Do comunitário ao público: Considerações sobre a luta das classes populares pela pré-escola pública no município do Rio de Janeiro

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Telles, Irene da Glória de Souza
Sexo
Mulher
Orientador
Frigotto, Gaudêncio
Código de Publicação (DOI)
31003010001P0
Ano de Publicação
1993
Programa
Educação
Instituição
UFF
Idioma
Português
Palavras chave
Pré-escola pública
Educação
Classes populares
Resumo

Esta dissertação incide seu foco sobre o trabalho das creches e escolas comunitárias que compõem o departamento de apoio às creches e escolas comunitárias das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro. Essas escolas e creches foram construídas e organizadas pela população em locais onde não havia este tipo de serviço: favelas, bairros populares ou na periferia. Atendem crianças das classes populares na faixa etária de 0 a 6 anos. Tem como funcionárias as moradoras dessas comunidades, as "agentes comunitárias", mulheres faveladas, muitas delas com pouca escolaridade. 

Autor do Resumo
Irene da Glória de Souza Telles
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Métodos mistos
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
Década de 1990