A paixão pelo futebol e a construção de uma nova identidade: indústria cultural excita, Freud explica

Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Tomazett, Luciano de Castro
Sexo
Homem
Título do periódico
Esporte e Sociedade
Volume
11
Ano de Publicação
2009
Idioma
Português
Palavras chave
Torcedor
Padrão de sociabilidade
Psicanálise
Indústria cultural
Resumo

Numa trajetória ascendente o espetáculo esportivo, em especial o futebol, entra cada vez mais nos espaços sociais, nas casas, escolas, trabalho, influenciando a sociabilidade das pessoas, até mesmo na cor da roupa vestida. Este artigo objetiva compreender as nuances da estrutura comportamental e identitária dos torcedores nos espetáculos de futebol em Goiânia e também analisar como o sistema capitalista se apropria desses conteúdos psicológicos para potencializar o consumo. Para isso, foram realizadas entrevistas com os torcedores das agremiações: Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube. Em seguida foi feito um confronto entre a teoria freudiana dos grupos psicológicos, a classificação dos tipos de torcedores feita por Heitmeyer e as entrevista colhidas. Finalmente todo esse contexto foi analisado sob a luz da teoria crítica da Escola de Frankfurt, recorrendo mais especificamente à indústria cultural descrita por Theodor Wiesengrund Adorno e Max Horkheimer.

Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Goiânia
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Goiás
Referência Temporal
2008
Localização Eletrônica
https://periodicos.uff.br/esportesociedade/article/view/48297