O Teatro na Escola: Relato de Experiência Baseada na Obra de Bertolt Brecht

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Souza, Maria Fátima de
Sexo
Mulher
Ano de Publicação
2005
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, arte e história da cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
prática pedagógica
educação
teatro
arte-educação
Resumo

Esta dissertação analisa uma experiência de oficina teatral desenvolvida pela autora em uma escola pública de São Paulo, utilizando os jogos teatrais com estudantes do ensino médio. O trabalho teve como objetivo estimular a convivência e avaliação de práticas que articulam os jogos e textos narrativos, contribuindo positivamente na cultura de cada um, levando os alunos a estabelecerem relações significativas a partir dessa vivência. O resultado mostrou que o contato com as práticas teatrais levou os alunos a ter interesse pelo fazer teatral, a despertar um olhar contemplativo para a obra teatral e a tomar iniciativas para ir ao teatro periodicamente. Demonstrou também a importância da linguagem teatral para o entendimento maior do oficio de ator. Espera-se contribuir com outros educadores que desejam abordar as contribuições do teatro para a educação, abrindo portas para a produção artística que reflita sobre a importância do teatro e da linguagem teatral como instrumento de crescimento pessoal, assim como o papel do artista e do homem como ser atuante na sociedade. A parte teórica dessa dissertação versa sobre os conceitos e ensinamentos existentes na obra e, especialmente nas peças didáticas de Bertolt Brecht.

Disciplina
Referência Espacial
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2005