A Interação Rodovia Ambiente nas Interfaces Urbano-Rodoviária

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Martins, Nilson Franco
Sexo
Homem
Orientador
Boueri Filho, José Jorge
Ano de Publicação
1998
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Arquitetura e Urbanismo
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Transporte
Infraestrutura
Desenvolvimento econômico
Ocupação do solo
Resumo

A rodovia é uma infra-estrutura indutora do desenvolvimento econômico, sendo, também, indutora de modificações ambientais significativas ao longo do seu corredor de influência, principalmente quando inserida em áreas ambientais sensíveis e áreas urbanas densamente povoadas (como as regiões metropolitanas e as conurbações). O processo de desenvolvimento econômico descentralizado, sem um programa de estruturação racional da ocupação e organização do espaço físico resulta numa dinâmica de ocupação do solo, implementada espontânea e desordenadamente, ao longo dos corredores físicos de rodovias inseridas em áreas metropolitanas ou conurbações, sendo necessária identificação dos principais impactos sobre o meio ambiente urbano paranse propor soluções capazes de eliminar ou mitigar os efeitos danosos tanto para a qualidade de vida e a segurança das populações afetadas, como para a operação das rodovias. Neste caso, à partir do conhecimento da interação rodovia-ambiente nas interfaces urbano-rodoviárias, através da abordagem de aspectos relativos à Dimensão Ambiental e as Obras Rodoviárias e de considerações sobre Sistemas Viários Básicos no Desenvolvimento das Áreas Metropolitanas, se propõe um tratamento técnico-especializado, que se traduz num Modelo de Tecnologia Viária para implementar o processo de reorganização da dinâmica de ocupação do solo, promovendo a integração física e ambiental e a adequação funcional da rodovia à realidade regional (cenário espontâneo) para uma nova realidade regional (cenário desejável). Como estudo de caso é analisada a implantação deste modelo em interfaces urbano-rodoviárias da Via Dutra, no Estado de São Paulo, sendo apresentadas as conclusões decorrentes da implementação das diretrizes e recomendações propostas e das avaliações procedidas.

Método e Técnica de Pesquisa
Qualitativo
Referência Espacial
Logradouro
Rodovia Presidente Dutra
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1993-1998