A pixação e o grafite podem ser artes de combate? Negociações e sociabilidades nas margens do tecido urbano

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Costa, Wagner Maia da
Sexo
Homem
Orientador
Silva, Luiz Antonio Machado da
Ano de Publicação
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Sociologia
UERJ
Página Final
Palavras chave
Grafite/pixação
Sociabilidade
Margens
Conflitos e negociação
Resumo

Este estudo é um olhar sociológico sobre duas manifestações estéticas: grafite e pixação. Nesse trabalho são compreendidas como lugares de experiências de artes de combate nas margens do tecido urbano (DAS.; POOLE, 2008). Provocado pelo desconforto causado pela leitura da literatura especializada sobre essas duas manifestações que tende alimentar uma oposição entre os que outrora foram considerados manifestações de um mesmo mundo, questiona-se o status dado ao grafite, considerado a nova manifestação artística do século XXI (SOUZA, 2013). Em contraposição a estas pesquisas pretende-se, nesse trabalho, privilegiar tanto o grafite, quanto a pixação enquanto manifestações das ruas, onde suas sociabilidades, conflitos, negociações fazem parte desse meio e sob o qual os atores e atrizes tendem a valorizar como espaço de liberdade e criação de seus grafites e pixações. Os principais conceitos teóricos em que se baseia essa pesquisa são mecanismos de desencaixe, através das fichas simbólicas, sistema perito e reencaixe, denominado por risco e amizade (GIDDENS, 1992). Esses conceitos permitem discutir a posição de que embora seja crescente o número de espaços alcançados pelo grafite, como galerias, museus, bienais, casas de artes, universidades, dentre outros, ele ainda se constitui como manifestação das margens do tecido urbano (DAS.; POOLE, 2008). Essas manifestações artísticas permitem que seus atores e atrizes consigam negociar e trafegar nas diversas fronteiras entre o legal e ilegal (TELLES, 2010.; 2013). O estudo sugere três pontos relevantes sobre as sociabilidades dessas manifestações. No primeiro ponto, constatou-se que é prematuro afirmar que o grafite seja a nova expressão artística do século XXI, apesar de ter ganhado diversos espaços que não só seu tradicional ambiente: a rua. Isso porque diversas técnicas e estilos encontram-se, ainda sob o rótulo de criminalidade, tais como: Bomb, Throw-up, Tag, Grapixo e o Lambe-Lambe. Uma segunda sugestão é que existe possibilidade de negociação nas margens do tecido urbano e para tanto, os atores e atrizes, utilizam-se de diversos mecanismos de agenciamentos para sua própria proteção nas façanhas. Uma última sugestão apresentada nessa dissertação é a de que grafite e pixação podem ser artes de combate, principalmente com a participação das mulheres nesse processo, mas para isso, os indivíduos que as fabricam tendem a separar essa mesma arte de combate através da ideia de pintar como forma de protesto, contra o rótulo de desenhar, que segundo os próprios grafiteiros(as) e pixadores(as), seria uma forma de embelezar a cidade, não sendo assim uma arte de combate das injustiças e opressões contidas na sociedade.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo