Os Rios e o Desenho Urbano da Cidade: proposta de projeto para a orla fluvial da Grande São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Delijaicov, Alexandre Carlos Penha
Sexo
Homem
Orientador
Martino, Arnaldo Antônio
Ano de Publicação
1998
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Estruturas Ambientais Urbanas
Instituição
USP
Página Inicial
1
Página Final
108
Idioma
Português
Palavras chave
urbanização
geografia
recursos hídricos
ocupação do espaço
Resumo

A dissertação apresenta uma proposta de reestruturação do ambiente da orla fluvial da Metrópole de São Paulo que traz idéias de projeto para integração urbanística entre os rios e o desenho da cidade. A idéia essencial desse projeto é a de uma cidade desenhada pelas águas dos canais e lagos dos rios. A pintura de Benedito Calixto, de 1892, "Inundação da Várzea do Carmo", mostra um largo espelho d'agua, no pé da colina histórica da cidade - o rio Tamanduatei ocupando seu leito maior. Esse desenho de observação - dos lagos, dos aterrados que ligavam as duas margens, do mercado do porto e de um arvoredo beira-rio - sugere a cidade imaginada: porto e parque fluvial. Aterrados, barragens, diques, eclusas e canais navegáveis constroem essa geografia inventada. Em apenas cem anos, durante o processo acelerado e descontrolado de industrialização e expansão urbana, os leitos maiores dos rios foram aterrados e ocupados pela cidade. Os argumentos sanitários e hidráulicos "fundamentaram" o verdadeiro objetivo que era "lotear e vender" as várzeas. O imenso logradouro público, espaço ideal para o Parque Linear Metropolitano foi privatizado e os rios canalizados desprezando-se a navegação fluvial. A metrópole construída pela especulação imobiliária e a precariedade da infra-estrutura urbana transformaram os rios da cidade em canais de esgoto, confinados entre avenidas que têm o caráter de rodovias urbanas. Esse conceito de canalização de rios e a construção de avenidas de fundo de vale, iniciado com a proposta de um plano de Avenidas, apresentada em 1930 por Prestes Maia, espalhou-se e está impregnada, ainda hoje, nas administrações públicas, agora com a justificativa, contraditória, de controle das enchentes e circulação de automóveis. Três ideias orientam o desenho proposto para reestruturar a orla fluvial portos, parques e habitação Cidade-Porto fluvial: sistema hidroviário da Grande São Paulo. Cidade-Parque fluvial, com parques beira-rio densamente arborizados: Bulevar-habitacional fluvial; avenidas densamente arborizadas com largos calçadões, ciclovias, linhas de tróleibus ou bonde e metrô (subterrâneo e/ou elevado) que organizam conjuntos de edificios de apartamentos, implantados ao longo da orla, com calçadas cobertas, comércio e serviço no térreo; e pontes-estação, porto, estação de metrô e praça de equipamentos sociais, modulando a orla com pontes de equipamentos públicos e torres de escritórios. Cidade das várzeas.

Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
(N/I)
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-11052022-130502/pt-br.php