Nosso objetivo neste artigo é investigar como se inscrevem espacialmente as práticas racistas por meio das políticas de city-marketing na cidade do Rio de Janeiro. Sugerimos duas possibilidades de análise: 1. o marketing urbano como instrumento político e ideológico na produção, apropriação e uso da cidade, de forma cordial e racialmente democrática para atrair turistas, grandes investimentos, empreendimentos e eventos; 2. a gestão racista do espaço urbano como um mecanismo de controle e instituidor de uma ordem socioespacial. Para isso, avaliaremos algumas das atuais políticas dos governos municipal, estadual e federal que têm criado intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro.
O marketing urbano e a questão racial na era dos megaempreendimentos e eventos no Rio de Janeiro
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Oliveira, Denilson Araujo de
Sexo
Homem
Código de Publicação (ISSN)
1517-4115
Código de Publicação (DOI)
http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p85
Título do periódico
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Volume
16
Ano de Publicação
2014
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Página Inicial
85
Página Final
106
Idioma
Português
Palavras chave
City-marketing
Racismo
Megaeventos
Megaempreendimentos
Competição urbana
Resumo
Autor do Resumo
Oliveira, Denilson Araujo de
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Cidade/Município
Rio de Janeiro
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Referência Temporal
s/i
Localização Eletrônica
https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/4838