Objetiva-se equacionar as variáveis utilizadas para dimensionar o território ocupado pelo uso comercial varejista e por serviços, sem prender-se a detalhes de "lay-out" e outras particularidades afins. Por isso não se deteve em aspectos socioeconômicos ou históricos cuja menção é feita para esclarecer algum aspecto específico. A análise das pesquisas proporcionou a compreensão da caracterização dessas áreas comerciais e das soluções e dimensionamento adotadas nos EEUU, Grã Bretanha e França, países escolhidos para estudo, por serem os que mais influência exerceram ou ainda exercem sobre a cultura brasileira. A par destes exemplos estrangeiros focaliza-se um nacional, o de São Paulo e sua região. Nos casos estudados discutem-se as variações dos processos de dimensionamento e os principais fatores que os influenciaram. As conclusões dizem respeito às limitações e deficiências pertinentes ao processo de dimensionamento utilizado em São Paulo e dentre suas recomendações, indica o estudo da aplicação no planejamento territorial brasileiro, do processo de dimensionamento de áreas comerciais empregado na Grã Bretanha.
A Problemática do Dimensionamento de Áreas Comerciais para o Uso do Planejamento Territorial
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Bruna, Gilda Collet
Sexo
Mulher
Orientador
Birholz, Lauro Bastos
Ano de Publicação
1973
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Instituição
USP
Página Final
281
Idioma
Português
Palavras chave
Terceiro setor
Ocupação do espaço
Malha urbana
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
França
Brasil
Habilitado
País estrangeiro
Estados Unidos
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://dedalus.usp.br/F/2CG1YYB7M4B2UCIHRFM4SU7K9I3F8EG3VHF9JY9JJ91IQR7E5X-08389?func=direct&doc%5Fnumber=000715145&pds_handle=1311202220325439431346454099308307