Existência e resistência: o teatro militante paulistano

Tipo de material
Dissertação Mestrado
Autor Principal
Aoki, Thiago Barbosa
Sexo
Homem
Orientador
Netto, Michel Nicolau
Ano de Publicação
2017
Local da Publicação
Campinas
Programa
Sociologia
Instituição
UNICAMP
Idioma
Português
Palavras chave
Teatro Militante de São Paulo (grupos teatrais Engenho teatral, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Buraco d’Oráculo e Brava Companhia)
Teatro de grupo
Arte na periferia
Teatro periférico
Arte engajada
Resumo

O projeto investiga o florescimento do teatro militante e as novas configurações do artista engajado na Cidade de São Paulo nas duas últimas décadas, tendo como referência a atuação e organização dos grupos teatrais Engenho teatral, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Buraco d’Oráculo e Brava Companhia. Deste modo, essas companhias e seus integrantes são entendidos como agentes que compartilham de determinados discursos e opções políticas que os colocam como parte de uma série de grupos teatrais militantes que estão em posições semelhantes na cena teatral brasileira, aliando a dramaturgia contestadora ao questionamento acerca do modo pelo qual a produção teatral está estruturada. O desafio do projeto, portanto, é compreender como as condições estruturais (objetivas e simbólicas) desse contexto de produção, por um lado, e a organização, posicionamento e discurso político das companhias, por outro, se articulam de maneira a criar um contexto de possibilidade de existência e difusão dessas companhias, bem como esboçar os traços desse artista engajado.

Disciplina
Referência Espacial
Cidade/Município
São Paulo
Macrorregião
Sudeste
Brasil
Habilitado
UF
São Paulo
Referência Temporal
Anos 2000
Localização Eletrônica
https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=496501