arte-educação
arte
senso de lugar
Resumo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2008