Coordenação de Anete Brito Leal Ivo, Elsa S. Kraychete; Denise Vitale; Cristiana Mercuri; Angela Borges e Stella Senes.
Prefácio e apresentação de Anete B.L. Ivo
Como os dilemas contemporâneos do desenvolvimento econômico e social dialogam com a herança política, social e econômica do país? Como as sociedades nacionais, ao formularem projetos de desenvolvimento, respondem a processos de hegemonia, na ordem mundial? Qual o caráter inovador e quais as possibilidades do novo desenvolvimento assegurar políticas de seguridade econômica e bem-estar social com sustentabilidade? Como os novos arranjos de governança constroem possibilidades de inovação sobre os territórios? Qual a capacidade das ciências e dos saberes na recriação de condições efetivas de inovação e formulação de novos paradigmas de desenvolvimento e proteção social? Quais as novas alternativas em curso, do ponto de vista do desenvolvimento, da questão social e do conhecimento?
Nessa 2ª edição os verbetes priorizam, especialmente, as tendências ultraliberais e autoritárias de desmonte do Estado social; a reconfiguração da questão agrária associada a um desenvolvimento agroindustrial baseado em commodities e seus efeitos sobre a matriz política; o papel da educação, da ciência e tecnologia e das universidades na democratização do processo de desenvolvimento; a desestruturação dos sistemas de proteção e seguridade social e a relação entre violência e direitos humanos especialmente em relação às mulheres e aos jovens.
Essas são as questões que os 110 verbetes procuram responder neste dicionário, com base em uma ampla rede de 114 pesquisadores de diferentes universidades do Brasil e também da América Latina e de outros países.