A Capela de São Miguel Arcanjo, localizada na zona leste da cidade de São Paulo, apesar de reconhecida por sua peculiar arquitetura em taipa de pilão, teve sua decoração sempre tratada de forma secundária. Em 2007, tal questão passou a ganhar maior destaque em razão das pinturas parietais descobertas durantes os trabalhos de restauro então realizados. A urgência de estudar essas pinturas para orientar um plano de conservação e preservação, contudo, resultou em estudos pouco aprofundados, privilegiando uma visão formalista e eurocêntrica das artes produzidas durante o período colonial. Desse modo, o presente artigo, que se apresenta como um recorte da dissertação de mestrado da autora, busca apresentar uma abordagem não eurocêntrica ao analisar as diversas trocas culturais ocorridas naquele contexto histórico-cultural local e global, ao se basear em documentação primária.
A decoração da Capela de São Miguel Arcanjo em São Miguel Paulista (SP)
Tipo de Material
Artigo de Periódico
Autor Principal
Montanari, Thais Cristina
Sexo
Mulher
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.015
Título do periódico
Estudos Avançados
Volume
35
Ano de Publicação
2021
Local da Publicação
São Paulo
Página Inicial
247
Página Final
262
Idioma
Português
Palavras chave
Arte colonial
Interculturalidade
Patrimônio cultural
América meridional
São Paulo
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Zona
Zona Leste
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
São Miguel Paulista
Localidade
Capela de São Miguel Arcanjo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2007
Localização Eletrônica
https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/190309