Os efeitos da gestão para resultados na educação: uma análise das políticas públicas educacionais de sete estados brasileiros

Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi
Sexo
Mulher
Orientador
Araujo, Maria Celina Soares D
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC-RIO
Idioma
Português
Palavras chave
Gestão Pública Educacional
Educação e Gestão no Brasil
Políticas Públicas
Gestão e resultados
Resumo

Em meio aos debates sobre a baixa qualidade da educação pública brasileira, em especial no ensino médio, com altos índices de reprovação e evasão, este trabalho teve como objetivo investigar as políticas de gestão implementadas pelos estados brasileiros procurando identificar, por meio da análise dos seus programas, projetos, modelos de gestão e indicadores educacionais, se há relação entre gestão e desempenho na educação pública de nível básico nesses estados. O pano de fundo para o desenvolvimento da tese foi a importância que vem sendo conferida à gestão pública para o alcance dos objetivos de qualidade e equidade na educação a partir dos movimentos internacionais de reforma educacional das décadas de 1980/90, que influenciaram os textos legais e promoveram mudanças na forma de se pensar a educação pública no Brasil. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura sobre os movimentos de reforma da gestão pública no Brasil e no mundo, o modelo de gestão por resultados resultante, as experiências internacionais de reforma educacional e os princípios e premissas das mudanças promovidas no sistema educacional brasileiro. Baseadas na questão inicialmente colocada, no objetivo e na metodologia de estudo de múltiplos casos, foram investigadas as experiências de gestão educacional de sete estados brasileiros – São Paulo, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais. Observou-se que as mudanças promovidas por esses estados na gestão educacional tiveram efeitos positivos sobre os indicadores educacionais e para ampliar o conhecimento de cada um deles sobre sua realidade educacional, possibilitando a formulação de políticas educacionais voltadas para atender a demandas e solucionar problemas específicos das suas redes de ensino.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Pernambuco
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Goiás
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Ceará
Referência Temporal
1980 a 1990
Localização Eletrônica
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/31297/31297.PDF