Este trabalho visou a compreender significados do consumo de luxo para mulheres da geração X, isto é, nascidas entre 1968-1978 (SCHIFFMAN; KANUK, 1997), moradoras da cidade de São Paulo, com renda mensal familiar acima de R$ 10.982,00 e que consumiram no último ano pelos menos três marcas que elas consideravam de luxo. Como forma de acesso ao empírico, recorremos ao conceito de identidade narrativa (RICOEUR 1976; 1996; 1997 apud KUBLIKWOSKI, 2004). Para que nosso objetivo fosse alcançado, delineamos os significados culturais do consumo e do luxo, e consideramos que o consumo de luxo, herda, exacerba e compartilha os mesmos significados culturais. Neste trajeto, construímos uma articulação da temática com a visão de mundo que adotamos: o paradigma da pós-modernidade. Sensível ao contexto, nossas lentes paradigmáticas nos levaram a conceituar a Sociedade do Consumo, a Cultura do Consumo, bem como os termos pós-modernidade, modernidade, modernismo e pós-modernismo. Nossa visão de mundo nos permitiu considerar os paradigmas Positivista e da Teoria Crítica como produções culturais que se relacionam com os cunhos moralista e hedonista que usualmente são atribuídos à temática. Neste caminhar também abordamos as construções de gênero e sua relação com os significados culturais do consumo e do luxo. Esta pesquisa valeu-se do método qualitativo, mais especificamente de uma análise temática (RATNER, 2001) que utilizou como instrumento entrevistas semi-estruturadas. A análise e interpretação de quatro entrevistas realizadas nos permitiram desenvolver cinco categorias presentes nas narrativas das participantes sobre o luxo relacionado: ao prazer; ao modelo do homo oeconomicus (SLATER, 2002), à singularidade da lógica pós-moderna; às referências do grupo (experiências, convívio e diferenciação) e à cultura como capital.
O consumo de luxo: uma compreensão da experiência de mulheres na pós-modernidade
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Alves, Ana Carolina Caldas
Sexo
Mulher
Orientador
Macedo, Rosa Maria Stefanini de
Ano de Publicação
2007
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Psicologia Clínica
Instituição
PUC/SP
Idioma
Português
Palavras chave
Consumo de luxo
Consumo
Pós-modernidade
Gênero
Resumo
Disciplina
Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Área Temática
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2005-2007
Localização Eletrônica
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15635