Nesse estudo procuramos tratar da Escola de Samba Paulistana em sua manifestação artistico-social e não seu objetivo principal: o desfile. Para que este se processe normalmente, ela necessita de uma série de suportes físicos traduzidos em espaços, recursos naturais e objetos. Este estudo não se restringe a análise do objeto em si, mas sua relação com o universo carnavalesco do qual ela - a escola - faz parte. Analisamos a feitura de alegorias, sua iconologia intermediando a sociedade e sua necessidade; além do uso e da dinâmica do processo que tem lugar no contexto sócio-cultural. O grupo carnavalesco é aqui considerado um elemento de cultura e expressão do senso estético. No caso do ritual, o conteúdo artístico adquire maior significado, na medida em que explicita símbolos singularizadores do policulturalismo. Dentro da estrutura social a arte estabelece vínculos com a sociedade, transcendendo-a e influenciando-a. Dessa forma o grupo, como uma tribo urbana reflete e integra os diferentes conteúdos da cultura - a organização social, a religiosidade, a mitologia - exprimindo no estilo artístico uma visualidade brasileira no ritual carnavalesco
Tribos urbanas: uma visualidade brasileira na arte do carnavalesco: Escola de Samba Paulistana
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Noronha, Celi Bonina de
Orientador
Santos, Yolanda Lhullier dos
Ano de Publicação
1994
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Comunicação
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
manifestações artísticas
criação
alegorias
carnaval
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Região
Região Metropolitana de São Paulo
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)