Por dentro da quebrada: a heterogeneidade social de Ermelino Matarazzo e da periferia

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
RANTAS, Adriana Santiago Rosa
Sexo
Mulher
Orientador
PEROSA, Graziela Serroni
Código de Publicação (DOI)
10.11606/D.100.2013.tde-29082013-230632
Ano de Publicação
2013
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Estudos Culturais - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Diferenciação interna
Ermelino Matarazzo
Escolas privadas
Escolas públicas
Heterogeneidade social
Resumo

Esta pesquisa analisou um distrito periférico da Zona Leste de São Paulo: Ermelino Matarazzo. A abordagem microssocial permitiu relacionar vários fenômenos que caracterizaram a periferização da cidade de São Paulo como a industrialização, imigração, migração, loteamento, autoconstrução, formação de favelas e como tais fenômenos incidiram na segregação social na periferia a partir de um distrito. Discutiu-se o valor simbólico da periferia leste e a hierarquização dos espaços, à luz da formação dos agentes ali inseridos para discutir a heterogeneidade social local. Comprovou-se a hipótese da diferenciação interna de Ermelino Matarazzo a partir de três processos distintos pelo qual o distrito passou a partir da instalação da primeira indústria na década de 1940. Foram propostas três regiões: a dos loteamentos que foi caracterizada pela urbanização a partir de loteamentos/autoconstrução até a década de 1970; a região das ocupações que foi formada pelo surgimento de favelas a partir da década de 1970; e, por fim, a região das construtoras que constituiu uma região por empreendimentos imobiliários que venderam casas construídas a partir de 1980. Um dos resultados desta heterogeneidade social pôde ser percebido pela forma como foram distribuídas espacialmente em Ermelino Matarazzo as escolas públicas e privadas, ao longo das décadas, cujas dependências administrativas privilegiaram ora uma ou outra região. A pesquisa utilizou-se de dados estatísticos da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria da Educação; dados qualitativos que resultaram da realização de vinte entrevistas com antigos moradores e um líder local, além de observação participante em movimentos sociais atuantes em Ermelino Matarazzo. Recorreu-se também ao uso fotografias e mapas. Este estudo contribuiu para entender como se constroem as clivagens sociais, como elas se objetivam no espaço local e como são tomadas simbolicamente pelos indivíduos.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1940-2012
Localização Eletrônica
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-29082013-230632/pt-br.php