Em meio aos debates sobre a baixa qualidade da educação pública brasileira, em especial no ensino médio, com altos índices de reprovação e evasão, este trabalho teve como objetivo investigar as políticas de gestão implementadas pelos estados brasileiros procurando identificar, por meio da análise dos seus programas, projetos, modelos de gestão e indicadores educacionais, se há relação entre gestão e desempenho na educação pública de nível básico nesses estados. O pano de fundo para o desenvolvimento da tese foi a importância que vem sendo conferida à gestão pública para o alcance dos objetivos de qualidade e equidade na educação a partir dos movimentos internacionais de reforma educacional das décadas de 1980/90, que influenciaram os textos legais e promoveram mudanças na forma de se pensar a educação pública no Brasil. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura sobre os movimentos de reforma da gestão pública no Brasil e no mundo, o modelo de gestão por resultados resultante, as experiências internacionais de reforma educacional e os princípios e premissas das mudanças promovidas no sistema educacional brasileiro. Baseadas na questão inicialmente colocada, no objetivo e na metodologia de estudo de múltiplos casos, foram investigadas as experiências de gestão educacional de sete estados brasileiros – São Paulo, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais. Observou-se que as mudanças promovidas por esses estados na gestão educacional tiveram efeitos positivos sobre os indicadores educacionais e para ampliar o conhecimento de cada um deles sobre sua realidade educacional, possibilitando a formulação de políticas educacionais voltadas para atender a demandas e solucionar problemas específicos das suas redes de ensino.
Os efeitos da gestão para resultados na educação: uma análise das políticas públicas educacionais de sete estados brasileiros
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi
Sexo
Mulher
Orientador
Araujo, Maria Celina Soares D
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Rio de Janeiro
Programa
Ciências Sociais
Instituição
PUC-RIO
Idioma
Português
Palavras chave
Gestão Pública Educacional
Educação e Gestão no Brasil
Políticas Públicas
Gestão e resultados
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Minas Gerais
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Pernambuco
Macrorregião
Centro-Oeste
Brasil
Habilitado
UF
Goiás
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
Rio de Janeiro
Macrorregião
Nordeste
Brasil
Habilitado
UF
Ceará
Referência Temporal
1980 a 1990
Localização Eletrônica
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/31297/31297.PDF