O presente estudo tem como preocupação central mostrar a estratégia de localização dos shopping-centers no estado de São Paulo. Para tanto houve a necessidade de refletir sobre a essência dos shopping-centers, ou seja, identificar as características fundamentais que o determinam como tal. Apesar de úteis, as definições são insuficientes porque não mostram o desenvolvimento do fenômeno, e, sendo assim, dedicamos o segundo e o terceiro capítulos ao estudo desta questão ainda que em diferentes escalas de perspectivas. Mais especificamente, no segundo capítulo, tratamos as condições de surgimento dos Shop Scala do estado de São Paulo, o padrão de localização dos shopping-centers. Os casos estudados nos permitem afirmar, entre outras coisas, que os shopping-centers não se implantam em locais tradicionalmente comerciais, e por isto mesmo significam uma ruptura com o virtual destino do lugar em que se instalam. Em termos mais amplos, o shopping-center e uma expressão da produção monopolista do espaço.
O Templo da Mercadoria: estudo sobre os shopping-centers do Estado de São Paulo
Tipo de material
Tese Doutorado
Autor Principal
Pintaudi, Silvana Maria
Sexo
Mulher
Orientador
Seabra, Manoel Fernando Gonçalves
Ano de Publicação
1989
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Geografia Humana
Instituição
USP
Página Final
156
Idioma
Português
Palavras chave
produção do espaço
terceiro setor
consumo
transformação urbana
monopolização do espaço
Resumo
Autor do Resumo
CAPES
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
N/I
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22102021-225858/en.php