Este trabalho explora o recente estabelecimento de uma "cena hipster" no bairro da Vila Buarque, na região central de São Paulo. Tal fenômeno, que aqui denomino "hipsterização", é caracterizado por uma crescente atração - tanto para moradia como para lazer e consumo - de jovens adultos urbanos de camadas médias superiores genericamente classificadas como hipsters. O termo se refere a pessoas ligadas a atividades profissionais tidas como "criativas" (tais como comunicação, tecnologia, inovação e artes), majoritariamente alinhadas a um espectro político mais progressista, e que encontram na região central uma infraestrutura, diversidade sociocultural e redes de lazer e sociabilidade que não apenas são importantes para a plena realização de seus estilos de vida, como também não podem ser encontradas em outros bairros da cidade. A pesquisa tem como ponto de partida uma série de novos negócios (tais como restaurantes, bares, livrarias, cafés, lojas de decoração, moda e design) abertos nos últimos anos no bairro e que são voltados (e foram criados por) pessoas potencialmente classificáveis como hipsters, e que oferecem produtos e ambientes que prometem o alto nível de sofisticação e especialidade buscado por este perfil, que busca produzir formas de distinção por meio da evitação do consumo de massa. Por meio de uma ampla revisão bibliográfica e a partir de modalidades de observação participante, é apresentado um histórico do bairro e dos recentes acontecimentos que têm promovido uma ressignificação da região central da cidade para esse público, são discutidas as acusações de que a "hipsterização" esteja vinculada a processos de segregação urbana e gentrification. Além disso, é apresentada uma discussão sobre os significados implícitos associados à categoria hipster - que, ao mesmo tempo em que são vistos como mediadores cosmopolitas com alta sensibilidade a tendências globais de comportamento e consumo, também são acusados de serem elitistas e "gentrificadores". Por fim, também é desenvolvida uma análise sobre as relações entre hipsters, a abertura de novos estabelecimentos comerciais, e a vinculação dos responsáveis por esses novos negócios e o mercado de trabalho.
"Hipsterização" no centro de São Paulo: consumo, trabalho e produção da cidade
Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Alcantara, Mauricio Fernandes de
Sexo
Homem
Orientador
Frugoli Junior, Heitor
Código de Publicação (DOI)
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-09122019-180746
Ano de Publicação
2019
Local da Publicação
São Paulo
Programa
Antropologia Social
Instituição
USP
Idioma
Português
Palavras chave
Cidade
Consumo
Trabalho
Hipsters
Vila Buarque
Resumo
Disciplina
Área Temática
Referência Espacial
Região
Central
Zona
Centro
Cidade/Município
São Paulo
Bairro/Distrito
Vila Buarque
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
2017-2019
Localização Eletrônica
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-09122019-180746/pt-br.php