Esta pesquisa visa reconstituir as dinâmicas de acesso ao Ensino Superior de jovens de frações relativamente privilegiadas das camadas populares, ingressantes em um cursinho popular localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Em primeiro lugar, o estudo busca delinear e compreender a gênese social tanto das aspirações de ingresso no Ensino Superior quanto das dificuldades e barreiras subjetivamente experienciadas por esses jovens ao longo de suas tentativas de acesso ao sistema universitário. Além de evidenciar quais condicionamentos e modulações específicas dos processos de socialização e de escolarização, a que esses jovens foram submetidos, podem enraizar trajetórias “bem sucedidas” de acesso ao nível universitário, o estudo busca, igualmente, demonstrar como as diferentes redes de relações em que esses jovens encontram-se inseridos podem se refletir em diferentes estilizações de seus modos de experimentação da condição juvenil. Por fim, a natureza eminentemente política da iniciativa também conduziu o estudo à investigação dos modos como afinidades ou dissonâncias entre as origens e trajetórias dos professores e alunos do cursinho estruturam as dinâmicas interacionais a partir das quais pode ocorrer a transmissão das visões políticas de mundo e dos destinos universitários e ocupacionais que esses professores buscam projetar sobre seus alunos.
Tentando chegar lá: as experiências sociais de jovens em um cursinho popular de São Paulo
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Bonaldi, Eduardo Vilar
Sexo
Homem
Orientador
Garcia, Sylvia Gemignani
Ano de Publicação
2016
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Sociologia
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
sociologia da educação
interacionismo simbólico
habitus
jovens de camadas populares
Ensino Superior
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Zona
Zona Norte
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2012-2016
Localização Eletrônica
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3757530