Humor e Violência: uma abordagem antropológica do circo-teatro na periferia de São Paulo

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Neves, Jaqueline de Camargo
Sexo
Mulher
Orientador
Arantes Neto, Antonio Augusto
Ano de Publicação
1989
Local da Publicação
Campinas
Programa
Antropologia Social
Instituição
UNICAMP
Página Inicial
1
Página Final
118
Descrição Adicional
Resumo: O circo-teatro abriga diversas funções: desde a de ser um canal para os cantores que fazem circuito dos espaços culturais das periferias das cidades, até de palco de um teatro despido de quaisquer recursos e técnicas de realismo. A partir de observações sistemáticas dos espetáculos em relação aos textos escritos, de diversas representações do mesmo texto, e de narrações de indivíduos do público e dos artistas, inclusive os mais velhos e já aposentados, constatou-se uma transformação na utilização do elemento cômico: além de suas características fixas na representação, cuja função é fazer rir (seja numa peça propriamente cômica, seja numa de caráter dramático), ocorre uma amplificação do espaço do riso nos espetáculos. Com base na análise dos momentos de riso nos espetáculos, quando estes são investidos de toda uma dimensão ritual através da negociação entre o riso e a ordem, foi possível configurar uma certa visão de mundo que passa a ser representada e simultaneamente construída, num espaço institucional específico, aqui denominado de "espaço da lona". Articulando a representação no palco e na vida cotidiana foi possível responder a algumas das questões levantadas: Qual a função desse riso? O que ele veicula em termos de poder? Do que se ri precisamente?
Idioma
Português
Palavras chave
lazer
práticas coletivas
riso
Resumo
Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
1995-1998
Localização Eletrônica
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28946