Esse trabalho irá investigar a Agência popular de fomento à cultura Solano Trindade, cujas atividades acontecem, desde 2011, na região do Capão Eedondo, periferia da Cidade de São Paulo. Duas características destacam-se em suas ações: o uso de ferramentas da economia solidária (como o banco comunitário e a moeda social) e articulação em rede dos agentes locais. Seu propósito de constituição está em incentivar financeiramente a confecção de produtos e a oferta de serviços relativos à produção artística local, entendendo que a riqueza gerada desse circuito deve abastecer prioritariamente os laços de sustentabilidade da própria região. Para isso, organizam um repertório de ações que evoca um sentido específico para o “ser periférico” e para a caracterização do que é a periferia. Trata-se de uma iniciativa que retoma o espaço de luta política firmado por movimentos sociais, que está inscrita em um contexto de efervescência das produções artísticas nomeadas como periféricas já em destaque desde os anos 1990 e que mobiliza a cultura como ferramenta discursiva e prática para compor espaços de disputa identitária, política e social. Todo esse cenário, conduz à indagação de como a Solano Trindade organizada tais embates e, assim, desenha-se a questão central da pesquisa que é entender como ambas as categorizações – produção cultural e periferia - formam uma composição própria e se tornam pertinentes para traçarmos uma interpretação sobre as formas de poder e contra-poder no capitalismo hoje. Como suporte teórico foram utilizadas duas bases de argumentação: a primeira referente ao debate de que vivemos um novo estágio do modo de produção capitalista baseado em insumos imateriais, o que relaciona-se com um novo processo de manipulação das subjetividades e com o uso da cultura como recurso, como fica claro nos autores Antônio Negri, Maurizio Lazzarato, Michel Hardt e George Yúdice; e a segunda filiada aos estudos acerca da construção urbanística e social das periferias, entendendo-as, no caso brasileiro, como elemento imbricado às novas demandas da lógica capitalista e, portanto, sendo também objeto de disputa de qualificação entre diversos atores; aqui foram mobilizados a geógrafa Lourdes Carril, além dos urbanistas Lúcio Kowarick, Nabil Bonduki e Raquel Rolnik. A partir desse segundo ponto, foi possível ainda acessar diversos trabalhos acadêmicos que se debruçaram sob o tema desses “sujeitos periféricos” e da “cultura periférica”, aqui foram destacados Erica Peçanha e Tiajurú d’Andréa.
Agência popular de fomento à cultura Solano Trindade: periferia e produção cultural no capitalismo contemporâneo
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Santos, Dalva Regina Pereira
Sexo
Mulher
Orientador
Camargo, Silvio Cesar
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Campinas
Programa
Sociologia
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Produção Cultural
Periferia
Capitalismo
Poder
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Zona
Sul
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Capão Redondo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2011-2016
Localização Eletrônica
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