O Teatro na Construção da Consciência Ambiental: Uma Experiência de Educação e Arte com Alunos do Ensino Fundamental e Médio, na Temática de Resíduos Sólidos Recicláveis

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Aparecido, José Francisco
Sexo
Homem
Ano de Publicação
2006
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Educação, arte e história da cultura
Instituição
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Idioma
Português
Palavras chave
teatro
jogos teatrais
educação ambiental
resíduos sólidos
Resumo

O ato de dramatizar está potencialmente contido em cada individuo como uma necessidade de compreender e representar a realidade. Exemplo disso são os jogos simbólicos em que a criança procura organizar seu conhecimento do mundo. A dramatização faz parte do desenvolvimento infantil como uma manifestação espontânea; por isso, a arte teatral proporciona não apenas condições para um crescimento pessoal, mas também possibilidades para uma atividade coletiva em que a expressão individual é acolhida, possibilitando a liberação da espontaneidade e criatividade..O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância do teatro na conscientização ambiental de alunos do Instituto Educacional Jaime Kratz uma instituição localizada na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Nesse sentido, utilizou-se o método de pesquisa-ação, que contou com a participação dos alunos do 3º ano do ensino médio, componentes de um Grupo de Teatro da escola, sensibilizados com a questão ambiental e conscientes da necessidade de uma ação transformadora na cultura dos alunos e da própria instituição.  Com a utilização do Teatro de Bonecos, foi possível ao grupo contextualizar os dados obtidos e viabilizá-los junto aos alunos das 1ªs séries do ensino fundamental..A parte teórica da pesquisa, contida nos primeiros capítulos, versa sobre conceitos e esclarecimentos do teatro de bonecos como um instrumento de aprendizado, numa ação interdisciplinar da educação ambiental, com ênfase na reciclagem de resíduos sólidos, arte e processo criativo. Valendo-se de uma orientação metodológica da pesquisa-ação, este trabalho possibilitou produzir informações e conhecimentos mais efetivos para serem aplicados no campo pedagógico. Poderá também contribuir para o esclarecimento de questões ambientais e para a definição de objetivos de ação pedagógica e de transformações mais abrangentes.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2006